DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2787
Title: O laboratório didático na formação inicial de professores
Other Titles: The didactic laboratory in initial teachers training
Authors: Souza, Neusiane Chaves de
Tauchen, Gionara
Keywords: Laboratório Didático;Ensino de Ciências;Formação de Professores
Issue Date: 31-May-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: L. G. C. Anastasiou & L. P. Alves (Eds.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE. 2012. p. 73-108. BAROLLI, E. Reflexões sobre o trabalho de estudantes no laboratório didático. 1998.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. BAROLLI, E.; VILLANI, A. O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalítico. Ciência e Educação. v. 6, p. 1 – 10, 2000. BORGES, A. T.; BORGES O.; VAZ, A. Os planos dos estudantes para resolver problemas práticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.27, n.3, p. 435 - 446, 2005. CARRASCOSA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Papel de la actividad experimental em la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.23, n.2, p. 157-181, 2006. CARVALHO, A M. P. de. A Inter-relação entre a Didática das Ciências e a Prática de Ensino. In: SALES, S. E.; FERREIRA, M. S. Formação Docente em Ciências: Memórias e Práticas. Niterói: Eduff, p.117-135, 2003. CLANDININ, J. D; CONNELLY, M. Narrative Inquiry. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000. CUNHA, M.I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista Faculdade de Educação. v.23, n.1-2, jan-dez, 1997. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009. GIL-PÉREZ, D.; CASTRO, V. La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Revista Eletrônica Enseñanza de las Ciencias, v.14. n.2, p. 155 – 163. 1996. GRANDINI, N. A.; GRANDINI, C. R. Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru. Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física. v.26. n.3. p. 251 – 256, 2004. HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory. Randwick. v.20, n.2, p. 53-66, 1988. HODSON, D. Laboratory work as scientific method: three decades of confusion and distortion. Journal of Curriculum Studies. v.28, n.2, p. 115 135, 1996. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2004. LABARCE, E. C.; CALDEIRA, A. M. A.; BORTOLOZZI, J. A atividade prática no ensino de Biologia: uma possibilidade de unir motivação, cognição e interação. In: CALDEIRA, AMA. org. Ensino de ciências e matemática, II: temas sobre a formação de conceitos. São Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 229 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.216-230 | jan-jun | 2017 Paulo: Editora UNESP. 2009. p. 91 – 106. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/htnbt/pdf/caldeira-9788579830419.pdf>. Acesso em: dez. 2016. MACEDO, R.S. Compreender/ Mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010. MATURANA R. H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001. MATURANA R. H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998. MATURANA, R H. As bases biológicas do aprendizado. Dois Pontos. v.2, n.15, p. 64 – 70, 1993. MATURANA, R. H.; PÖRKSEN, B. Del ser al hacer: los origenes de la biologia del conocer. Santiago: JCSÁ EZ. 2004. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MORIN, E. O método I: a natureza da natureza. 2 ed. Porto Alegre: Sulina. 2008. PAVÓN, Z. S.; SOTO, J. B.; PIETRO, C. A.; ARAQUE, J. A. Las prácticas de laboratorio en la formación del profesorado de química. Un primer acercamiento. Revista electrónica diálogos educativos. v. 9, n 18. 2010. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/SISO%20Z.%20et%20al%20-%20Las%20practicas%20de%20laboratorio%20en%20la%20formacion%20del%20profesorado%20de%20Quimica%20(2009)%20(1).pdf>. Acesso em: Nov. 2016. PINTO, V. F., VIANA, A. P.; OLIVEIRA, A. E. A. Impacto do laboratório didático na melhoria do ensino de ciências e biologia em uma escola pública de Campos dos Goytacazes/RJ. Revista conexão. v.9, n.1, p. 84-93, 2013. POZZO. J. I.; CRESPO, M. Á, G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed. 2009. ROSA, C. W. Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de física na universidade de passo fundo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v.5, n.2, outubro, p. 13-27, 2003. ROSA, C. W.; ROSA, A. B. O ensino de Física na Universidade de Passo Fundo: uma investigação nos objetivos das atividades experimentais. Investigación arbitrada. EDUCERE, v.11, n.37, p. 327-332. 2007. RUA, A. M. L; ALZATE, O. E. T. Las prácticas de laboratorio em la enseñanza de las ciências naturales. Revista Latino americana de Estudios Educativos. v.8, n.1, p. 145-166, 2012. SILVA, J. A.; RODRIGUES, C. G. A construção de uma unidade didática para o ensino do sistema de numeração em um curso de pedagogia. Experiências em Ensino de Ciências. v.7, n.2, p. 25-52, 2012. SILVA, J. H. D. Algumas considerações sobre ensino e aprendizagem na disciplina laboratório de eletromagnetismo. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.24, n.4, p. 471-476, 2002. SOARES, E. A arte de escrever histórias. Barueri: Manole, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 230 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.216-230 | jan-jun | 2017 SOUZA, N.C.; TAUCHEN, G. Percepções e ações docentes no laboratório didático. Investigações em Ensino de Ciências. 20 (3), p. 164-186, 2015. VERAS, R. S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista. n.38, p. 219-235, set-dez. 2010. WALLAU, G. L.; ORTIZ, M. F.; RUBIN, P. M., LORETO, L. S., SEPEL, L. M. N. Construindo um microscópio, de baixo custo, que permite observações semelhantes Às dos primeiros microscopistas. Genética na Educação. v.3, n.2, p. 8- 12, 2008. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998. ZACUL, M. S.; VIVEIRO, A. A. O laboratório de ensino de ciências como espaço privilegiado para o planejamento de regência nos estágios supervisionados. REIEC. v.7, n.2, dez, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo aborda experiências formativas de estudantes vivenciadas no laboratório didático de uma licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública. Neste contexto, tem como objetivo, investigar as percepções dos licenciandos acerca das atividades e das aprendizagens realizadas no laboratório didático e a importâncias deste espaço para a sua formação. A pesquisa, realizada com 23 estudantes, é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. Da análise dos dados, emergiram quatro eixos temáticos: 1) relação interpessoal, 2) entre a rigidez, a flexibilidade e a contextualização, 3) laboratório didático: artefatos, produções e a emoção, e 4) laboratório didático universitário: reflexões sobre o laboratório didático escolar. Consideramos que o laboratório didático pode ser um espaço de interação, de contextualização dos saberes, de motivação e de participação dos estudantes, sendo, por isso, necessária a intencionalidade na organização das ações, o planejamento e a compreensão dos fundamentos das ações. Além disso, com a devida atenção à formação docente, pode contribuir com a ressignificação do ensino de ciências e dos laboratórios didáticos escolares no contexto da Educação Básica. Palavras Chave: Laboratório didático. Ensino de ciências. Formação de professores.
Abstract: This study addresses the formative experiences lived by students in the didactic laboratory of Bachelor's Degree in Biological Sciences in a public university. Therefore, the objective is to investigate the perceptions of undergraduate students about the activities and the learning in the didactic laboratory, and also the importance of this space for their formation. This research was carried out with 23 students, with a qualitative and narrative approach. We aroused four thematic axes in data analysis: 1) interpersonal relation, 2) between rigidity, flexibility, and contextualization, 3) didactic laboratory: artifacts, productions, and emotion, and 4) university didactic laboratory: reflections on school didactic laboratory. we believe that the didactic laboratory can be a space of interaction, contextualization of knowledge, motivation, and participation of students, thus, the intentionality in the organization of actions, planning, and understanding of the fundamentals of actions is necessary. In addition, due attention to teacher education can contribute to the redefinition of science teaching and school didactic laboratories in the context of Basic Education. Keywords: Didactic laboratory. Science teaching. Teacher education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2787
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O laboratório didático na formação inicial de professores.pdf377,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons