Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2821
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Rosinalva Olcione Marques | - |
dc.contributor.author | Santos, Silvia Lima dos | - |
dc.date.available | 2020-07-09 | - |
dc.date.available | 2020-07-15T13:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-12 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Ester Figueiredo; Práticas Ambientais na Escola: Uma experiência Fundamentada na Pedagogia de Projetos e na Agenda 21. 22 ed. Global; Manaus: Valer, 2015. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001. CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Teoria e Pratica em Ciências na Escola: O ensino-aprendizagem como investigação. Volume único, livro do professor. São Paulo: FTD, 2009. CARNEIRO, T. R.; SANTOS, D. R. O. Educação Ambiental: Consciência Ambiental em relação as práticas de queimadas urbanas. SaBios: Rev. Saúde e Biol., v.9, n.1, p.61-72, jan. /abr. 2014. CHASSOT, A. Alfabetização Cientifica: Uma possibilidade para a inclusão Social. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, n.22, 2003. DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 8 ed. Campinas, SP: Autores associados (Coleção contemporânea), 2007. DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2004. GAJARDO, M. Pesquisa participante na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1986. OLIVEIRA, J. Rogers: Educação Centrada no Estudante. 2013. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4256366>. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente: Código Ambiental do Município de Manaus-Lei nº605/24-07-2001. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-7505 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2821 | - |
dc.description.abstract | The lack of rain, dry vegetation, intense Amazon summer and using intentional fire to land clean like cultural practice contributed to the increase the incidence of fire in the city of Manaus-AM, from August to October, 2015. This work aims to raise awareness of the local problem, as well as to introduce this problem into classroom, with a participatory approach and carried out with an 8th Elementary school class, belonging to a city school from the Municipal Education Department. Data collection was done initially through questionnaires in order to assess the previous knowledge of the students, individual and group research, and construction of parodies. The problematization on the subject provided the interaction of the science concepts to local experience through school research; in addition to foster a meaningful view about health and environmental issues. Keywords: Intentional fires, Environmental education, Science teaching | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Amazônica de Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Queimadas Urbanas | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental e as queimadas urbanas no contexto escolar de Manaus-AM | pt_BR |
dc.title.alternative | The Environmental Education and intentional fires theme in school context of Manaus - AM | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T13:22:09Z | - |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.epage | 49 | pt_BR |
dc.citation.issue | 20 | pt_BR |
dc.citation.spage | 41 | pt_BR |
dc.description.resumo | A falta de chuva, a vegetação seca, o intenso verão amazônico e a prática cultural da queima como ato de limpeza no terreno, contribuíram para o aumento de queimadas dentro da área urbana na cidade de Manaus-AM nos meses de agosto a outubro de 2015. Visando promover a sensibilização através dessa problemática local e relacioná-la ao ensino de ciências ministrado em sala de aula, este trabalho abordou a pesquisa do tipo participante e desenvolve-se em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação. Para a obtenção dos dados aplicou-se inicialmente questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, pesquisa investigativa, individual e em grupo, e a construção de paródias. A problematização da temática proporcionou a interação dos conceitos de ciências a vivência local através da pesquisa escolar, além de fomentar um olhar significativo as questões voltadas a saúde e ao meio ambiente. Palavras-chave: Queimadas Urbanas, Educação Ambiental, Ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Revista Areté - Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação ambiental e as queimadas urbanas no contexto escolar de Manaus-AM.pdf | 333,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons