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Título: O uso de um laboratório portátil com materiais reciclados nas aulas práticas de ciências naturais
Título(s) alternativo(s): The use of a portable laboratory built with recycled materials for practical classes in natural sciences
Autor(es): Gomes, Paulo Weslem Portal
Modesto, Julielson e Silva
Gomes, Paulo Wender Portal
Souza, Ronilson Freitas de
Palavras-chave: Recursos Alternativos;Atividades Experimentais;Ensino de Ciências
Data do documento: 17-Dez-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ASSUMPÇÃO, M. H. M. T.; FREITAS, K. H. G.; SOUZA, F. S.; E FATIBELLOFILHO, O. Construção e adaptação de materiais alternativos em titulação ácidobase. Eclética Química. São Paulo, v.35, n.4, 2010, p. 133-138. COHEN L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 7 ed. New York: Routledge, 2011. FERREIRA, P. F. M. Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. FRAGAL, V. H.; MAEDA, S.; PALMA, E. P.; BUZATTO, M. B. P.; SILVA, M. A. R. E. L. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais. Química Nova na Escola, v.33, n.4, 2011. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: atlas, 2002. GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v.11(2), pp. 219-238, 2006. KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, v. 18, 2010. KOGLER, J. T. S.; FRISON, M. D.; BEBER, L. C. C. Experimentação no ensino e na formação para o ensino de ciências. Salão do conhecimento: ciência, tecnologia e desenvolvimento. INUUÍ, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/3859/3 240>. Acesso em: 10 out. 2016. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: edusp, 2008. LIMA, L. M. S. Motivação em sala de aula: A mola propulsora da aprendizagem. In: SISTO, F. F; OLIVEIRA, G. C; FINI, L. D. T. (Orgs.) Leituras de psicologia para a formação de professores. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e Práticas em Diferentes Espaços Educativos. São Paulo: Cortez, 2009. p. 215. NOVAES, F. J.; AGUIAR, D. L.; BARRETO, M. B.; AFONSO, J. C. Atividades experimentais simples para o entendimento de conceitos de cinética enzimática: solanum tuberosum – uma alternativa versátil. Química Nova na Escola, v.35, n.1, 2012, p. 27-33. PACHECO, J. R.; RIBAS, A. S.; MATSUMOTO, F. M. Equipamentos alternativos para laboratório de ensino de Química: chapa de aquecimento e calorímetro. In: XIV Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 83 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.74-83 | jan-jun | 2017 ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XIV ENEQ). UFPR. 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: Paraná, 2008. Disponível em: Acesso em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0075-1.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016. PENAFORTE, G. S.; SANTOS, V. S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: aplicação de um novo indicador natural de pH como alternativa no processo de construção do conhecimento no ensino de ácidos e bases. EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente. v.13, n.2, jul-dez, 2014, p. 8-21. ISSN: 2318-8766. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, L. H. A; ZANON, L. B. Experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZER, Roseli P.; ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: V Gráfica, 2000. p. 120-153. SOLÉ, I. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem. In: COLL, C. ET AL. (Orgs.) O construtivismo na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Ática, 1996. SOUZA, E. M. G. S.; SILVA, W. S.; CUNHA, B. C. Inclusão de atividades experimentais para a compreensão de temas abstratos. Revista da SBEnBio, Fortaleza, n.3, 2010. p. 3252-3259. TAPIA, J. A. Contexto, motivação e aprendizagem. In: TAPIA, J. A; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: O que é, como se faz. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2003. VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n.13. São Paulo: SBQ, 2001.
Resumo: presente trabalho descreve a aprendizagem praticada por meio da experimentação utilizando um laboratório construído com materiais recicláveis. Este estudo objetivou propor aos alunos do 8º ano a utilização de um laboratório portátil como ferramenta pedagógica no ensino de ciências naturais por meio de uma aula experimental. Este estudo ocorreu em três escolas (A, B e C) de ensino fundamental do município de Salvaterra - PA, em três turmas, cada turma foi subdividida em cinco grupos. No primeiro momento fez-se uma breve introdução do tema a ser abordado, em seguida aplicou-se cinco experimentos com o uso de materiais alternativos, e posteriormente uma dinâmica com perguntas diretas sobre o entendimento dos alunos acerca dos experimentos, seguido de questionários quantitativos, onde as escolas (A, B e C) classificaram a prática como excelente. Durante as atividades os alunos foram avaliados qualitativamente pelo método de observação, quanto as suas reações e falas ao manipular os experimentos. Através dos resultados obtidos neste trabalho, destaca-se que as escolas (A, B e C) relataram gostar de aulas experimentais, pois facilita o aprendizado tornando-o significativo, entretanto nas três escolas não existem laboratório de ciências. Porém, os alunos demonstraram pleno e integral interesse participando ativamente com bons desempenhos, o que comprova que a proposta aqui apresentada é uma alternativa de tornar as aulas mais atrativas e construtivas no ensino de ciências visando uma melhor aprendizagem. Palavras-chave: Recursos alternativos. Atividades experimentais. Ensino de ciências.
Abstract: This work describes the learning obtained through experimentation using a laboratory built with recycled materials. The objective was to introduce to 8th graders a portable laboratory as an educational tool for natural sciences teaching through experimental classes. This study was carried out in three elementary schools (A, B, and C) in the municipality of Salvaterra – PA, working with three classes, each subdivided into five groups. First, we performed a brief introduction of the issue to be considered, followed by the application of five experiments using alternative materials, and after that a dynamic activity with direct questions to the students, regarding their understanding of their experiments. After that, quantitative questionnaires were provided to the students, in which the schools (A, B, and C) classified the practice as excellent. During the activity, the students were assessed qualitatively through observation method, in terms of their reactions and words while they performed the experiments. With the results obtained from this study, we perceived that the schools (A, B, and C) reported that they enjoyed the experimental classes, because they facilitate learning, making it significant. Although none of the three schools have science laboratories, the studies showed a full and significant interest by active participation with good performance, which shows that this proposal is an alternative for making science teaching classes more attractive and constructive, with a view to improved learning. Keywords: Alternative resources. Experimental activities. Science education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2794
ISSN: 1984-7505
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