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Título: Análise dos conhecimentos prévios do conteúdo de citologia pelos estudantes do 1º ano do ensino médio à luz da teoria da aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): Analysis of previous knowledge of Cytology of high school freshmen based on meaningful learning theory
Autor(es): Maia, Sheila Fernades Tavares
Silva, Silvio José Reis da
Magalhães, Arthur Philipe Cândido de
Chaves, Rosana Cléia Carvalho
Rizzatti, Ivanise Maria
Palavras-chave: Citologia;Ensino de Ciências;Aprendizagem Significativa
Data do documento: 11-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Editora Papilus, 2011. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva / David P. Ausubel. Lisboa: Paralelo Editora, 2003. ALVES, R. J. L. O lúdico no ensino de citologia e sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades. Trabalho de conclusão de curso em licenciatura em ciências biológicas–Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/1759>. Acesso em: 15 mar. 2016. BAPTISTA, G. C. S. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências: um estudo de caso. Trabalho apresentado no VI Encontro nacional de pesquisa em educação a distancia. VI ENPEC. Florianópolis, 8 de novembro de 2009. BROCKELMANN, R. H. Conexões com a biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2013. DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 161 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.153-161 | Número especial | 2016 GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008 MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. ______, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino / Marco Antônio Moreira – São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011. NOVAK, J.; GOWIN, D. E.; BOB, D. Aprender a aprender / Joseph D Novak e Bob Gowin. Tradução Carla Valadares - Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999 PAIS, C. L. Educação escolar e as tecnologias da informática. 3º.reimp.Belo Horizonte: Autentica,2010. ROSSETTO E. S. Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior Revista Iluminart do IFSP, v.1, n.4, Sertãozinho – Abril de 2010. Disponível em: <file:///C:/Users/joao/Downloads/77-592-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 mar.2016. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9 ed. Rev. Atual. e ampli. São Paulo: Erica,2012. VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de software na educação. In: J. A. VALENTE. O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: proinfo, 2002.
Resumo: Este trabalho descreve a análise do diagnóstico dos conhecimentos prévios de 15 estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola no município de Boa Vista-RR sobre o conteúdo citologia. Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - PPGEC/UERR e se baseia na construção de um software educativo, voltado para o ensino de citologia. A investigação tem como objetivo avaliar a contribuição do software educativo denominado Céllula na aquisição de novos conceitos de citologia. Para obtenção de dados aplicou-se uma prova diagnóstica contendo sete questões dissertativas, abordando conceitos mais gerais do conteúdo. O resultado desta prova diagnóstica serviu de base para construção do software Céllula. O diagnóstico revela que a maioria dos estudantes possuem conhecimentos bem elementares sobre a célula animal, ou seja, não apresentaram subsunçores esperados. O resultado foi primordial para que o software educativo fosse elaborado levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Palavras-Chave: Citologia. Ensino de Ciências. Aprendizagem Significativa.
Abstract: This work describes the diagnostic analysis of previous knowledge of 15 high school freshmen about Cytology at a city school in the municipality of Boa Vista/RR. This research is being carried out in the Graduate Program in Science teaching at State University of Roraima – PPGEC/UERR; based on the development of educational software focused on Cytology teaching. The objective of this research is to assess the contribution of educational software called „Céllulla‟ about the acquisition of new concepts of Cytology. Data collection was through a diagnostic test containing seven essay questions addressing more general concepts of the subject. The results of this diagnostic test were used as the basis for the developing the „Céllula‟ software. The diagnostic reveals that most of the students have very elementary knowledge about the animal cell, or in other words, did not present the expected results. The result was fundamental for developing the educational software considering previous knowledge of the students. Keywords: Cytology. Science teaching. Meaningful Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2826
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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