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Title: Ensino de ciências, inclusão e espaço não-formal o uso de uma tecnologia assistiva no ensino de citologia
Other Titles: Teaching of sciences, inclusion and non-formal space: the use of an assistive technology in the teaching of cytology
Authors: Quaresma, Miani Corrêa
Borges Filho, Edmar Fernandes
Venturieri, Bianca
Keywords: Estudo Celular;Educação Especial;Educação Inclusiva
Issue Date: 9-Aug-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ALESSANDRINI, C. D. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, P.; GATHER THURLER, M. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. BIZERRA, A. F.; CIZAUSKAS, J. B. V.; INGLEZ, G. C.; FRANCO, M. T. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia?. Revista de Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 57-74, 2012. BARZANO, M. A. L. Educação não-formal: apontamentos ao Ensino de Biologia. Ciência em Tela, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2008. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998. CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Q. Proposta para a avaliação da prática pedagógica de professores. Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 1, p. 133-148, 2013. CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARMO, A. A. A.; FARIA, A. V. A Educação não-formal como estratégia de ensino de Educação Ambiental para alunos com deficiência intelectual: Uma proposta inclusiva. Educação Ambiental em Ação, v. 62, n. 1, p. 1-24, 2018. CHAGAS, I. Aprendizagem não-formal/formal das ciências: relações entre os museus de ciência e as escolas. Revista de Educação, v. 3, n. 1, p. 51-59, 1993. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 96 DUARTE, J. B. Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, v. 11, n. 11, p. 113-132, 2008. UEPA, 2018. Espaços do Centro de Ciências e Planetário do Pará. Disponível em: www.uepa.br. Acesso em: 05 de agosto, 2018. ROMANZINI, J.; BATISTA, I. L. Os planetários como ambientes não-formais para o ensino de ciências. VII ENPEC. Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Florianópolis. 2009. RIBEIRO, M. L. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 403-412, 2010. GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. GHON, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. In: Ensaio: avaliação da política pública. Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006. GIANOTTO, D.E. P; DINIZ, R. E. SILVA. Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010. PASIAN, M. S; MENDES, E. G; CIA, F. Salas de recursos multifuncionais: revisões de artigos científicos. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n.3, p. 213-225, 2014. HARTMANN, A. M. O. Pavilhão da Ciência: a participação de escolas como expositoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2012. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2012. MATHIAS, D. F. Metodologias para o ensino de ciências direcionadas a alunos com necessidades educativas especiais. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, 2009. MAIA, S. F. T.; SILVA, S. J. R.; MAGALHÃES, A. P. C. M.; CHAVES, R. C. C.; RIZATTI, I. M. Análise dos conhecimentos prévios do conteúdo de citologia pelos estudantes do 1º ano do ensino médio a luz da teoria da aprendizagem significativa. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 153-161, 2016. MONTEIRO, M. B.; CAMARGO, E. A. A.; FREITAS, A. P. Reflexões sobre práticas de ensino e inclusão. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, p. 940-944, 2016. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. SOUZA, D.; BRANCO, A. K. A. C; TERÁN, A. F. O bosque da ciência: ambiente de aprendizagem para o ensino de ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 4, n. 14, p. 198-206, 2017. SILVA, M. D. B; VENTURIERI, B.; SOUSA, E. R. S; REIS, A. S.; YAMO, V. T. B. Formação inicial de professores de Ciências e matemáticos no Centro de Ciências e Planetário do Pará. IN: Barbato, L. F. T; Gibim, G. F. B; Ferreira, G. H. C. Práticas de Ensino: Teoria e Prática em Ambientes Formais e Informais (orgs.). Jundiaí, Paco Editorial: 2016. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 97 TESSARO, N. S. Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 105-115, 2005. YIN, R. K. O estudo de caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A formação docente se dá através de uma complexidade de fatores e vivências. Com base neste fato, este artigo traz o relato das experiências docentes em relação à educação especial, em um espaço não-formal de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi descrever as práticas pedagógicas, em relação à Tecnologia Assistiva (TA) construída, explicitando perspectivas a formação docente através das experiências vivenciadas junto aos professores visitantes do espaço não-formal de aprendizagem. O material didático desenvolvido demonstrou a eficácia da TA no ensino de biologia e sua aplicabilidade em espaços não-formais. As vivências relatadas são norteadoras para discentes que pretendem desenvolver habilidades em educação especial. Com base nas falas dos docentes visitantes ao espaço não-formal, concluímos que estes necessitam de formação continuada, sendo de extrema necessidade que as Instituições de Ensino Superior fomentem projetos de extensão para que graduandos desfrutem de formação docente em espaços não escolares. Palavras-Chave: Estudo celular. Educação especial. Educação inclusiva.
Abstract: Teacher training takes place through a complexity of factors and experiences. Based on this fact, this article reports on the experiences of teachers in relation to special education, in a non-formal learning space. The objective of this work was to describe the pedagogical practices, in relation to Assistive Technology (TA) built, explaining perspectives teacher education through the experiences lived with visiting teachers in the non-formal learning space. The didactic material developed demonstrated the efficacy of TA in teaching biology and its applicability in non-formal spaces. The experiences reported are guidelines for students who wish to develop special education skills. Based on the lectures of teachers visiting non-formal space, we conclude that these need continuoustraining, and it is extremely necessary that higher education institutions promote extension projects for undergraduates to enjoy teacher training in non-school spaces. Keywords: cellular study. Special education. Inclusive education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2771
ISSN: 1984-7505
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