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Título: Análise do livro didático digital em língua brasileira de sinais, projeto pitanguá ciências com estudantes surdos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the Digital Book in Brazilian Signals Language, Pitanguá Project: Science for Deaf Students
Autor(es): Bonfim, Leila Bezerra
Silva, Josias Ferreira da
Freitas, Zildonei de Vasconcelos
Lima, Márcia Helena Maia de
Santos, Marlene Schlup
Palavras-chave: Libras;Educação;Recursos Tecnológicos
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, F. J.; VALENTE, J. A. Visão analítica da informação na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática. 2002. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 214 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.203-215 | jan-jun | 2017 AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick et al. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. Tradução de Educational psychology, New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978. BAGNO, M. A inevitável travessia: da prescrição à educação linguística. In: Língua Materna: Letramento, Variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002, p. 13 - 84. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 2014. BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 12 set. 2015. BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e do Desporto. BRASIL. Ministério da Educação. O Processo de Integração Escolar dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais no Sistema Educacional Brasileiro. Séries diretrizes nº11. Brasília: Secretaria de Educação Especial (SEESP), 1995. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 12 set. 2015. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações Curriculares. Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental/Secretaria de Educação Especial. MEC/SEF, Brasil, 1999. CAMPELLO, A. R.; S.; QUADROS, R. M. A constituição política, social e cultura da Língua Brasileira de Sinais – Libras. In: MACHADO, L. M. C.; LOPES, M. C. (Org.). Educação de Surdos: políticas, línguas de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010, p. 15 – 47. COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo arte: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 1999. DECLARACION DE BUDAPEST, 1999. Marco general de acción de ladeclaración de Budapest. Disponível em: <http://www.oei.es/salactsi/budapestdec.htm>. Acesso em: 23 mai. 2013. FRACALANZA, H; AMARAL I. A. L.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. GHIRALDELLI JR, P. Filosofia e história da educação brasileira. São Paulo: Manole, 2003. GUARINELLO, A. C. O papel do outro na escrita de sujeito surdos. São Paulo: Plexus. 2007. HONORA, M. Livro Ilustrado de Línguas de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009. JANNUZZI, G. S. M. A. Educação do Deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Caderno Cedes, v.19, n.46. Campinas, 1998. LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 215 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.203-215 | jan-jun | 2017 LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1984. MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogia, v.22, n.57 mayo-agosto, 2010. PEROVANO, D. G. Manual de metodologia científica: para segurança pública e defesa social. São Paulo: Jurua Editora, 2014. PROJETO PITANGUÁ: Ciência. 4 v. Obra coletiva. Maria Raquel Apolinário (Org). São Paulo: Moderna, 2005. SAMARRONA L. J. Presente y futuro de La tecnologia Educativa. Ponencias Del seminário internacional de tecnologia Educativa, México, ILCE, 1994. SÁNCHEZ, G. C. M. La increible y triste historia de lasordera. Carácas: Ceprosord, 1990. SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999. UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 1990. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291 por. pdf>. Acesso em: 26. fev.2015. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2 ed., São Paulo: Altas, 1998. YIN, Robert K. Case study research – design and methods. Sage Publications Inc., USA, 1989.
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma análise preliminar acerca do Livro Didático Digital em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Projeto Pitanguá: Ciências com estudantes surdos, do centro de atendimento às pessoas com surdez do Estado de Roraima – CAS/RR, utilizou-se a concepção teórica de David P. Ausubel (1982) para elencar alguns aspectos relacionados à instrumentalização da educação de surdos na qual a LIBRAS, inserida recentemente no contexto da formação do professor ainda é um desafio presente nas salas de aulas onde existem alunos surdos. A LIBRAS enquanto recurso didático-metodológico que possibilite a aprendizagem dos alunos surdos no contexto educacional. É importante ressaltar que a luta pela presença da Língua de sinais nas salas de aulas ocorre há anos e caracteriza os surdos como um povo com cultura e língua própria, que conquistaram o direito de usar sua língua, possibilitando não só sua comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade. Assim, pensar em uma proposta de ensino faz se necessário (re)pensar em recursos e instrumentos de apoio que estarão baseados em pressupostos metodológicos cujos elementos partem da pesquisa-ação, de caráter descritivo e interpretativo, que tem como base a matriz qualitativa. Por fim, apresentamos como resultado uma opinião a respeito do uso desta ferramenta a partir do pensamento dos diferentes autores que embasam o trabalho no decorrer do texto. Palavras-chave: LIBRAS. Educação. Recursos tecnológicos.
Abstract: The purpose of this article is to preliminary analyze a Digital Didactic Book in Brazilian Signals Language - LIBRAS, Pitanguá Project: Sciences for deaf students who attends the community service centre for the Deaf of the State of Roraima - CAS/RR. Through theoretical conception of David P. Ausubel (1982) we listed some aspects related to the instrumentalization of deaf education. Considering that LIBRAS was recently inserted in the context of teacher training, classrooms with deaf students are still a challenge. As a didactic and methodological tool LIBRAS enables the learning of deaf students. The struggle for the presence of LIBRAS in classrooms has been going on for years and it characterizes the deaf as a people with a culture and language of their own, who have conquered the right to use their language, enabling not only their communication but also their effective participation in society. Thus, in order to think about a teaching proposal, it is necessary to (re)think in resources and instruments to aid, based on methodological assumptions from action research, with a descriptive and interpretative character, based on the qualitative matrix. Finally, we present an opinion about the use of this tool, based on the thinking of the authors who based the work throughout the text. Keywords: Libras. Education. Technological resources
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2780
ISSN: 1984-7505
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