DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2806
Título: A educação ambiental e a participação popular
Título(s) alternativo(s): The environmental education and popular participation
Autor(es): Silva, Caio Henrique Faustino da
Martins, Marcello Phillipe Aguiar
Lapa, Bárbara Castro
Badr, Eid
Palavras-chave: Educação Ambiental;Universidade;Participação Popular
Data do documento: 13-Fev-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidadesocioambiental/ agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em: 10 set. 2016. BADR, E. Curso de Direito Educacional: o ensino superior brasileiro. Curitiba: CRV, 2011. BOAVENTURA, E. M. Um ensaio de sistematização do direito educacional. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília. Ano. 33. n.131 jul./set. 1996. BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2000. BRASIL, Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 10 set. 2016. ______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 12 set. 2016. ______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 12 set. 2016. BURSZTYN, M. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n.10, p.67-76. DALLARI, D. A. Elementos de teoria geral do Estado. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. DINIZ, A. S. Participação popular e sustentabilidade: O caso do projeto agente ambiental comunitário do Amapá. Macapá, 2011. DINIZ, M. A. V. Constituição e hermenêutica constitucional. 2 ed. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. FOUTO, A. R. F. O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Dissertação. (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais Relações Internacionais do Ambiente), 2002. Disponível em: <http://campus.fct.unl.pt/campusverde/W_RIA_ARFF.doc>. Acesso em: 10 set. 2016. HÄBERLE, P. Hermenêutica constitucional: a sociedade aberta dos intérpretes da Constituição: contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2012. HARDIN, G. The tragedy of the commons. Science. Vol. 162, pp. 1243-1248. Disponível em: <https://www.sciencemag.org/site/feature/misc/webfeat/sotp/pdfs/162-3859- 1243.pdf>. Acesso em: 12 set. 2016. LOUREIRO, C. F. B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental. pp. 13 – 20. Num. Zero. Brasilia, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 151 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.143-151 | Número especial | 2017 MEDINA, N. M. A formação dos professores em Educação Ambiental. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC, 2001. MORALES, A. G. M. O processo de formação em educação ambiental no ensino superior: trajetória dos cursos de especialização. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 18(1), 2007. Disponível em <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3554/2118>. Acesso em: 13 set. 2016. SANTOS, J. E.; SATO, M. Universidade e ambientalismo – Encontros não são despedidas. In: SANTOS, J. E.; SATO, M. (Org.). Contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. 3 ed. São Paulo: Rima, 2006. WEIGEL, P. Educação para que ambiente? Desafios teóricos para a educação ambiental na Amazônia. Manaus: INPA, 2009.
Resumo: Os problemas ambientais causados pela ação direta do homem têm produzido efeitos cada vez mais devastadores ao ecossistema. Nesse contexto, ganha destaque a reflexão acerca da educação ambiental promovida pela universidade de forma interdisciplinar, a partir de seu papel fundamental na formação e informação dos riscos ambientais. O objetivo deste artigo foi revisitar o arcabouço jurídico normativo e a Educação Ambiental, relacionando-os com a noção de interpretação constitucional proposta por Peter Härbele, a fim de fomentar a participação ativa da sociedade no que tangem as questões relacionadas ao meio ambiente, tendo a educação ambiental como ponto de partida. A presente investigação se deu a partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como visitas às escolas, diálogos abertos e seminários junto aos alunos e professores da rede pública de ensino. Foi demonstrado, com este trabalho, a importância da educação ambiental promovida pela universidade por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão. O papel da educação foi reiterado como instrumento capaz de fomentar o envolvimento e a participação daqueles para os quais o Estado fora criado, o povo. Palavras-chave: Educação ambiental. Universidade. Participação popular.
Abstract: Environmental problems caused by men direct action have produced increasingly devastating effects on the ecosystem. In this context, attention is drawn to the reflexive environmental education promoted by the University in an interdisciplinary way, based on its fundamental role in the formation and information of environmental risks. The objective of the article was to revise the normative legal framework and the environmental education, relating them to the notion of constitutional interpretation proposed by Peter Härbele, to foment the active participation of society in which they deal with issues related to the environment, based on environmental education as a starting and arrival point. The present investigation was based on a bibliographical and documentary review, as well as visits to schools, open dialogues. It was intended to demonstrate with this work the importance of environmental education promoted by the university through the teaching, research, and extension triad. The role of education is reiterated as an instrument of fostering the involvement of those for whom and from whom the state was created, the people. Keywords: Environmental education. University. Popular participation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2806
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação ambiental e a participação popular.pdf288,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons