DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFioresi, Claudia Almeida-
dc.contributor.authorCunha, Marcia Borin da-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T19:02:26Z-
dc.date.issued2019-08-13-
dc.identifier.citationBARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. B B - N, S aprendizagem. Boletim Salto para o Futuro. Ano XXI, v. 1, 2011. BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, vol. 15, p. 1-12, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/6585/6761> Acesso em: 02 de nov. 2019. BUENO, W. B. Jornalismo cientifico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p.157-178. CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. CUNHA, M. B. Divulgação Científica: diálogos com o ensino de Ciências. 1.ed. Curitiba: Appris, 2019. N , B G R N, N , B G R N, : perspectivas e possibilidades. j , RS j , 0 Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez| 2019 ISSN: 1984-7505 15 EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. IVANISSEVICH, A. A Divulgação Científica na Mídia. Revista Ciência & Ambiente, UFSM, Santa Maria, dez., 2001. LEIBRUDER, A. P. O discurso de divulgação científica. In: Brandao, H. N. (Org). Gêneros do discurso na escola: mitos, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003. MCCLOUD. S. Desvendando quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995. RAMOS, P. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010. SANTOS, R. E. VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica, (27), 81-95, 2012. VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A. VERGUEIRO, W. BARBOSA, A. RAMOS, P. VILELA, T. (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2765-
dc.description.abstractOne of the functions of the media is to communicate science, the language in which it reports constitutes a discursive genre we call Scientific Dissemination. Comic books are also considered a specific genre of discourse and can be used as a didactic resource for science classes. Initially, we worked with the critical reading of two texts of Scientific Dissemination, one on the theme “P ” j “G ”, S Magazine. After reading in the classroom, students created their own comic books on these subjects. One of the objectives of this research was to investigate if the students used their creativity, creating their own images in the stories produced, or if there was the reproduction of the images present in the texts provided to them. The initial data led us to consider that the images of the text about pesticides are more impartial, while the text about gluten presents images of a more appealing and sensational character. Thus, it is possible to conclude that the visual language, present in the texts of scientific dissemination, can influence the formation of perceptions and representations about science. Keywords: Reading. Scientific divulgation. Science teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA leitura de textos de divulgação científica e a produção de histórias em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeThe reading of scientific divulgation texts and the production of comicspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T19:02:26Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: , a linguagem utilizada as a Inicialmente, trabalhamos com a leitura crítica de dois textos de Divulgação , “ x ” R j “G ú ”, da Revista Superinteressante. Após a leitura em sala de aula, os estudantes criaram suas próprias Histórias em Quadrinhos sobre estes assuntos supracitados. Um dos objetivos desta pesquisa foi de investigar se os estudantes utilizaram sua criatividade, criando suas próprias imagens nas histórias produzidas, ou se houve a reprodução das imagens presentes nos textos fornecidos a eles. Os dados iniciais nos levaram a considerar que as imagens do texto sobre os agrotóxicos são mais imparciais, enquanto que o texto sobre glúten apresenta imagens de caráter mais apelativo e sensacionalista. Deste modo, é possível concluir que a linguagem visual, presente nos textos de divulgação científica, pode influenciar na formação de percepções e representações sobre a ciência. Palavras-Chave: Leitura. Divulgação científica. Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A leitura de textos de divulgação científica e a produção de histórias em quadrinhos.pdf716,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons