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Título: Concepção dos estudantes concluintes do ensino médio sobre a decomposição de excrementos e ciclagem de nutrientes
Título(s) alternativo(s): Conception of high school students about the decomposition of excrement and nutrient cycling
Autor(es): Silva, Samanta Oliveira da
Tiradentes, Cibele Pimenta
Santos, Solange Xavier dos
Palavras-chave: Biodegradação;Fezes;Microrganismos
Data do documento: 9-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2000, 215 p. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. CAMPANARIO, J. M.; MOYA, A. Cómo enseñar Ciencias? Principales tendencias y propuestas. Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 17, p. 179-192,1999. GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora HARBRA, 2006, 195 p. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, v.7, n.1, 2004. MALUCELLI, V. M. B. Formação dos professores de Ciências e Biologia: reflexões sobre os conhecimentos necessários a uma prática de qualidade. Estudos de Biologia Ambiente e Diversidade, v. 29, n. 66, p. 113-116, 2007. MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002, 277 p. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez| 2019 ISSN: 1984-7505 69 MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 1, n. 24, p. 112-131, 2007. MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O. Matéria orgânica do solo. In: MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O (org.). Microbiologia e Bioquímica do solo. Lavras: Editora UFLA, 2006, p. 203 - 256. MOURA, M. A. Construção social da cidadania científica: desafios. In: ______(org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012, p. 19-30. ODUM ,E. P. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian , 2004 . p. 35-50. PASTORE, G. M.; MACEDO, G. A. Utilização dos fungos na indústria de alimentos. In: ESPOSITO, E; AZEVEDO, J. L. (org.). Fungos – Uma introdução à biologia, bioquímica e biotecnologia. Caxias do Sul: Educs, 2010, p. 311-336. PECHLIYE, M. M.; TRIVELATO, S. L. F. Sobre o que professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1-16, 2005. PRADO, I. A. C.; TEODORO, G. R.; KHOURI, S. Metodologia de ensino de microbiologia para ensino fundamental e médio. In: VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, IV ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA. São José dos Campos, 2015, p. 127-129. Anais... São Jose dos Campos: Univap. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC2-11.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2015. RIBEIRO, D. G.; CATANEO, M. P.; MEGLHIORATTI, F. A. A construção conceitual sobre fungos e decomposição em aulas teórico - práticas no ensino médio. 2015. In: OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM DEBATE II, 2015, Cascavel. Atas... Cascavel: UNIOESTE. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/anais_biologia/estagio_biologia/artigo_20.pdf. Acesso em: 10 mai. 2015. SANTOS, E. Abordagem pedagógica da ciclagem de nutrientes para ensino fundamental e médio. 2010. In: V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS, 2010, Curitiba. Anais... Curitiba: 2010, p. 281-282. Disponível em: http://www.sbes.ufpr.br/resumos_expandidos_VSBES.pdf. Acesso em: 03 ago. 2015. SILVA, S.O; TIRADENTES, C.; XAVIER-SANTOS, S. Fungos na decomposição de excrementos: uma estratégia de educação científica e ambiental para o ensino da ciclagem de nutrientes. In: SILVA, S.O. A DECOMPOSIÇÃO DE EXCREMENTOS: uma estratégia de educação científica e ambiental acerca da ciclagem de nutrientes. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) – Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás. Anápolis. p. 90. 2016 SILVA, S. O.; TIRADENTES, C. P.; XAVIER-SANTOS, S. Decomposição e ciclagem de nutrientes: uma análise da abordagem do livro didático e da prática docente no ensino médio. Tecné Episteme y Didaxis TED, n. 45, p. 57-70, 2019. SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-71, 2000. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez| 2019 ISSN: 1984-7505 70 TOZONI-REIS, M.F.C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004, 180 p. ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. A decomposição da matéria orgânica nas concepções de alunos do ensino fundamental: aspectos relativos à educação ambiental. Experiências em Ensino de Ciências, v.5, n. 1, p. 67-75, 2010.
Resumo: Neste trabalho são apresentados e discutidos resultados de uma pesquisa acerca da concepção dos concluintes do Ensino Médio (EM) sobre o processo de decomposição das fezes e ciclagem de nutrientes. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado a 75 estudantes de três turmas da 3ª série do EM de três escolas da rede pública estadual de Goiânia/GO. A análise qualiquantitativa das respostas mostrou que a maioria dos estudantes concebe a noção de decomposição no processo de desaparecimento das fezes do ambiente. Entretanto, o entendimento do fenômeno é bastante superficial, pois poucos conseguiram nomeá-lo corretamente, a maioria dá mais relevância aos fatores físicos do que aos seres vivos envolvidos no processo, sendo poucos os que compreendem com clareza a importância da ciclagem de nutrientes na natureza. Palavras-chave: Biodegradação. Fezes. Microrganismos.
Abstract: This paper presents and discusses the results of a research about the conception of high school undergraduate students on the process of decomposition of excrements and nutrient cycling. Data were obtained from the application of a semi-structured questionnaire to 75 students from three classes of the 3rd grade in three public schools in Goiânia/GO. The quali-quantitative analysis of the answers showed that most students conceive the notion of decomposition in the process of disappearance of excrements from the environment. However, the understanding of the phenomenon is quite superficial, because few have succeeded in naming it correctly. Most of students give more relevance to physical factors than to the living beings involved in this process, and few clearly understand the importance of nutrient cycling in nature. Keywords: Biodegradation. Feces. microorganisms.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2769
ISSN: 1984-7505
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