DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2800
Título: Reflexões do programa de pós-graduação em educação e ensino de ciências na Amazônia a partir de um processo de triangulação
Título(s) alternativo(s): Reflections on the postgraduate program in education and science teaching in the Amazon from a triangulation process
Autor(es): Marques, Fábio Francisco de Freitas
Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Educação;Ensino de Ciências;Hermenêutica;Pesquisa;Triangulação
Data do documento: 20-Abr-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BOMFIM, V. Gadamer e a experiência hermenêutica. Revista CEJ, Brasília, jun. 2010. Disponível em: <http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/cej/article/viewFile/1152/1341>. Acesso em: 8 nov. 2011. CORRÊA, B. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 85-112, julho/ 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a05.pdf>. Acesso em: 8 nov.2011. ESTEBAN, M. Pesquisa qualitativa em educação. Porto alegre: AMGH, 2010. FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I. S.; SEGURA, E. A. C.; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 48 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.35-48 | jan-jun | 2017 GADAMER, H. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. GADAMER, H. Hermenêutica em Retrospectiva: hermenêutica e a filosofia prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. GADAMER, H. O problema da consciência histórica. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. GÓMEZ, G., et. al. Metodología de La investigación cualitativa. Granada, Espanha: Aljibe, 1999. MISSAGGIA, Juliana. A hermenêutica em Heidegger e Gadamer: algumas confluências e divergências. 2012. Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/griot/images/vol6-n2/1-A_HERMENEUTICA_EM_HEIDEGGER_E_GADAMER-_ALGUMAS_CONFLUENCIAS_E_DIVERGENCIAS_-Juliana_Missaggia.pdf>. Acesso em: 08 out. 2016. SALDANHA, J.; SUBTIL, L. Por uma hermenêutica gadameriana no direito internacional público: da discricionariedade do solipsismo soberano à hermenêutica da (in) finitude internacional rumo ao cosmopolitismo. Ceará, 12 jun. 2010. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3730.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. TRIVINOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 2009.
Resumo: A finalidade desse artigo é trazer reflexões a respeito do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências, mais particularmente, sobre os artigos gerados como produto final nas disciplinas do curso, os quais partem da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e suas implicações para a pesquisa em Ensino de Ciências, Educação científica na Educação infantil e o caminho da pesquisa em Educação em Ciências. Esses artigos serviram como produto final das disciplinas História da Filosofia da Ciência, Fundamentos da Educação em Ciências e Pesquisa em Educação em Ciências, as quais fazem parte da grade do programa de mestrado. Como perspectiva metodológica, triangulamos as informações destes textos, partindo das variáveis socialização, linguagem e holismo, a fim de perceber a conexão entre eles. Por fim, concluímos que as disciplinas do programa não se fecham nelas mesmas, contudo, distribuem-se buscando uma conexão com um todo maior. Palavras-chave: Educação e Ensino de Ciências. Hermenêutica. Pesquisa. Triangulação
Abstract: The objective of this work is to bring reflections about the Graduate Program in Masters Degree in Science Education, particularly on the articles issued as final product of the course subjects, which start from hermeneutics of Hans-Georg Gadamer and its implications for research in Science Teaching, Scientific Education in Child Education, and the path of research in Science Education. These articles are the final product of the disciplines of the History of Philosophy of Science, Fundamentals of Science Education, and Research in Science Education, mandatory subjects of the program. As a methodological perspective, we triangulate the information of these texts, starting from the variables socialization, language, and holism, in order to perceive the connection between them. Finally, we conclude that the disciplines of the program do not cross on themselves, however, they are distributed aiming a connection with a larger whole. Keywords: Education and Teaching Science. Hermeneutics. Search. Triangulation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2800
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons