DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2783
Título: Divulgação científica para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Scientific Disclosure for Science Teaching
Autor(es): Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Araújo, Clodoaldo Pires
Gonçalves, Carolina Brandão
Palavras-chave: Divulgação Científica;Comunicação Dialógica;Ensino de Ciências
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, set./dez. 1996. BUENO, W. da C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 163f. 1985a. ________. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, v.37, n.9, pp. 1420-1427, 1985b. ________. Jornalismo e cultura científica no Brasil (Prefácio) in: PORTO, C. de M.(org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes. EDUFBA, Salvador-BA, 2009. ________. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p. 1 - 12, 2010. ________. Diálogos e Ciência – A formação do jornalista científico deve incorporar uma perspectiva crítica. Revista da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Rede de Ensino FTC. Ano 10, n.29, Mar. 2012. ________. Jornalismo científico: conceitos. (Editorial). Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/conceitos/jornalismocientifico.php>. Acessado em: 30 mar. 2013. CALDAS, G. Mídia e Políticas Públicas para a Comunicação da Ciência. in: PORTO, C. de M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. EDUFBA, Salvador-BA, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 155 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.141-156 | jan-jun | 2017 CHACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, São Paulo, v.10, n.3, p. 363-381, 2004. CHACHAPUZ, A.; VILCHES, A.; PRAIA, J.; CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p.1-100, janeiro, 2003. DELIZOICOV, D., LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, p. 1 -16, v.3, n.2 Jun. 2001. FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A.; CRUZ, F. F. S. A Divulgação Científica na Educação Escolar: Discutindo um exemplo. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do V ENPEC - Nº 5. 2005. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rev. 2.01, Objetiva, Rio de Janeiro, 2007. KREINZ, G. A. R. Teoria e prática da divulgação científica. Revista Leitura e escritura. v.2, n.3, 2010. LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. 5 ed. São Paulo, Loyola, 1998. MARANDINO, M.; SILVEIRA, R. V. M. da; CHELINI, M. J.; FERNANDES, A. B.; GARCIA, V. R.; MARTINS, L. C.; LOURENÇO, M. F.; FERNANDES, J. A.; FLORENTINO, H. A. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? In: MOREIRA, M.A. (Org.) Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2003. MASSARANI, L. Desafios da divulgação científica na América Latina. In: DICKSON, D.; KEATING, B.; MASSARANI, L. (Ed.). Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net; Brasília: Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO; F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. MAZOCCO, F. J.; SOUZA, C. M. Modelo de participação pública: a tendência dialógica na Comunicação Pública da Ciência e o campo CTS. In: FÓRUM IBEROAMERICANO DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2009. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). Tese de Doutorado. Casa de Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 156 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.141-156 | jan-jun | 2017 Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Rio de Janeiro, 2006. MENDONÇA, R. H. Divulgação científica e educação: apresentação da série. In: MENDONÇA, R. H. Divulgação científica e educação. Salto para o Futuro. Ano XX, boletim 01, p. 3-4, abr. 2010. MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetiké. Faculdade de Educação – Círculo de estudos, memória e pesquisa em educação matemática (Cempem). Campinas, São Paulo. v.11. n.19. jan/jun. p.1-134. 2003. MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. de C. do. V. Comunicação Científica Para O Público Leigo: Breve Histórico. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p. 13 - 30, 2010. NASCIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, 2008. NORONHA, N. M. de; GONÇALVES, C. B. Estratégia Didática da Divulgação Científica e a Mediação para aprendizagem dos saberes escolares: O caso do Museu Amazônico da UFAM. Revista ARETE - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.4, n.7, ago-dez, p.141-147, 2011. PINTO, G. A. Divulgação científica como literatura e o ensino de ciências. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. São Paulo. 226f. 2007. POZO, I. J.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. TEXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da Pedagogia histórico-crítica e do Movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência e Educação. São Paulo. v.9, n.2, p. 177-190, out. 2003.
Resumo: Este artigo tem por objetivo inserir a discussão da temática da Divulgação Científica, como ensino ou uma ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica foi desenvolvida para dar subsídios às temáticas do ensino de ciência, da divulgação científica e sua relação, sendo que nesse último discutimos a Divulgação Científica como sendo um elemento importante a fim de tornar o saber científico mais acessível aos estudantes da educação formal, onde o conceito de transposição didática se destaca, para trabalharmos o Ensino de Ciência e o aprendizado científico. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde buscamos apresentar essa discussão através da análise bibliográfica. A partir do qual chegamos ao entendimento em afirmar que a relação da divulgação científica e o ensino de ciências ainda tem muito a se desenvolver, mas observamos a mesma como uso positivo e favorecedor do ensino de ciências. Palavras-chave: Divulgação científica. Comunicação dialógica. Ensino de ciências.
Abstract: This article aims to discuss about scientific disclosure, such as teaching or as a educational tool for science teaching in the Amazon. The theoretical framework was developed to subsidies themes of science teaching, scientific disclosure, and alike. The study discusses scientific disclosure as an important key in order to make the scientific knowledge more accessible to students in formal education, where the concept of didactic transposition stands, in order to work science teaching and scientific learning. This research has a qualitative approach, exploratory, and descriptive, where we seek to present this discussion through the literature review. Given the results, we can state that the relationship of scientific disclosure and science education still has a lot to be worked, but we consider that characteristic as positive and favoring to science education. Keywords: Scientific disclosure. Dialogic communication. Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2783
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica para o ensino de ciências.pdf463,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons