DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2777
Título: Réplicas zoológicas para o ensino e aprendizagem de biologia uma pesquisa colaborativa
Título(s) alternativo(s): Zoological replicas for the teaching and learning of biology: a collaborative research
Autor(es): Santos, Samir
Baptista, Geilsa
Palavras-chave: Réplicas Zoológicas;Recursos Didáticos;Ensino;Aprendizagem;Trabalho Colaborativo
Data do documento: 13-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AIKENHEAD, G. A pesquisa sobre educação em ciências na perspectiva CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2009. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2204/1604>. Acessado em: 15 set. 2017. BAHIA, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC – BA), 2015. Disponível em: <http://escolas.educacao.ba.gov.br/educacaointegral >. Acessado em: 26 mar. 2016. BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a12.pdf>. Acessado em: 05 jan. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acessado em: 07 jun. 2015. BRASIL. Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008. Regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11794.htm>. Acessado em: 16 jan. 2018. CACHAPUZ, A; PRAIA, J.; PAIXÃO, F.; MARTINS, I. Uma visão sobre o ensino das ciências no pós-mudança conceptual: Contributos para a formação de professores. Inovação, v. 13, n. 2 e 3, p. 117-137, 2000. Disponível em: < https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/1363 >. Acessado em: 18 jan. 2018. CARDOSO, J. L. C; FRANÇA, F. O. de S.; WEN, F. H.; MÁLAQUE, C.M. S.; JUNIOR, V. H. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. 2ª ed., São Paulo: Sarvier, 2009. COBERN, W. W.; AIKENHEAD, G. S. Cultural Aspects of Learning Science. In: FRASER, B. J. & TOBIN, K. G. (Eds). International Handbook of Science Education. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1998, p. 39-52. Disponível em: <http://scholarworks.wmich.edu/science_slcsp/13/>. Acessado em: 03 jul. 2015. CURY, M. X. Museologia: Marcos Referenciais. Cadernos do CEOM (UNOESC), Chapecó, ano 18, n. 21, p. 46-73, 2005. Disponível em: <http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/2271>. Acessado em: 21 out. 2015. EL-HANI, C. N.; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cultural Studies of Science Education, v. 2, n. 4, p. 657-687, 2007. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11422-007-9064-y>. Acessado em: 21 out. 2015. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 180 FERREIRA, P. F. M. Modelagem e suas contribuições para o ensino de Ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico. 2006. 155f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. FRANCASTEL, P. Imagem, visão e imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987. HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, 20, p. 53 – 66, 1998. Disponível em: <http://www.iq.usp.br/palporto/TextoHodsonExperimentacao.pdf >. Acessado em: 08 jan. 2016. JUKES, N. Are animals necessary in biological education? Alternatives to Laboratory Animals, v. 32, n. 1, p. 753-754, 2004. JUSTI, R. S. La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v.24, p. 173-184, 2006. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/ensenanza/article/viewFile/75824/96328>. Acessado em: 27 jan. 2016. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MAIA, P. F.; JUSTI, R. Contribuições de atividades de modelagem para o desenvolvimento de habilidades de investigação. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (VII ENPEC). Anais. Florianópolis / SC: ABRAPEC, 2009, p. 1-12. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/659.pdf>. Acessado em: 10 out. 2014. MAGALHÃES, M.; ORTÊNCIO FILHO, H. Alternativas ao uso de animais como recurso didático. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, v. 9, n. 2, p. 147-154, 2006. Disponível em: <http://revistas.bvs-vet.org.br/acvzunipar/article/view/13532>. Acessado em: 22 jan. 2016. MONTESSORI, M. A criança. Rio de Janeiro: Nordica, 2ª edição, 1990. NICOTI; SOUZA, Y. E. A natureza da ciência: das visões deformadas à rejeição. Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 19, p. 11-22, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/216/215>. Acessado em: 23 jan. 2018. OLIVEIRA, T.; Freire A.; Carvalho C.; Azevedo M.; Freire S.; Baptista M. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educar, Curitiba, n. 34, p. 19-33, 2009. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/viewFile/16506/10984>. Acessado em: 27 jan. 2016. OSBORNE, J. Science Education for the Twenty First Century. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, v. 3, n. 3, p. 173-184, 2017. Disponível em: Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 181 <http://www.ejmste.com/Science-Education-for-the-nTwenty-First-Century,75396,0,2.html>. Acessado em: 09 jan. 2018. PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, 2005. ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas. 3ª edição, Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2008. ROSSO A. J.; BRANDT C. F.; CERRI L. F.; CAMPOS S. X.; FREIRE L. I. F.; TOZETTO A. S. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e algumas novas ficções na leitura da escola. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 69, p. 821-842, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a09.pdf>. Acessado em: 09 jan. 2016. SANTOS, A. B.; GUIMARÃES, C. R. P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 5, n. 2, p. 52-57, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662010000200006>. Acessado em: 15 dez. 2014. SILVA, M. A. S.; SOARES I. R.; ALVES F. C.; SANTOS M. N. B. Utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública de Teresina no Piauí. VII CONNEPI: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Anais. Palmas, Tocantins: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012, p. 1-6. SILVA, E. L. da; GIORDANI, E. M. Aprendizagens de professores e alunos com materiais didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE; III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Anais. Curitiba: PUCPR, p. 8087-8099, 2009. SINGER, P. Ética Prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2.ª ed., São Paulo: Editora Martins, 1998. SOUZA, D.C; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Produção de material alternativo como subsídio à compreensão das relações ecológicas encontradas na região do município de Toledo-PR: Jogos de montar. IN: 3º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E 3º FÓRUM DE PESQUISA. Umuarama, 2004. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino e XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Anais. Maringá: Arquivos do Mudi, v. 11, n. 2, p. 110-114, 2007. TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 182 ciências do ensino básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/03.pdf> Acessado em 24.01.2018. TORRES, S. R.; PEREIRA, R.; TELES, T.; CARVALHO, I. de S. A importância da confecção de réplicas fósseis na preservação de coleções científicas e na divulgação da Paleontologia nos ensinos Fundamental e Médio. Anuário Instituto de Geociências da UFRJ, v. 30, n. 1, p. 247-247, 2007. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/43245401_A_Importancia_da_Confeccao_de_Replicas_Fosseis_na_Preservacao_de_Colecoes_Cientificas_e_na_Divulgacao_da_Paleontologia_nos_Ensinos_Fundamental_e_Medio>. Acessado em: 22 jan. 2016. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/08.pdf >. Acessado em: 13 ago. 2015. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa e que objetivou identificar qual a importância da construção colaborativa e utilização de réplicas zoológicas como recursos pedagógicos alternativos para o ensino e aprendizagem de biologia na concepção de um professor de ciências antes e após a sua participação em uma oficina voltada para a construção de réplicas zoológicas. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com esse professor e as análises se deram de maneira indutiva e em diálogo com a literatura específica da área de ensino de ciências. Os resultados indicam que o professor participante ampliou as suas concepções sobre a importância das réplicas zoológicas para o ensino de ciências, delimitando a sua aplicabilidade como recurso alternativo que contribui para facilitação do ensino e contextualização dos saberes culturais. Além disto, passou a compreender a técnica de confeccionar réplicas de animais para enriquecer as suas aulas de zoologia e produzir seus próprios recursos de ensino, podendo suprir a falta de recursos didáticos na escola onde atua. Consideramos imperativa a oferta e realização de trabalhos colaborativos desta natureza entre universidades e escolas para que melhorias aconteçam no ensino e, por conseguinte, nas aprendizagens por parte dos estudantes. Palavras-chave: Réplicas zoológicas. Recursos didáticos. Ensino e aprendizagem de ciências. Trabalho colaborativo.
Abstract: This article presents the results of a qualitative research with the intent of identifying the importance of the collaborative construction and the use of zoological replicas as alternative of pedagogical resources for the teaching and learning of biology in the conception of a science teacher, before and after his participation in a workshop aimed at the construction of zoological replicas. Data were collected through a semi-structured interview with this teacher and analyzes were conducted in an inductive manner and in dialogue with the specific literature of the area of science teaching. The results indicated that the participant teacher has broadened his conceptions about the importance of zoological replicas for science education, delimiting their applicability as an alternative resource that contributes to the facilitation of teaching and contextualization of cultural knowledge. In addition, he has mastered the technique of making replicas of animals to enrich his zoology classes and produce his own teaching resources, and can supply the lack of didactic resources in the school where he works. We consider it is imperative to offer and carry out collaborative work of this nature between universities and schools to promote improvements in teaching and, therefore, in student learning. Keywords: Zoological replicas. Didactic resources. Teaching and learning science. Collaborative work
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2777
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Réplicas zoológicas para o ensino e aprendizagem de biologia uma pesquisa colaborativa.pdf514,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons