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Título: Atividades de modelagem matemática desenvolvidas no olhar do modelo semâtico-contextual de tikunoff
Título(s) alternativo(s): Modeling mathematics activities developed in Tikunoff’s semitical-contextual model
Autor(es): Carvalho, Daniel Santos de
Nicot, Yuri Expósito
Palavras-chave: Modelagem Matemática;Modelo de Tikunoff;Variáveis
Data do documento: 9-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Lourdes Werle de; SILVA, Karina Pessôa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. 1ª ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2013. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. ed., São Paulo: Contexto, 2011. BARBOSA, J. C.As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem matemática. Acta scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 10, n. 1, p. 47-58, 2008. BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUALDA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. Disponível em <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf> Acesso em 19 fev. 2017. BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem Matemática: Mapeamento das Ações Pedagógicas dos Educadores de Matemática. Tese de Pós - Doutorado, USP, São Paulo - SP, 2003. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução àteoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo MourinhoBaptista. Portugal: Porto Editora, 1994. DIAS, Maria Sara de Lima et al. A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 3, 2014. KAISER, G.; SRIRAMAN, B. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. The International Journal on Mathematics Education, v. 38, n. 3, p. 302-310, jun. 2006. MARCOS, Ana Rodríguez. Análisis y mejora de la propia enseñanza. Revista Contexto & Educação, v. 21, n. 76, p. 127-150, 2013. MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011. PÉREZ GÓMEZ, A. I. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 67-97. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 58 TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Ed. Atlas, 1992.
Resumo: A Modelagem Matemática tem sido aplicada em sala de aula no Brasil desde a década de 1970 e desde então muitos estudos tem sido realizado com esta proposta pedagógica. O presente artigo trata do desenvolvimento de atividades de Modelagem em uma turma de Bacharelado em Ciências da Computação em um Campus do Instituto Federal do Maranhão no segundo semestre de 2017. Nestas atividades, buscou-se identificar as influências das três variáveis do modelo semântico-contextual de Tikunoff no processo educacional, especificamente para dois alunos. Para isto, gravações foram realizadas durante as atividades em sala de aula, bem como nos encontros extraclasse realizados pelos alunos. Em seguida, foram realizadas as transcrições dos diálogos para análise, além de serem levadas em consideração as observações do pesquisador durante as atividades. A pesquisa foi de natureza qualitativa e identificou as variáveis situacionais, experienciais e comunicativas que influenciaram no desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática realizadas pelos alunos que participaram do estudo. Observou-se que a identificação das variáveis deste modelo contribuiu para compreender o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem em atividades de Modelagem na sala de aula. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Modelo de Tikunoff. Variáveis
Abstract: Modeling Mathematics has been applied in Brazilian classrooms since the 1970s, period of which many studies have been conducted with this pedagogical proposal. This paper deals with the development of Modeling activities in a Computer Science Bachelor Degree class in a Campus of the Federal Institute of Maranhão in the second semester of 2017. In these activities, we sought to identify the influences of the three variables from the Tikunoff’s semantic-contextual model with two students in their educational process. Thus, recordings were made during classroom activities, as well as extra-class meetings held by students. Subsequently, the dialogues were transcribed for analysis, in addition to the researcher's observations during the activities. It was a qualitative research identifying the situational, experiential and communicative variables that influenced the development of the Modeling Mathematics activities performed by the students who participated in the study. It was observed that the identification of the variables of this model contributed to understand the development of teaching and learning process using modeling activities in the classroom.Keywords: Modeling Mathematics. Tikunoff’s Model. Variables
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2768
ISSN: 1984-7505
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