DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2779
Título: Uma proposta de ensino de ciências na amazônia por meio da epistemologia de Ludwik Fleck
Título(s) alternativo(s): The Propose of Learning of Science in the Amazon by Epstemology of Ludwik Fleck’
Autor(es): Trindade, Daniela Sulamita Almeida da
Vieira, Esther Isabella da Trindade
Cordovil, Ronara Viana
Palavras-chave: Epistemologia;Ciência;Ecomuseu;Seringueiro;Malária
Data do documento: 13-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, Helena Maria Marques. Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades. Tese (doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2012. p.238. Disponível Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 208 em:<https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=21758@2>. Acesso: 30 ago. 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. (Terceiro e Quarto Ciclo), Brasília: MEC /SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Saúde /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. BUENO, W.C. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e Cultura, Campinas 37 (9), p. 1420-1427, 1985. CACHAPUZ, A. et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortêz, 2005. CALDEIRA, A. M.A. et al. (org). Ensino de ciências e matemática, V. História e Filosofia da Ciência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 335. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109190/ISBN9788579832147.pdf?sequence=1>. Acesso em: 03 Out. 2019. CAZELLI et al. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: Seminário Internacional Implantação de Centros e Museus de Ciências, Rio de janeiro, 1999. Disponível em: <http://www.casadaciencia.ufrj.br/ Publicacoes/Artigos/Seminario/Index. htm>. Acesso em: 10 mar. 2016. CHAVES, A. S. Educação para a ciência e tecnologia. In: CUNHA, J.W.C. (Org.). Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2.ed. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2009. CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. (Organização e revisão de José Reginaldo Santos Gonçalves). 4.Ed. Editora UFRJ, 2011. FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. (Série ciência, tecnologia e sociedade). GIORDAN, A.; VECCHI, G. de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1996. GOULET, D. Desenvolvimento autêntico: fazendo-o sustentável. In: CAVALCANTE, Clóvis (Org.). Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002. HOBSBAWM, E. Era dos estremos: o breve século XX: 1914 a 1991. Tradução Marcos Santa Rita. São Paulo: 2016. PIZARRO, A. Amazônia: as vozes do rio; imaginário e modernização. Tradução Romulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 209 SETTE, G. Futuro sem pesquisa. Revista Istoé. Disponível em:< https://istoe.com.br/futuro-sem-pesquisa/>. Acesso: 04 out. 2019. SUÁREZ-MUTIS, M. C. et al,. Conhecimentos sobre malária entre professores. Revista de Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz. 45(5). Rio de Janeiro: 2011, p. 931 -937. Disponível em:< www.scielo.br/rsp>. Acesso: 15 ago. 2017. TRINDADE, D. S. A. et al. O Museu do Seringal Vila Paraíso: um recorte da história da ciência na passagem do século XIX para o século XX. Realize-Eventos e Editora. Anais III CONEDU. 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO EV056 MD1 SA18 ID3423 03062016115330.pdf.>. Acesso: 22 abr. 2017. VARINE-BOHAN, H. O ecomuseu. Ciências & Letras, Porto Alegre, nº 27, p.61-90, jan./jun. 2000.
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões com base na epistemologia fleckiana, apontando algumas concepções de museus, sugestivas de diferentes estilos de pensamento. Outro aspecto da teoria de Fleck, deslocada para a realidade desta pesquisa é a circulação intercoletiva de ideias, que consiste na comunicação de conceitos sobre a malária a um público não especializado. No cumprimento das atividades realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a pesquisa de cunho etnográfico e abordagem qualitativa, foi complementada com observações de campo in loco, realizada durante o ano de 2016, em uma escola municipal localizada na zona leste da cidade de Manaus-AM, e em visitas ao Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso-ESVP. O objetivo é promover reflexões acerca do ensino de ciências, incluindo visitas ao Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso, tomando como base alguns conceitos da epistemologia fleckiana. Os resultados indicam que os espaços e artefatos do ESVP possibilitam a circulação, comunicação e divulgação de saberes científicos (grupo esotérico), inclusive acerca da história da malária na Amazônia Legal, a um grupo de não especialistas (grupo exotérico), desde que o mediador domine a temática com profundidade e utilize recursos diversificados na interlocução dos conceitos científicos. Palavras-chave: Epistemologia. Ciência. Ecomuseu. Seringueiro. Malária
Abstract: This paper presents some reflections based on Fleck's epistemology, indicating some museum conceptions, suggestive of different styles of thought. Another aspect of Fleck's theory, shifted to this research's reality is the intercollective circulation of ideas, which consists of communicating the concepts of malaria to an unskilled audience. In carrying out activities at the Graduate Program for Science Education and Teaching in the Amazon, of Amazonas State University (UEA), the ethnographic research and qualitative approach was complemented with on-site field observations held during 2016, in a municipal school located in the eastern area of Manaus-AM, and in visits to the Seringal Vila Paraíso Ecomuseum-ESVP. The goal is to promote reflections on science t.vaianeaching, including visits to the Seringal Vila Paraíso Ecomuseum, based on some concepts ofFleck's epistemology. The results indicate that the ESVP spaces and artefacts enable the circulation, communication and dissemination of scientific knowledge (esoteric group), including knowledge about the history of malaria in the Legal Amazon, to an unskilled group (exoteric group), provided that the mediator masters the subject in depth and uses diversified resources in the communication of scientific concepts. Keywords: Epstemology. Science. Eco Museum. Seringueiro. Malaria
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2779
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de ensino de ciências na amazônia por meio da epistemologia de ludwik fleck.pdf526,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons