DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.authorLima, Vilma Terezinha de Araújo-
dc.contributor.authorTrindade, Daniela Sulamita Almeida da-
dc.contributor.authorOliveira, Alana Pires de-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-13T21:56:23Z-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.identifier.citationAMAZONAS, Plano Estadual de Educação do Amazonas. Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), Manaus, 2015. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2 ed. Trad. BAIRÃO, Reynaldo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. BRASIL. INEP. Portal Ideb. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb>. Acesso em: 20 ago. 2016. CASSASIUS, J. Modernidade educativa e modernização educacional. In: Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, SP: Cortez, n. 87, nov. 1993. CASTRO, M.H.G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fundação Seade, v.23, n.1, p. 5-18, jan. /jun. 2009. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>; <www.scielo.br>. Acesso em: 20 ago. 2016. COSTA ALMEIDA, L.; DALBEN, A.; DE FREITAS, L. C. O IDEB: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade 2013, 34 (outubro-dezembro): Acesso em 22 de agosto de 2016. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87330049008> ISSN 0101-7330. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. FREITAS, L.C. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Caderno de Pesquisa, v.43, n.148, 2013. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. Cortez: São Paulo, 2012, 10 ed. 543 p. LIMA, V. T. A. Política educacional em Manaus: iniciativas para melhorias do Ideb. In: Anais Conedu, Natal, RN, 2016. LUZZI, D. Educação e Meio Ambiente: uma relação intrínseca. Coord. PHILIPPE JUNIOR, A. Barueri, SP: Manole, 2012. Série Sustentabilidade. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 229 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.216-229 | Número especial | 2017 MACHADO, C. Avaliar as escolas estaduais de São Paulo para quê? Uma análise do uso dos resultados do Saresp 2000. Curitiba: CRV, 2010. MARQUES, R. BNCC, Geografia e docentes da Geografia. Disponível em: <http://agb-rio.webnode.com.br/news/bncc-geografia-e-docentes-de-geografia/> Acesso em: 10 ago. 2016. MINAYO, M. C. O Desafio do Conhecimento: pesquisa Qualitativa em Saúde. 3 ed., Hucitec-Abrasco, SP-RJ, 1994. RAVICH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e os modelos de mercado ameaçam a educação. Tradução: Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011. SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. 259 p. SOARES, J. F. IDEB na Lei? Simon’s site, 13 jul. 2011. Disponível em: <http://www.schwartman.org.br/sitesimon/?p=2352&lang=pt-br>. Acesso em: jun. 2013. SOUZA, S. B. A trajetória do IDESP e a responsabilização dos docentes: análise do bônus por resultado. Campinas: Faculdade de Educação, 2014. VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Gestão educacional e resultados no Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearenses. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v.22, n.50, p. 419-434, set./dez. 2011. WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2811-
dc.description.abstractThis research had the objective of examining the official data on education in the city of Manaus, confronting them with the factual reality in the school environment, using bibliographical and documentary research. In the quest for improvements in the living conditions of populations, driven sometimes by the demands of international organizations such as the United Nations and the World Bank, education is a factor and condition for development. In Brazil, the Basic Education Development Index (IDEB), which measures progress in primary and secondary education, is used to compose the data of the Human Development Index. In Manaus, the IDEB motivates proving statistics of income and positions in classificatory tables in education as an objective to be achieved, leaving in the background the improvement of the teaching and learning process. In this sense, the IDEB does not express the school reality and does not reflect, in its outline, the reality of learning. Keywords: Education. IDEB. Manaus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.titleAvaliação educacional em Manaus-AM o IDEB em questãopt_BR
dc.title.alternativeEducational evaluation in Manaus - AM: the IDEB concernedpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T21:56:23Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage229pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage216pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de perscrutar os dados oficiais sobre a educação do município de Manaus confrontando-os com a realidade fática no ambiente escolar, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Na busca por melhorias de condições de vida das populações, impulsionados, por vezes, pelas exigências de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas e o Banco Mundial, a educação é fator e condição para o desenvolvimento. No Brasil o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que mede os avanços no Ensino Fundamental e Médio, servem para compor os dados do Índice de Desenvolvimento Humano. Em Manaus, o Ideb motiva estatísticas comprobatórias do rendimento e posições em tabelas classificatórias na educação como objetivo a ser alcançado, deixado em segundo plano a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o Ideb não expressa a realidade escolar e nem reflete, em seu delineamento, a realidade da aprendizagem. Palavras-chave: Educação. IDEB. Manaus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação educacional em Manaus-AM o IDEB em questão.pdf631,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons