DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2792
Título: Obstáculos epistemológicos no uso de TIC no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Epistemological obstacles in use of ICT for Science teaching
Autor(es): Freitas, Eliane Batista de Lima
Chassot, Attico Inácio
Palavras-chave: Tecnologias da Informação;Comunicação;Ensino de Ciências;Bachelard
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BELINTANE, C. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cadernos de Pesquisa. n. 117, nov, p. 177-193, 2002. BRASIL. Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação - SEED/MEC. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2006. CARDOSO, W. Os obstáculos epistemológicos, segundo Gaston Bachelard. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. São Paulo, n.1, p.19-27, jan-jun. 1985. GARCIA; R.; SILVA, A. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p. 79-87, jan./abr. 2011. GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de Informação e Comunicação: Limites na Formação e Prática dos Professores. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2177--Int.pdf>. Acesso em: 04 nov.2016. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing knowledge and classroom learning. Buckingham: Open University Press, 2003. Lisboa: Edições 70, 2003. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 202 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.194-202 | jan-jun | 2017 LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de janeiro: Editora 34, 1999. LIMA, A. C. C. V; PINHEIRO, S. C. V. Tecnologias da Informação e Comunicaçãos na formação de professores de ciências. Atas – V ENPEC – V Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências – Bauru: ABRAPEC, 2006. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/painelarea5.htm>. Acesso em: 04 nov.2016. LIMA, E. B. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Ciências: Tendências de uso em 13 Anos. Atas – X ENPEC – X Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências – Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: <www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0269-1.PDF>. Acesso em: 04 nov.2016. MARANDINO, M; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. F. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. 215p. MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135. MERCADO, L. P. L (Org). Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002. Revista VEJA online. Entrevista datada de 09/06/2010 por Nathalia Goulard. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliartecnologia- educacao>. Acesso em: 04 nov.2016. SERRA, G.M.D. Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios. Banco de teses da USP. (Dissertação de mestrado) disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-142158/ptbr. php>. Acesso em: 04 nov.2016.
Resumo: Este artigo tem o propósito de contribuir com pesquisas que tem enfoque na inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no Ensino de Ciências, buscando no pensamento de Bachelard (1996), respostas aos entraves desta inserção, com a finalidade de identificar que obstáculos epistemológicos impedem a formação do espírito científico com o uso de tecnologia. Para o entendimento clarificado deste fenômeno educativo, neste trabalho de cunho bibliográfico, nos apoiamos em diversos autores, dentre eles Garcia et al (2011), Lankshear e Knobel (2003), Lévy (1999), Lima (2015), Mercado (2002), Marandino (2009) e outros trabalhos publicados. A pesquisa permite denotar implicações consideráveis ao uso de tecnologia para a Educação em Ciências, apontando o incremento de perspectivas para a superação dos obstáculos epistemológicos evidenciados. Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino de Ciências. Bachelard.
Abstract: The purpose of this work is to contribute to the research on the insertion of Communication and Information Technology in Science teaching, based on the concepts of Bachelard, we attempted to identify the epistemological obstacles that are hampering the development of scientific spirit by mean of the use of technology. This study has a bibliographical approach. In order to understand this educational phenomena, we based this work in authors like Garcia et al (2011), Lankshear & Knobel (2003), Lévy (1999), Lima (2015), Mercado (2002), Marandino (2009), among others. This research indicates considerable implications on the use of technology in Science education, pointing to the increment of perspectives to overcome of the epistemological obstacles. Keywords: Communication and Information Technologies, Science Teaching. Bachelard.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2792
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Obstáculos epistemológicos no uso de TIC no ensino de ciências.pdf136,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons