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Título: O ensino da extensão rural agroecológica na perspectiva dialógica-participativa
Título(s) alternativo(s): The teaching of rural agroecological extension in the dialogical-participatory perspective
Autor(es): Costa, Francimara Souza da
Nogueira, Ana Cláudia Fernandes
Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
Palavras-chave: Metodologias Participativas;Agroecologia;Extensão Rural
Data do documento: 12-Jul-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: 3 Resumo: A PNATER incentivou novas abordagens e metodologias para formação dos agricultores e agentes de ATER, sendo agora estimulados a exercer o papel de facilitadores do desenvolvimento a partir de princípios da agroecologia. Entretanto, persiste uma atuação não problematizadora e tecnicista, ocasionada pela permanência de um ensino da extensão rural baseado na difusão de inovações. Este artigo apresenta uma reflexão sobre as práticas de ensino desenvolvidas no ensino de extensão rural do Amazonas e aponta limitações observadas na formação dos estudantes e profissionais que atuam no campo. A metodologia utilizada foi a observação participante durante a realização de um curso de formação que refletiu sobre a agroecologia e a extensão rural no Estado. Os resultados demonstraram que os participantes possuíam conhecimento sobre agroecologia, porém, a ideia estava estritamente relacionada ao manejo dos cultivos. Apresentaram também limitações para o uso das metodologias participativas e na integração dos conhecimentos a partir da visão interdisciplinar. Palavras-chave: Metodologias participativas. Agroecologia. Extensão rura
Abstract: rural Abstract: The PNATER encouraged new approaches and methodologies for the training of ATER (Technical Assistance and Rural Extension Network) small farmholders and agents, and being now encouraged to play the role of development facilitators from agroecology principles. However, a non-problematic and technological performance persists, due to the permanence of a rural extension education based on the diffusion of innovations. This paper presents a reflection on the teaching practices developed in rural extension teaching in the Amazon and on the limitations observed in the training of students and professionals working in the field. The methodology used for participatory observation during the training course on reflection in agroecology and rural development in the State. The results showed that the researchers have knowledge about agroecology, but an idea was strictly related to the crop management. They also presented limitations on the use of participatory methodologies and the integration of knowledge from an interdisciplinary perspective. Keywords: Participatory methodologies. Agroecology. Rural extension
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2817
ISSN: 1984-7505
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