DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Emanuella Silveira-
dc.contributor.authorMoura, Angela Mávia Souza de-
dc.contributor.authorFredo, Angélica Maria Sampaio-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Carolina Natrodtt-
dc.contributor.authorRizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.authorDelgado, Oscar Tintorer-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-09T14:27:58Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.citationBRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1997. Acesso em: 20 mar. 2015. CHAGAS, I. Utilização da Internet na Aprendizagem da Ciência – Que Caminhos Seguir? Inovação, 14, 3, 2001. CHASSOT, A. Educação consciência. 2 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. MARTINS, I Problemas e Perspectivas Sobre a Integração CTS no Sistema Educativo Português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 1, 1, 2002. Em http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen1/Numero1/Art2.pdf Acesso em: 26 ago 2015. Acesso em: 14 fev. 2015. MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 80 p. OSBORN, J.; HENNESSY, S. Literature Review in Science Education and the Role of ICT: Promise, Problems and Future Directions, 2003. Em http://www.futurelab.org.uk/download/pdfs/research/lit_reviews/Secondary_School_Review.p df. Acesso em: 14 fev. 2015. SANTOS, A. As TIC e o Desenvolvimento de competências para aprender aprender, 2007. (Dissertação em CD ROM).pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2790-
dc.description.abstractThis work presents a study on the use of Information and Communication Technologies - ICT in Science Teaching in three public elementary schools in the city of Boa Vista - Roraima, with the purpose to understand the use and possible contributions to the Basic Education Development Index - IDEB. This research has a qualitative and descriptive approach. Data collection was carried out through application of a questionnaire with open and closed questions, 6 science teachers and 100 students attending the 4th and 5th grade answered this questionnaire. The results show that although the presence of technologies in daily life of the students and the mastery and interest in technological tools, the use of these tools by teachers for the development of learning is still not meaningful. On the other hand, although some schools have presented an increase in the evaluation of the IDEB from 2007 to 2013, the insertion of educational technologies for the production of knowledge in the school environment, has not been clearly the reason for this change. The importance of continuing education for teachers in the use of ICT. Keywords: Technology. Science teaching. Computer science in the Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInformática na Educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de ciências e as TICS no ensino fundamental I em escolas públicas de Boa Vista – RR uma análise sobre a influência das tecnologias no IDEBpt_BR
dc.title.alternativeScience teaching and ICT in elementary education in public schools in Boa Vista - RR: an analysis of the influence of technology on IDEBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T14:27:58Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage165pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage157pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no Ensino de Ciências em três escolas de Educação Básica do município de Boa Vista, Roraima, buscando compreender o seu uso e as possíveis contribuições ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A pesquisa é de abordagem qualitativa-descritiva, e os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicadas a 6 professores de Ciências e 100 estudantes de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I de três escolas públicas, sendo uma federal e duas municipais. Os resultados obtidos demonstraram que apesar das tecnologias estarem presentes na realidade dos alunos e apresentarem um alto grau de domínio e interesse pelas ferramentas tecnológicas, a utilização destas por parte dos professores para o desenvolvimento da aprendizagem ainda é pouco significativa. Por sua vez, ainda que algumas escolas tenham apresentado aumento na avaliação do IDEB no comparativo entre 2007 a 2013 a inserção de tecnologias educacionais para produção de conhecimento no âmbito escolar não tem sido, de modo claro e evidente, a razão dessa mudança, mas realça a importância da formação continuada para os docentes no uso das TICs. Palavras-chave: Tecnologia. Ensino de Ciências. Informática na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons