DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Wanderson Fernandes da-
dc.contributor.authorAraújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.authorAraújo, Ruth Cristina Soares Gomes-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T19:04:23Z-
dc.date.issued2019-01-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Lúcia Pacheco de. Tipos de pesquisa. In: ALMEIDA, Maria Lúcia Pacheco de. Como elaborar monografias. 4. ed. rev. e atual. Belém: Cejup, 1996. Cap. 4, p. 101-110. BIGODE, Antônio Jose Lopes. Soluções para dez desafios do professor. 1 ed. São Paulo: Ática. Educadores, 2011. BRASIL ESCOLA, Educador. Estratégias de ensino: Importância do ensino da geometria. 2016. Disponível em: <http://m.educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/importancia-ensino-geometria.htm> Acesso em: 17 set 2017. BRASIL, Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento Matemática. BRASÍLIA: 2007. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. FARIAS, C. A.; MENDES, I. A. As culturas são as marcas das sociedades humanas. In: FARIAS, C. A.; MENDES, I. A. Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014. FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. GÓMEZ, R. G.; FLORES, J. G.; JIMÉNEZ, E. G. Metodología de La investagión Cualitativa. Málaga: Ediciones ALJIBE, 1996. HAYDTH, Regina Celia Cazaux. Curso de Didática geral. – 1º ed. – São Paulo: Ática, 2011. LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, nº 01, p.3-13, 1995. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 30 MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2010 MASINI, Elcie F. Salzano. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. – São Paulo, Cortez, 2001. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar/INL/MEC, 1975. PILLETI, Claudino. Didática Geral. 23 ed. Ática. São Paulo: 2004. REGO, T.C. Vygotsky – Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 183 p. cap.2. SANDÍN, E. M. P. Pesquisa Qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. SILVA, Janssen Felipe da. Avaliar... O quê? Quem? Como? Quando? In: Revisa TV Escola, Brasília, MEC, outubro/novembro, 2002. SILVA, Maria Helena Rodrigues, Boi- Bumbá de Parintins, Arte e Significação - Campinas São Paulo Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. 2005 TOLEDO, Maria. TOLEDO, Mauro. Didática da matemática: com a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação / Augusto Nibaldo Silva Triviños. 1. ed. 16. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989. WHEELER, D. Imagem e pensamento geométrico. CIEAEM – Comtes Rendus de 1a 33ª Rencontre Internationale, Pallanza, 1981.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2766-
dc.description.abstractThis study analyzes knowledge regarding the making of pageantry of the Parintins Festival, which includes notions of mathematics. It aims to present the making of pageantry as an educational element for teaching flat geometry in the 7th grade of middle school. Methodology was based on qualitative research that employed the phenomenological approach and focused on a case study, using observation and open and closed interviews for collecting data. As research subjects there were 02 Boi Bumbá Caprichoso artists and 27 students in a 7th grade class of a state middle school in Parintins, Amazonas. It is possible to understand that teachers have difficulty understanding and teaching flat geometry; concluding that artists have unconsciously used these contents in the making of pageantry; identifying mathematical notions, such as flat and spatial geometry, measurements, calculations, among others; thus achieving our goal of using such pageantry as a catapult for teaching flat geometry. Keywords: Pageantry making, Educational resource, Flat geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstrução das Alegoriaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.titleAlegorias do festival de Parintins um recurso didático para o ensino da geometria planapt_BR
dc.title.alternativeParintins Festival Pageantry: an educational resource for teaching flat geometrypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T19:04:23Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage30pt_BR
dc.citation.issue26pt_BR
dc.citation.spage16pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tece uma análise acerca dos conhecimentos presentes na construção das alegorias do Festival Folclórico de Parintins demonstram noções matemáticas. Teve como objetivo apresentar a construção das alegorias como elemento didático para o ensino de geometria plana no 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico foi centrado na natureza de pesquisa qualitativa, tendo como método de abordagem o fenomenológico, sustentado no método de procedimento estudo de caso e como técnica de coleta de dados a observação participante e entrevista aberta e fechada. Sendo sujeitos da pesquisa 02 artistas do Boi Bumbá Caprichoso e 27 alunos de 01 turma de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Parintins, Amazonas. Sendo possível compreender que os professores apresentam dificuldades de assimilação e transposição da geometria plana; constatando que os artistas utilizaram inconscientemente estes conteúdos na construção das alegorias; identificando noções matemáticas como geometria plana e espacial, medidas, cálculos, dentre outros; alcançando, assim, nosso objetivo de utilização destas alegorias como potencializador do ensino de geometria plana. Palavras-Chave: Construção das alegorias, Recurso didático, Geometria plana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alegorias do festival de Parintins um recurso didático para o ensino da geometria plana.pdf561,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons