DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2791
Título: O potencial do uso de mascotes como anfíbios e répteis associado ao ensino das ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): The potential use of amphibians and reptiles football mascots associated with Science and Biology teaching
Autor(es): Brandão, Lucas de Esquivel Dias
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
Palavras-chave: Ensino de Biologia;Ensino de Répteis;Ensino de Anfíbios;Mascotes de Futebol
Data do documento: 18-Mar-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARONI, S. C.; FRIGOTTO, T. S. A geografia na copa. p. 76-86. In: Secretaria de Estado da Educação (org.). O contexto do futebol no mundo: do senso comum à crítica pedagógica. Paraná (Curitiba): Secretaria de Estado da Educação - Superintendência de Educação, 2013. 209p. BRANDÃO, L. E. D.; BARROS, M. D. M. A proposta de uma atividade didática de biologia utilizando peixes como mascotes de times brasileiros de futebol. Revista Ensino & Pesquisa – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente. Paraná. 2017a (prelo). BRANDAO, L. E. D.; BARROS, M. D. M. Os invertebrados representados nas mascotes dos times brasileiros de futebol. Pedagogia em Foco. Minas Gerais. 2017b (prelo). BRANDÃO, L. E. D.; RODRIGUES, H. T. S.; BARROS, M. D. M. As plantas representadas como mascotes dos times brasileiros de futebol. ENSINO & PESQUISA – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente. Paraná. 2017 (prelo). BRANDÃO, L. E. D.; RODRIGUES, H. T. S.; SOUSA, V. B. P.; BARROS, M. D. M. Mamíferos representados como mascotes dos times brasileiros de futebol. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga (SP), v.6, n.6, Ago. 2016a, Pp. 74-91. BRANDÃO, L. E. D.; RODRIGUES, H. T. S.; SOUSA, V. B. P.; BARROS, M. D. M. Os mamíferos representados como mascotes dos times brasileiros de futebol. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia - MG, GO, TO, DF, 2015a. Pp. 1-12. BRANDÃO, L. E. D.; RODRIGUES, H. T. S.; SOUSA, V. B. P.; BARROS, M. D. M. Anfíbios e répteis representados nas mascotes dos times brasileiros de futebol. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia - MG, GO, TO, DF, 2015b. Pp. 1-11. DIAS, D. V. C.; BRANDÃO, L. E. D.; RODRIGUES, H. T. S.; SOUSA, V. B. P.; BARROS, M. D. M. As aves como mascotes dos times brasileiros de futebol. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga (SP), v.6, n.6, Ago. 2016, Pp. 9-26. DUMAS, L. L.; DA-SILVA, E. R. Deu zebra! A fauna brasileira nos símbolos dos clubes de futebol do país. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, Cuiabá, Mato-Grosso, 2016. p.468. GERHARD, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre (RS): Editora da UFRGS, 2009. 120p. GIASSI, M. G.; MORAES, E. C. A contextualização no Ensino de Biologia: abordagens preliminares. In: Anais do VI ENPEC - Encontro nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 26 de Novembro a 1 de Dezembro de 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1116.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2015. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 72 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.61-73 | jan-jun | 2017 HADDAD, C. F. B. Uma Análise da Lista Brasileira de Anfíbios Ameaçados de Extinção. In: MACHADO, A. B. M.; Drummond, G. M.; PAGLIA, A. P. (Org.). Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção, volume II. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/Fundação Biodiversitas, 2008, v. II, p. 287-295. HOMEPAGE sobre Escudos e mascotes de clubes do Brasil e do mundo. Disponível em: <http://www.escudosdeclubes.com.br/clubes_brasil.htm>. Acesso em: 16 jun. 2014. MARQUES, M. C. Mamíferos: leão. Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Disponível em: http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos/leao.htm. Acesso em: 9 dez. 2014. MARTINS, M.; MOLINA, F. B. Panorama geral dos répteis ameaçados do Brasil. In: MACHADO, A. B. M.; DRUMMOND, G. M.; PAGLIA, A. P. (Org.). Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. 1ed. Brasília/Belo Horizonte: Ministério do Meio Ambiente/Fundação Biodiversitas, 2008, v. 2, p. 327-334. MICROSOFT PROJECT FOR WINDOWS. Excel 12.0 (Office 2007). Microsoft Corporation, 2007. Conjunto de programas. 1 CD-ROM. POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 750p. QUIRRENBACH, H. R.; ROMANHOLI, L. K. S. Futebol, paixão de uma nação – a química que deu certo. p.68-75. In: Secretaria de Estado da Educação (org). O contexto do futebol no mundo: do senso comum à crítica pedagógica. Paraná (Curitiba): Secretaria de Estado da Educação - Superintendência de Educação, 2013. 209p. REIS, R. I. S.; CARILO FILHO, L. M.; GRUNDMANN, D. N.; DIAS, V. B. Análise do Conteúdo 'Répteis' em uma coleção didática do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v.7, Pp. 6411-6422, 2014. ROSA, A.; JUNIOR, I. P.; BRITO, L. M. S.; FERNANDES, M. A. Futebol e o evento mundial: algumas reflexões voltadas à educação física. p.61-67. In: Secretaria de Estado da Educação (org.). O contexto do futebol no mundo: do senso comum à crítica pedagógica. Paraná (Curitiba): Secretaria de Estado da Educação - Superintendência de Educação, 2013. 209p. SANTOS, M. P. V.; LUCAS, E. M.; CARASEK, F. L. Uma análise do ensino sobre anfíbios na Educação Básica. Revista Pedagógica – CHAPECÓ (SC), n.27, v.02 - Jul./Dez. 2011. SILVA, R. P.; SANTOS, C. N. P.; FALCÃO, M. S.; LIRA, L. T. O.; ARAÚJO, M. L. F.; SOUZA, J. S. Ensino de Ciências e Biologia na escola pública: o que dizem os educandos de seu processo formativo. In: Anais IX CONID - Congresso de iniciação à docência, 2009, RECIFE. IX - Jornada de ensino, pesquisa e extensão, 2009. SOBRINHO, R. S. A importância do ensino da biologia para o cotidiano. 40 p. Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Biologia. Programa Especial de Formações de Docentes da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Fortaleza – CE, 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 73 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.61-73 | jan-jun | 2017 STRAUBE, F. C. As aves nos símbolos do futebol brasileiro: Escudos. Atualidades Ornitológicas On-line, n.158, Nov./Dez. 2010. THIOLLENT, M. J. M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cadernos de Pesquisa, n.49, Pp. 45-50, 1984. UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia volume único. 3 ed. São Paulo: Editora HARBRA, 2008. 1201p. VASCONCELOS, Y. Como o Camaleão consegue mudar de cor? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-camaleao-consegue-mudar-de-cor>. Acesso em: 12 dez. 2014.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar quais são os anfíbios e os répteis retratados como mascotes nos times brasileiros de futebol. Para isso, uma pesquisa foi feita na homepage: http://www.escudosdeclubes.com.br/. Encontrou-se um total de 627 times de futebol, sendo 50 (7,9%) times destinados aos répteis e apenas 4 (0,6%) dos times, destinados aos anfíbios. Buscando trabalhar de alguma forma esses resultados no ensino de Biologia, uma atividade contendo 10 questões foi elaborada para alunos do Ensino Médio. Com ela pode-se trabalhar aspectos estruturais, ecológicos, fisiológicos, comportamentais e reprodutivos dos anfíbios e répteis aqui apresentados. É notável que o futebol exerce uma enorme influência sobre a vida das pessoas, sendo assim, por meio das mascotes dos times brasileiros de futebol, podemos associar o esporte ao Ensino de Biologia, contribuindo, deste modo, para contextualizar aos alunos alguns dos aspectos biológicos existentes no grupo dos anfíbios e répteis apresentados neste trabalho. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino de Répteis. Ensino de Anfíbios. Mascotes de futebol.
Abstract: The purpose of this work is to study which are the amphibians and reptiles portrayed as mascots of Brazilian soccer teams. For this, a survey was conducted on the homepage: http://www.escudosdeclubes.com.br/. It was found a total of 627 soccer teams, being 50 (7.9%) teams for reptiles and only 4 (0.6%) of the teams, intended to amphibians. Seeking to contextualize somehow these results in Biology teaching, an activity containing 10 questions was prepared for high school students. With this questionnaire we worked structural, ecological, physiological, behavioral, and reproductive aspects. It is remarkable that soccer has a huge influence on live of the people, so through the mascots of the Brazilian soccer teams, we can associate the sport to science education, contributing thus to contextualize for the students some of the biological aspects existing in the group of amphibians and reptiles presented in this paper. Key words: Biology teaching. Reptiles Teaching. Amphibians Teaching. Soccer Mascots.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2791
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O potencial do uso de mascotes como anfíbios e répteis associado ao ensino das ciências e biologia.pdf425,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons