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Título: Representações simbólicas nas aulas de ciências naturais em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Symbolic representations in natural Science classes in the Riverside school in the municipality of Parintins-AM
Autor(es): Fonseca, Ana Paula Melo
Terán, Augusto Fachín
Silva, David Xavier da
Morhy, Priscila Eduarda Dessimoni
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Crianças;Desenho;Escola ribeirinha
Data do documento: 24-Mai-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALCÂNTARA, M. I. P.; FACHÍN-TERÁN, A. Elementos da Floresta: recursos didáticos para Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 9 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.01-10 | jan-jun | 2017 o Ensino de Ciências na área rural amazônica. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. CABRAL, C.; FACHÍN-TERÁN, A. A aprendizagem significativa como fundamento epistemológico para o ensino de ciências em espaços não formais na Amazônia. Manaus- Universidade do Estado do Amazonas, 2011. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/artigos-cientificos/>. Acesso em: 23 jan.2017. CARVALHO, N. C. Saberes do cotidiano da criança ribeirinha. Revista Cocar. 8 ed., v.4, n.8, 2010. Disponível em: <http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/issue/view/68/showTo>. Acesso em: 23 dez.2016. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Colaboração: Antônio Fernando Gouvêia da Silva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (coleção Docência em formação/Coordenação: Antônio Joaquim Severino, Sema Garrido Pimenta). ESHACH, H. Science literacy in primary schools and pré-schools. Netherlands: Springer, 2006. GOLDBERG, L. G,; YUNES, M. A. M.; FREITAS, J. V. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo. Maringá, v.10, n.1, p. 97-106, jan./abr. 2005. GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. GONZAGA, L. T.; FACHÍN-TERÁN, A. Espaços não Formais: Contribuições para a Educação Científica em Educação Infantil. Em: FACHÍN-TERÁN, Augusto. SANTOS-SEIFFERT, Saulo Cézar. Novas perspectivas de Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. Manaus: UEA edições, 2013. HENNIG, J. G. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Mercado, 1998. JACAÚNA, C. L. S. O tema água como incentivador na alfabetização ecológica dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência, v.3, n.1, junho, 2001. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio>. Acesso em: 19 out. 2016. MASINI, E. F. S. Enfoque Fenomenológico de Pesquisa em Educação. In: FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. MONTOYA, A. O. D. Psicologia em Estudo, Maringá, v.11, n.1, p. 119-127, jan./abr. 2006. PIZA, A. A. P.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de um espaço não formal para o Ensino de Ciências: Proposta Metodológica para a conservação dos recursos hídricos. In: BARBOSA, Ierecê, FACHÍN-TERÁN, Augusto, GONZAGA, Amarildo Menezes, NASCIMENTO, Maria Roseni A., SANTOS, Saulo Cézar Seiffert. Avanços e desafios em processos de educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA/ Escola Normal Superior/ PPGE-ECA, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 10 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.01-10 | jan-jun | 2017 POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. ROCHA, J. M.; FACHÍN-TERÁN, A.; SILVA. D. X. Alfabetização científica em comunidades do baixo Amazonas, a partir da utilização de espaços não formais Amazônicos. Trabalho apresentado no IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP-10 a 14 de novembro de 2013. SANS, P. T. C. Pedagogia do desenvolvimento infantil. Campinas: Editora Alínea, 2009. SILVA, D. X.; ROCHA, J. M.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação e alfabetização científica em comunidades amazônicas. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. Curitiba, PR: CRV, 2014.
Resumo: As representações simbólicas são formas de expressar criativamente a percepção sobre determinado assunto ou objeto, sendo um instrumento de aporte para o ensino e aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo compreender as representações simbólicas das crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental nas aulas de ciências naturais. A pesquisa foi realizada em uma escola ribeirinha do baixo Amazonas no município de Parintins-AM. Os estudantes esboçaram sua participação nas aulas de ciências naturais antes e depois da construção de uma estante para albergar material biológico chamado de “Museu de Quelônios”. A pesquisa é de natureza qualitativa, com método fenomenológico. Para a coleta de dados, utilizou-se às técnicas de observação participante e atividades de desenhos. A percepção das crianças apresentada nos desenhos é clara, de tal maneira que na visão representativa das mesmas houve melhorias no ensino de ciências. Palavras chave: Ensino de ciências. Crianças. Desenho. Escola ribeirinha.
Abstract: Symbolic representations are ways of creatively expressing the perception about a given subject or object, being an instrument of contribution to teaching and learning. The objective of this work was to understand the symbolic representations of the children of the 4th and 5th year of elementary school in the natural science classes. The research was carried out in the riverside school of the lower Amazonas, in the municipality of Parintins-AM. The students outlined their participation in the natural science classes before and after the construction of a shelf to house biological material called "Chelonian Museum". The research is qualitative in nature, with a phenomenological method. Participant observation techniques and drawing activities were used to collect data. The perception of the children presented in the drawings is clear, so that in their representative view there were improvements in the teaching of the sciences. Keywords: Science teaching. Children. Drawing. Riverside school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2801
ISSN: 1984-7505
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