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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Bruna Talita de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Luís Carlos Lemos da-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-15T19:38:12Z-
dc.date.issued2016-06-12-
dc.identifier.citationBELTRAMINI, K. R. Entenda a sala de aula invertida (A inversão da sala de aula ressignifica papéis e o processo ensino-aprendizagem). Blog.qmagico, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://blog.qmagico.com.br/educacao/a-inversao-da-sala-de-aula-ressignifica-papeis-e-o-processo-ensino-aprendizagem/pdf>. Acesso em: 22 jun.2016. BERGMANN, S. Sala de Aula Invertida. Uma metodologia Ativa de Aprendizagem. São Paulo: Editora LTC, 2016. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 2006. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 152 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.145-152 | Número especial | 2016 CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2009. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 59 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5 ed. Porto alegre: Artmed, 2009. RAMAL, A. Sala de aula invertida (Educação do futuro). G1. globo, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/sala-de-aula-invertida-educacao-do-futuro.html>. Acesso em: 05 jul.2016. RIVERO, C. M. L.; GALLO, S. (Orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru: Edusc, 2004, p. 21-54. SACCOL, A.; CAMAROTTO, F. A adoção de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS) e as competências de profissionais de vendas: dois estudos de caso na indústria farmacêutica de Goiás. Universitas Gestão e TI, v.3, n.1, p. 11-25, jan./jun. 2013. SASAKI, K. Sala de aula invertida (Método de ensino + tecnologia). Atarde, Curitiba, 2014. Disponível em: <http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/1640034-sala-de-aula-invertida-metodo-de-ensino--tecnologia-premium/html>. Acesso em: 18 jun.2016. UNESCO. Diretrizes de politicas para a aprendizagem móvel. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/##. VXoYzvlViko>. Acesso em: 11 mar.2016. VALENTE, J. A. A crescente demanda por trabalhadores mais bem qualificados: a capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. In: VALENTE, J. A.; MAZZONE, J.; BARANAUSKAS, M. C. C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007. VEIGA, M. L. Formar para um conhecimento emancipatório pela via da educação em ciências. Revista Portuguesa de Formação de Professores. 2, 49-62, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2822-
dc.description.abstractThis work arose from an exploratory research, currently in the preliminary phase, by mean of a qualitative approach and bibliographic review technique, aiming to discuss the concept of inverted classroom and its applicability in Sciences teaching. This article is based on authors like Bergmann (2016), Beltramini (2015), Valente (2007), Ramal (2016), Sasaki (2014), Freire (2015), Pozo & Crespo (2009), Veiga (2002), among others. In inverted classroom the students learn about basic contents before class, using videos, texts, audio files, games, and other resources. Thus, we are experiencing a great revolution in education and consequently in teaching, the discussions show that the inverted classroom provides a meaningful learning environment, which is not limited to copies and memorization of content taught by the teacher, but rather in more attractive, dynamic and participative classes, as well asz critical and reflective. Keywords: Inverted classroom, Science teaching, Pedagogical resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos Pedagógicospt_BR
dc.titleA sala de aula invertida do discurso à ação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeInverted classroom: from discourse to action in science teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-15T19:38:12Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage152pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage145pt_BR
dc.description.resumoEste artigo surgiu de uma pesquisa exploratória, que se encontra em fase preliminar, usando a abordagem qualitativa e a técnica de revisão bibliográfica, com objetivo de debater o conceito de sala de aula invertida e sua aplicabilidade no ensino de Ciências. Na construção desse artigo, serviram de fundamentação teórica os autores Bergmann (2016), Beltramini (2015), Valente (2007), Ramal (2016), Sasaki (2014), Freire (2015), Pozo e Crespo (2009), Veiga (2002), dentre outros. Na sala de aula investida o aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, com vídeos, textos, arquivos de áudio, games e outros recursos. Desse modo, por estamos vivendo uma grande revolução na educação e consequentemente no ensino, as discussões mostram que a sala de aula invertida proporciona um ambiente de aprendizagem significativa, que não se resumem em cópias e memorização de conteúdos repassados pelo professor, mas sim em aulas mais atraentes, dinâmicas e participativas, além de críticas e reflexivas. Palavras-Chave: Sala de aula invertida, Ensino de ciências, Recursos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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