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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeltrão, Isabel do Socorro Lobato-
dc.contributor.authorDantas, Derlei Maria Corrêa de Macedo-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-13T15:15:30Z-
dc.date.issued2017-04-19-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2797-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to reflect about the pedagogical practice in the training in the undergraduate coruse in mathematics, based on the results of a study developed with high school students attending a public school in the municipality of Parintins/AM. The research was analyzed through a qualitative methodology, focusing on research-action and participant observation technique. A mathematical modeling was used as a educational tool for the development of abilities in trigonometry problems resolution. The rectangle triangle was used in the mathematical model, with the homemade theodolite as an instrument to measure angles. The results point to the effectiveness of mathematical modeling as an important pedagogical resource, which might be associated to the daily activities of students and be a significant educational tool for teaching practice in the teaching-learning process in mathematics. Keywords: Teacher training. Teaching-learning. Mathematical modeling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas formação na licenciatura em matemáticapt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices: training in the undergraduate course in mathematicspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T15:15:30Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage122pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage111pt_BR
dc.description.resumoO artigo visa fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica na formação do licenciando em matemática a partir dos resultados de um estudo desenvolvido com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Parintins/AM. A pesquisa foi analisada segundo a metodologia qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação e técnica da observação participante. Utilizou-se a modelagem matemática como possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas de trigonometria. O triângulo retângulo foi utilizado no modelo matemático, tendo o teodolito caseiro, como instrumento para medir ângulos. Os resultados apontam a eficácia da modelagem matemática como importante recurso pedagógico, que pode ser associado às atividades do cotidiano dos alunos podendo ser uma significativa ferramenta pedagógica da prática docente no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Palavras-chave: Formação docente. Ensino-aprendizagem. Modelagem matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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