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Título: Alfabetização ecológica com crianças da pré-escola
Título(s) alternativo(s): Ecological literacy with children of pre-school
Autor(es): Alencar, Raimundo Nonato Brilhante de
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Educação Infantil;Preservação;Experiências Sensoriais
Data do documento: 13-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALENCAR, R. N. B; FACHÍN-TERÁN, A. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. Manaus: Editora e gráfica moderna, 2015. AU, W, W. L.; HASTINGS, M. C. Principles of Marine Bioacoustics. Springer Science. New York, NY 10013, USA, 2008. BARBOSA, I.S. et. al. (Orgs.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA edições, 2011. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. BRITO, T. A. Música na educação infantil. 2 ed. São Paulo: Peirópolis, 2003. BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n.5, de 17 de dezembro DE 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Cultrix, São Paulo, 2006. _________. Alfabetização Ecológica - a educação das crianças para um mundo sustentável. Cultrix, São Paulo, 2006. FARIAS, R.S.B.; FACHIN-TERÁN, A. Os sons da natureza motivando o ensino de biologia. SaBios Revista de Saúde e Biologia, v.6, n.3, p.52-58, set./dez., 2011. Disponível em: <http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/892>. Acesso em: 17 fev.2013. FONTERRADA, M. T. O. Música e meio ambiente: Ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. FONSECA JUNIOR, F. M. A incerteza do mundo e você amanhã. (In) REIGOTA, Marcos (Org.). Verde cotidiano: O meio ambiente em discussão. 3 ed. DP et Alii, 2008. FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Coleção e técnicas de educação. 4 ed. Editorial Estampa. Lisboa: Portugal, 1975. FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GONZAGA, L. T. Processo de aprendizagem na educação infantil uma interação entre um espaço formal e não formal. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2011. Dissertação Programa de pós-graduação em educação e ensino de ciências na Amazônia), Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2011. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Uberlândia, v.7, 2008. Disponível em: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 185 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.173-185 | Número especial | 2017 <http://www.seer.ufu.br/index.php/emextensao/article/viewFile/1675/1439>. Acesso em: 14 jun. 2013. KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cadernos de Pesquisa, n.116, p. 41-59, Departamento de Educação da PUC-Rio de Janeiro, 2002. MAFFIOLETTI, L. A. Práticas musicais na educação infantil. Em: CRAIDY, Carmen Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva, Educação Infantil: Pra que te quero? Artmed: Porto Alegre, 2001. MANAUS, Prefeitura de. Proposta Curricular educação infantil, creche/pré-escola, 2016. MIRANDA, A. C. B.; JÓFILI, Z. M. S.; LEÃO, A. M. A. C.; LINS, M. Alfabetização Ecológica e Formação de Conceitos na Educação Infantil por Meio de Atividades Lúdicas. Investigações em Ensino de Ciências, v.5(1): 181-200, 2010. MASSARANI, L. (Coord.). Voo pela Fiocruz: guia de aves do campus. Rio de Janeiro: Museu da vida. Cada de Oswaldo Cruz, 2011. OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: muitos olhares. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010. QUEIROZ, A. G.; QUEIROZ. R. M.; FACHÍN-TERÁN, A. Alfabetização Ecológica e sua relevância na Amazônia. Anais 3º Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia Tabatinga – Amazonas – Brasil, 01 à 03 de julho de 2013 CSTB/UEA. SANTOS, A. S. R.. Importância da vocalização na identificação das aves. Boletim 10 do Centro de Estudos Ornitológicos-CEO. Programa Ambiental a última arca de Nóe. São Paulo, 1994. Disponível em: <http://www.aultimaarcadenoe.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Importancia_da_vocalizacao_na_identificacao_das-aves-ASilveira.pdf>. Acesso em: 24 set.2014. SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHIN-TERÁN, A. O uso da expressão espaços não formais no ensino de ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.6, n.11, p.1-15, jul-dez, 2013. SIGRIST, T. Aves da Amazônia – Birds of Amazonian Brazil. São Paulo: Avis Brasilis, 2008 (Série Guias de Campo Avis Brasilis) 472p. VIELLIARD, J. M. E. O uso da bio-acústica na observação de aves. Anais do II Encontro Nacional de Anilhadores de aves, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 27 a 31 de julho de 1986. Publicado em 1987, p. 98-121. VYGOTSKY, L; S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole...[et al] (Org.). 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ZAGONEL, B. Brincando com música na sala de aula: jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento. São Paulo: Saraiva, 2012.
Resumo: Terán2 Resumo: As crianças que chegam às Instituições de Educação Infantil devem encontrar um conjunto de práticas que busquem articular as experiências e os saberes na infância. A pesquisa teve por objetivo identificar indicadores de Alfabetização Ecológica em crianças da pré-escola utilizando a musicalização e a vocalização de duas espécies de aves – “Arara vermelha” (Ara macao) e “Arara Canindé” (Ara ararauna). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de 48 crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus. Após a inserção de elementos que fizessem parte de uma educação integral e não separada do mundo natural das crianças foram registrados indicadores de Alfabetização Ecológica no reconhecimento da vocalização das Aves (79,2%, N=38), na percepção imagética das Araras Vermelha e Canindé (83%, N=40), apontando detalhes na coloração, habitat e hábitos alimentares das aves. Na aproximação com elementos antes desconhecidos foi possível constatar as contribuições no processo de Alfabetização Ecológica para o aperfeiçoamento da identidade coletiva e individual das crianças por meio das brincadeiras, do imaginário, na edificação de sentidos sobre a natureza e a sociedade. Palavras-chave: Educação infantil. Preservação. Experiências sensoriais.
Abstract: Children that come in at Child Education Institutions should find a set of practices that seek to articulate experiences and knowledge in childhood. The research aimed to identify indicators of Ecological Literacy in pre-school children using music and vocalization of two species of birds - "Red Macaw" (Ara macao) and "Blue-and-yellow Macaw" (Ara ararauna). This is a qualitative research with the participation of 48 children from a Municipal Center for Early Childhood Education in Manaus. After insertion of elements that were part of an integral education and not separated from the natural world of the children, Ecological Literacy indicators were registered in the recognition of the vocalization of Birds (79.2%, N = 38), in the imagery perception of A macao and A. ararauna (83%, N = 40), indicating details on the coloration, habitat and feeding habits of birds. In the approach with previously unknown elements, it was possible to verify the contributions in the process of Ecological Literacy for the improvement of the collective and individual identity of children through play, the imaginary, in the construction of meanings about nature and society. Keywords: Childhood education. Preservation. Sensory experiences
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2808
ISSN: 1984-7505
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