DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Jucimar Silva dos-
dc.contributor.authorBarbosa, Alessandra Jacob-
dc.contributor.authorSousa, Aparecida Gasquez de-
dc.contributor.authorMelo, Eliane Gonçalves de-
dc.contributor.authorRodrigues, Marcos Antonio Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Marco Rodrigo de-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-09T13:55:07Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationBRASIL. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2006. DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976. FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 2 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1992. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. GRIMES, C.; SCHROEDER, E. A origem da vida, sob a ótica de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.1, p. 126-143, 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 60 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.49-60 | jan-jun | 2017 HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 13 ed. Porto Alegre: L&PM, 2016. JABLONKA, E.; LAMB, M. J. Evolução em quatro dimensões: DNA, comportamento, e a história da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, v.22, n.74, p. 77-96, 2001. MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. MAYR, E. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2009. OLEQUES, L. C.; BOER, N.; TEMP, D. S.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. Evolução biológica como eixo integrador no ensino de biologia: concepções e práticas de professores do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. OLIVEIRA, G.; BIZZO, N. M. V. Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.1, p. 57-79, 2011. OLIVEIRA, G. S.; BIZZO, N. M. V. Evolução biológica e os estudantes brasileiros: conhecimento e aceitação. Investigações em Ensino de Ciências, v.20, n.2, p. 161-185, 2015. OLIVEIRA, G. S.; BIZZO, N. M. V.; PELLEGRINI, G. Evolução biológica e os estudantes: um estudo comparativo Brasil e Itália. Ciência & Educação, v.22, n.3, p. 689-705, 2016. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. VALENÇA, C. R.; FALCÃO, E. B. M. Teoria da evolução: representações de professores-pesquisadores de biologia e suas relações com o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.11, n.2, p. 471-486, 2012. VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2785-
dc.description.abstractDespite being an integrating topic within Biological Science, the theory of evolution causes controversy when brought to the classroom context, since it is marked by the reunion of different explanations and conceptions. Therefore, the purpose of this work is to identify the conceptions of senior high school students about the theme of evolution, aiming at future educational practices for the teaching and learning of this topic. The research has a qualitative and quantitative approach, being a case study. The data was collected through questionnaires applied to 57 students of the technical course, integrated with high school, in Farming and Animal Husbandry of the Instituto Federal de Rondônia (IFRO) [Federal Institute of Rondônia], in the Colorado do Oeste campus. It was found that most students accept the biological evolution of the species, rejecting the idea that the life forms currently found are the same as the one existing at the beginning of life. The chemical evolution is accepted as the theory for the emergence of life by thirty-five student. However, twelve students, disagrees with such theory and ten are undecided regarding this issue. Students have difficulties in understanding the concepts of species, speciation and the process of adaptation of species. Keywords: Teaching. Biological Science. Evolution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.titleEvolução biológica saberes e aceitação de alunos do ensino médio de uma instituição educacional de Rondôniapt_BR
dc.title.alternativeBiological evolution: the knowledge and the acceptance of high school students attending an educational institution in Rondôniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T13:55:07Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage49pt_BR
dc.description.resumoApesar de ser um tema integrador na área das Ciências Biológicas, a evolução causa polêmicas quando colocada em pauta em contexto de sala de aula, pois é marcada pelo encontro de distintas explicações e concepções. Em consonância a isso, o presente estudo teve o objetivo de diagnosticar as concepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio acerca do tema evolução, visando futuras práticas pedagógicas voltadas para o processo ensino e aprendizagem do referido tema. A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa, tratando-se de um estudo de caso. A produção de dados ocorreu através de questionários aplicados a 57 alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Colorado do Oeste. Constatou-se que a maioria dos alunos aceita a evolução biológica das espécies, rejeitando a ideia de que as formas de vida existentes atualmente são as mesmas do início da vida. A evolução química é aceita como teoria para o surgimento da vida por trinta e cinco alunos. Porém, doze estudantes discordam dessa teoria e outros dez estão indecisos quanto à questão. Os alunos apresentam dificuldades para compreender o conceito de espécie, especiação e o processo de adaptação das espécies. Palavras-chave: Ensino. Ciências Biológicas. Evolução.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons