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Título: Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
Título(s) alternativo(s): Elaboration of an infantile book with social subjects: contributions to scientific education
Autor(es): Matos, Eliane Melo de
Messeder, Jorge Cardoso
Palavras-chave: Ensino Fundamental;Ensino de Ciências;Temas Sociais;Alfabetização Científica;Oficinas de Leitura
Data do documento: 13-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ÂNGELO, C.; MENEGASSI, R. Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. SIGNUM: Estudos da Linguagem, n. 10, v. 2, p. 67-88, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4194. Acesso em: 18 nov. 2017. ANTLOGA, D. C.; SLONGO I. I. P. Ensino de ciências e literatura infantil: uma articulação possível e necessária. Unochapecó. Anais IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 85 da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Ensino_de_Matematica_e_ciencias/Trabalho/12_54_41_2943-6635-1-PB.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View, 2. ed, New York: Holt, Rinehart and Winston, p. 249, 1978. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/ Ensino de primeira à quarta série/Secretaria de Educação Fundamental. 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Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em um mestrado profissional em Ensino de Ciências, no qual, a partir da experiência da autora em oficinas de leitura, houve a elaboração de um livro de literatura infantil, que aborda questões sociais, presentes principalmente no contexto das classes populares como: Saúde, Alimentação e Água. Tais temas foram utilizados como inspiração para a elaboração do livro “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, numa tentativa de, por meio da utilização da literatura infantil, despertar não somente a alfabetização, mas também a alfabetização científica, ambas fundamentais para a atuação consciente da criança. O presente trabalho objetivou a utilização das histórias, criadas pela autora, em oficinas de leitura, numa proposta pedagógica baseada em problemas cotidianos que tende a desenvolver competências pessoais e sociais, e que favorece aos alunos uma postura mais crítica e, portanto, mais cidadã perante os problemas sociais relativos à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Desse modo, espera-se que a aplicação desse livro, por outros professores, contribua com a prática educativa do ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade, tornando-a mais dinâmica e efetiva. Palavras-Chave: Ensino fundamental. Ensino de ciências. Temas sociais. Alfabetização científica. Oficinas de leitura.
Abstract: This research was developed in a professional Master in Science Teaching, in which, from the author's experience in reading workshops, there was the elaboration of a children's literature book, which addresses social issues, present mainly in the context of popular classes such as: Health, Food and Water. These themes were used as inspiration for the elaboration of the book “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, in an attempt to, through the use of children's literature, awake not only literacy, but also scientific literacy, both fundamental for the conscious acting of the child. The present work aimed to use the stories, created by the author, in reading workshops, in a pedagogical proposal based on daily problems that tends to develop personal and social skills, and which favors the students a more critical posture and, therefore, more citizen before the social problems related to Science, Technology and Society. Thus, the application of this book by other teachers is expected to contribute to the educational practice of science teaching in the early years of schooling, making it more dynamic and effective.Keywords: Elementary school. Science teaching. Social subjects. Scientific literacy. Reading workshops.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2770
ISSN: 1984-7505
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