DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWeil, Andreza Gomes-
dc.contributor.authorDiógenes, Antônia Mara Raposo-
dc.contributor.authorSchweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-15T12:52:44Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.citationALVES, G. Trabalho e Subjetividade: o espirito do toyotismo na era do capitalismo manipulatporio. São Paulo: Boitempo, 2011. _______________. Dimensões da precarização do trabalho: ensaios de sociologia do trabalho. Bauru: Canal 6, 2013. (Projeto Editorial Práxis) ALVES, G.; SANTOS, J. B. F. S. Métodos e técnicas de pesquisa sobre o Mundo do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2014. (Projeto Editorial Práxis) ANTUNES, R. Os sentidos do Trabalho: ensaios sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. Educação Básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n.82, p.93-130, abril 2003. GONSALVES, E. P. Iniciação à Pesquisa Cientifica. São Paulo: Alínea, 2001. MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, vol 25, n.89, p.1127-1144, Set/Dez.2004. PIOLLI, E. Sofrimento e reconhecimento: o papel do trabalho na constituição da identidade. Revista USP, São Paulo, n.88, p.172-182, dezembro/fevereiro, 2010- 2011. VENCO, S.; ROGOLON, W. Trabalho Docente e Precariedade: contornos recentes da política educacional paulista. Comunicações. Piracicaba, ano 21, n.2, p.41-52, juldez 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2814-
dc.description.abstractThe changes took place in the context of neoliberal adjustment interfere in public spaces and consequently in educational policies. Along with this process, a new social morphology of work emerges, characterized by mutations in productive rationality and that have an impact on teaching activities. This article aims to analyze the aspects that precarious the objective and subjective conditions of the work of the teachers of Basic Education in the city of Parintins. To do this, a survey was carried out using forms with open and closed questions that were applied to 25 teachers who work in the public network of the municipality. The main factors that stand out and which express the precariousness were: instability in work, devaluation and delay in wages, overload, and lack of resources for the development of activities. In addition, teachers reported that these situations have directly impacted their physical and mental health. Thus, the absence of the public power on the situations of precarization that permeate the daily life of the teachers is verified. Keywords: Teaching work. Precarization. Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDimensões da precarização do trabalho docente em Parintins-AMpt_BR
dc.title.alternativeThe dimensions of the precarization of the teaching work in Parintins-AMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-15T12:52:44Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage207pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage199pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças ocorridas no contexto do ajuste neoliberal interferem nos espaços públicos, e consequentemente, nas políticas educacionais. Aliado a este processo surge uma nova morfologia social do trabalho, caracterizada pelas mutações na racionalidade produtiva e que tem impacto sobre as atividades docentes. Este artigo tem por objetivo analisar os aspectos que precarizam as condições objetivas e subjetivas do trabalho dos docentes da Educação Básica do município de Parintins. Para tal, foi realizada uma pesquisa por meio de formulários com perguntas abertas e fechadas que foram aplicados junto a 25 docentes que atuam na rede pública do município. Os principais fatores em destaque que expressam a precarização foram: a instabilidade e sobrecarga de trabalho, desvalorização salarial e ausência de recursos para o desenvolvimento das atividades. Além disso, os docentes relataram que estas situações têm impactado diretamente em sua saúde física e mental. Desta forma, constata-se a ausência do poder público sobre as situações de precarização que permeiam o cotidiano dos professores. Palavras-Chave: Trabalho docente. Precarização. Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dimensões da precarização do trabalho docente em Parintins-AM.pdf377,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons