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Título: Uma aplicação de campos conceituais no ensino interdisciplinar de astronomia na física e na matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): An application fields of conceptual teaching of astronomy ininterdisciplinary physics and mathematics in secondary education
Autor(es): Santos, Antônio Vanderlei dos
Fontana, Rosane
Rodrigues, Juliana
Meggiolar, Graciela Paz
Palavras-chave: Campos Conceituais;Astronomia;Física;Matemática;Educação
Data do documento: 13-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: A matemática e a física são vistas como disciplinas difíceis e complexas pela maioria dos alunos. Além do que, o sistema de ensino, em boa parte das vezes, insiste em utilizar métodos antigos de ensino aprendizagem, onde, geralmente, acaba por dificultar o entendimento dos estudantes nas áreas citadas. Para tanto, o presente artigo apresenta por objetivo propor uma sequência didática de ensino usando a teoria de campos conceituais de Vergnaud para a aprendizagem nos conteúdos de física e matemática ligados à astronomia. A sequência didática utilizada foi de ordem qualitativa, uma vez que observou-se o comportamento dos alunos diante do trabalho realizado, e quantitativa, sendo que foi proposto um questionário aos estudantes onde verificou-se a aprendizagem dos conceitos transmitidos. A partir da pesquisa realizada, constatou-se que, conforme a teoria dos campos conceituais sugere, a aprendizagem dos conceitos relacionados à matemática e a física, quando são colocados em situações e esquemas distintos dos utilizados no cotidiano escolar, acontece mais facilmente, por conseguinte, isto acaba por auxiliar no desenvolvimento do campo conceitual dos estudantes, e por fim, aprofundando os conhecimentos dos mesmos. Palavras-chave: Campos Conceituais. Astronomia. Física. Matemática. Educação.
Abstract: The mathematicalandphysicaldisciplinesare seen asdifficultand complexfor moststudentsdisciplines. In addition, the education system, in muchof the time, insists on usingold methods ofteaching and learning, whichusuallymakes difficultthe understandingof studentsin the areasmentioned. To this end, this paper presentsthe objectiveto propose a methodologyofteachingusingthe theoryofconceptual fields of Vergnaudfor learninginmathematicsandphysics contentrelated toastronomy.The methodologyusedwasqualitative, since we observedthe behaviorof the studentsonthe work performed,and quantitative, and proposed aquestionnaireto studentswherethere waslearningthe conceptsforwarded. From thesurvey, it was found that, as the theoryofconceptual fieldssuggests, the learning ofconcepts related tomathematics andphysics,when they are placedin situations anddistinctfrom those usedin the daily schoolschedules, happensmore easily, therefore,this ultimatelyassist in developing theconceptual levelof the students, and finally, deepening the knowledgeof the same. Keywords: Conceptual Fields.Astronomy.Physics.Mathematics.Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2778
ISSN: 1984-7505
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