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Título: As atividades de modelagem em educação matemática no enfoque cts uma abordagem a partir de temas
Título(s) alternativo(s): Modeling activities in mathematical education in the CTS approach: an approach from topics
Autor(es): Soares, Maria Rosana
Palavras-chave: Educação Matemática;Modelagem;CTS;Licenciatura em Matemática
Data do documento: 8-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: Aspectos relacionados à Modelagem Matemática e sua incorporação no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vêm se desenvolvendo nos meios acadêmicos e escolares, a partir de temas da realidade. Assim, este artigo objetiva apresentar os resultados parciais e relevantes das atividades de Modelagem em Educação Matemática, no enfoque CTS, em um curso de Licenciatura em Matemática. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo foi sustentado por análises bibliográficas e práticas, pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e estudo de caso. As coletas de dados derivaram-se da observação, intervenção na pesquisa e dos dados analisados e extraídos: anotações, atividades dos sujeitos, registros, imagens, questionários e consulta ao Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que a Modelagem no enfoque CTS é uma estratégia de ensino para aprendizagem da Matemática que propicia investigar, problematizar e transformar os temas extraídos da realidade em linguagem matemática, podendo-se chegar ao estudo e à compreensão do papel dos modelos matemáticos na sociedade, visto que, para isso, foram exploradas e expostas etapas e abordagens pedagógicas de Modelagem. Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem. CTS. Licenciatura em Matemática.
Abstract: Aspects related to Mathematical Modeling and its incorporation in the Science, Technology and Society (CTS) approach have been developing in the academic and scholastic circles, starting from reality themes. Thus, this article aims to the present partial and relevant results of Modeling Activities in Mathematics Education on the CTS approach in a Mathematics Degree course. Regarding methodological procedures, the study was supported by bibliographical and practical analyzes, using qualitative interpretive research and a case study. The data collections were derived from observation, intervention in the research and data analyzed and extracted from it: notes, activities done by subjects, records, images, questionnaires and consultation at the Ministry of Health. The results presented Modeling in the CTS approach as a teaching strategy for learning mathematics, allowing to investigate, problematize and transform the themes extracted from reality into mathematical language, being able to study and understand the role of the mathematical models in society, since, for this, we have explored and exposed pedagogical Modeling steps and approaches. Keywords: Mathematical Education. Modeling. CTS. Degree in Mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2767
ISSN: 1984-7505
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