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Título: Educação ambiental e política pública em Parintins - AM
Título(s) alternativo(s): Educação ambiental e política pública em Parintins - AM
Autor(es): Diógenes, Antônia Mara Raposo
Weil, Andreza Gomes
Scherer, Elenise Faria
Palavras-chave: Educação Ambiental;Política Pública;Sustentabilidade
Data do documento: 2-Mar-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AMAZONAS. Decreto nº 25.043, de 01 de junho de 2005. Institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas e dá outras providências. Diário Oficial do estado do Amazonas, 02 de junho de 2005, p. 3. Manaus-AM, 2005. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1993. BRANCO, A. Educação para o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1069&class=02> Acesso em: 16/08/2015. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 1988. ______. MMA (1999) Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: MMA/SBF, 1999. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 171 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.165-172 | Número especial | 2017 CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P.P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2007. __________. Pedagogia do oprimido. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2002. FURTADO, J. D. Os caminhos da educação ambiental nos espaços formais de ensino-aprendizagem: qual o papel da política nacional de educação ambiental? Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental PPGEA/FURG-RS. v. 22, janeiro a julho de 2009. HIGUCHI, M. I. G.; AZEVEDO, G. C. (Orgs.). Ecoethos da Amazônia: Problemáticas socioambientais para um pensar e agir responsável. Manaus: Editora do INPA, 2014. HIGUCHI, M. I. G.; HIGUCHI, N. A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental. 2. ed. rev. e ampl. --- Manaus: [s.n.], 2012. HIGUCHI, M. I. G.; AZEVEDO, G. C. Educação como processo na construção da cidadania ambiental. Revista brasileira de educação ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações Estatísticas. Disponível em: <www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 23/08/2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar 2015. Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/matriculas-emeducacao- integral-apresentam-crescimento-de-41-2>. Acesso em: 5/02/2016. LORENZETTI, L. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. Tese de doutorado do PPG em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Orientador: Prof. Dr. Demétrio Delizoicov, Florianópolis- SC, 2008. LOUREIRO, C. F. B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista brasileira de educação ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental. – n.0 (nov.2004), 2004a. ______. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2006. LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P.P. (Coord). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004b. LOUREIRO, C. F. B. et al. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cad. CEDES, v.29, n.77, Campinas jan./abr. 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 172 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.165-172 | Número especial | 2017 LUCA, A. Q. Uma análise de discurso da política pública federal de educação ambiental. Tese de doutorado em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http:// www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-04112013-104411/>. Acesso em: 03/09/2015. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 6 ed., 7 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006. REIGOTA M. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v.2, n.1, pp. 33-66, 2007. ______. O que é educação ambiental? Tatuapé: Brasiliense, 1994. SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005. TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: Carlos Frederico Bernardo Loureiro. (Org.). A questão ambiental no pensamento crítico. Rio de Janeiro: Quartet, v.1, 2007, p. 177-222.
Resumo: artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, o qual realizou em 2015 o mapeamento das instituições de ensino em Parintins-AM que registram em seus documentos oficiais, o trabalho com Educação Ambiental (EA). Tivemos por objetivo analisar como vem sendo desenvolvida a EA formal no município. O material constituído com a pesquisa contribui com o debate sobre a EA formal desenvolvida no âmbito do município, bem como serve de subsídio para fomentação e, (re)formulação das políticas públicas em EA. Procedemos o estudo documental da Política Pública Municipal de EA em relação as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e, realizamos o mapeamento das instituições formais de ensino que trabalham com EA. Há ações de EA em dez escolas no município de Parintins, sendo quatro escolas da rede estadual – anos iniciais e, seis escolas da rede municipal. Os resultados apontam para necessidade de ações educativas em EA voltadas a todas as instituições educacionais do município e, para uma reflexão sobre o currículo, formação docente e, política de EA que trabalhe no enfrentamento dos problemas socioambientais existentes na cidade. Palavras-chave: Educação ambiental. Política pública. Sustentabilidade
Abstract: The article is the result of a qualitative exploratory research, which carried out in 2015 the mapping of educational institutions in Parintins-AM that record in their official documents like the Environmental Education (EE) works. We aimed to analyze how formal EE has been developed in the municipality. The research material contributes to the debate on formal EE developed within the municipality, as well as serves as a subsidy for fomentation and reformulation of public policies in EE. We conducted the documentary study of the EE Municipal Public Policy in relation to the guidelines of the National Policy of Environmental Education (NPEE), and mapped the formal educational institutions work with EE. There were actions of EE in ten schools in the municipality of Parintins, with four schools in the state network – kindgarden schools and six schools in the municipal network. The results point to the needing for educational actions in AE aimed at all the educational institutions of the city and, for a reflection on the curriculum, teacher training and, an EE policy that works in facing the socio-environmental problems existing in the city. Keywords: Environmental education. Public policy. Sustainability
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2815
ISSN: 1984-7505
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