DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2764
Título: Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em biologia
Título(s) alternativo(s): Use of didactic games in the teaching-learning process in Biology
Autor(es): Alencar, Gabriela Maciel
Rodrigues, Juliana Viana
Gomes, Márcia de Castro
Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de
Palavras-chave: Jogos Didáticos;Ensino-aprendizagem;Ensino Médio;Biologia
Data do documento: 7-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANDRELLA, G. C.; SANTOS, V. C.; COSTA, L. O.; REBUSTINI, N. E. Utilização de vídeos como auxílio da construção do conhecimento no ensino fundamental. Revista Interdisciplinar de Educação do Campus de Três Lagoas/MS – CPTL/UFMS, v. 1, n. 1, p.14-18. 2016. Disponível em: Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 224 <http://seer.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/1676/1169>. Acesso: 16 jan. 2017 ARROYO, J. A. G. Influencia de los juegos em la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de caso. Novas práticas em informação e conhecimento. v. 2, n. 2, p. 86-93, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323/25274>. Acesso: 20 jul. 2016 AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Lisboa: Paralelo, 2003. BARBOSA, T. J. V. B.; PAES, L. S.; MARQUES, J. D. O.; FREITAS, M. S de.; TAVARES, L. A. Atividades de ensino em espaços não formais amazônicos: um relato de experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 04. p. 174-183. 2016. Disponível em: <http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4807/3206>. Acesso em: 12 jan. 2017 BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n3/1516-7313-ciedu-20-03-0579.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2017 GONZÁLEZ, Y. M.; DORIA, A, M, R.; BARRERA, J. O. M.; RIAÑO, H. E. H.; PEREIRA, J. M. L. Juego didáctico, una herramienta educativa para el autoaprendizaje en la ingeniería industrial. Revista Educación em Ingeniería, v. 6, n.12, p. 61-68, dez. 2011. Disponível em: <http://www.educacioneningenieria.org/index.php/edi/article/view/128>. Acesso em: 08 jan. 2017 GRÜBEL, J. M.; BEZ, M. R. Jogos educativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, dez. 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/issue/view/945/showToc>. Acesso em: 16 jan. 2017 JORGE, V. L.; GUEDES, A. G.; FONTOURA, M. T. S.; PEREIRA, R. M. M. Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis. Resumos... Florianópolis: ENPEC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1580.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016 Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 225 KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n1/a09v20n1.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2017 KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. Ver. e ampl., 3ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. LABURU, C. E.; SILVA, O. H. M. O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacional. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 721-734, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n3/a13v17n3.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2017 LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. LIMA, J.; AZEVEDO, R. Jogos didáticos como estratégia para o desenvolvimento da competência leitora/escritora no ensino de Ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências. v. 7, n. 12, 2017. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/88>. Acesso em: 21 jun. 2017. MORALES, C. O processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências. v. 7, n. 14, p. 01-15 2017. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/120>. Acesso em: 21 jun. 2017. MOREIRA, F. B. et al. Trilha atômica: uma maneira diferente para melhorar o ensino-aprendizagem na disciplina de Química. In: IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IFRN, 2012, Natal. Artigos... Natal: 2012. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/view/823>. Acesso em: 20 jul. 2016 MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum: revista de teoria, investigación e práctica educativa. n. 25, p. 29-56. 2012. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3943478>. Acesso em: 17 jan. 2017 OLIVEIRA, T. R. M.; RANNIERY, T. Encontros possíveis: experiências com Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 226 jogos teatrais no ensino de Ciências. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 559-573, 2012. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/2510/251023705005.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017 PORTO, M.; RIZOWY, G. M.; CEZAR, R. D. S. Metodologias alternativas para o ensino de Biologia Celular e Molecular para o ensino básico. Revista Ampliar, v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: <http://gravatai.ulbra.tche.br/periodicos/index.php/revistaampliar/article/view/74/57>. Acesso em: 16 jan. 2017 POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1998. SILVA, N. M. A. Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10051>. Acesso em: 14 jan. 2017 SODRÉ, L. M. K. et al. Práticas de Genética. 1. Ed. Londrina: UEL, 1999. SOUZA, H. Y. S.; SILVA, C. K. O. Dados orgânicos: um jogo didático no ensino da Química. Holos, v. 3, n. 28, p. 107-121. jun. 2012. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/737/559>. Acesso em: 21 jun. 2017 ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. O. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81. mar. 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318239.pdf. Acesso em: 31 jul. 2016
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a contribuição de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia através do rendimento médio escolar, por ser a única forma de avaliação quantitativa existente no sistema público. O jogo didático foi escolhido por ser uma importante ferramenta que possibilita maior interação social, desperta a criatividade e potencializa o raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada através do PIBID com alunos de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública de Manaus, Amazonas. Foram utilizados jogos didáticos após as aulas teóricas, sendo que o primeiro bimestre serviu como controle e não foi realizada nenhuma atividade prática, no segundo e terceiro bimestres foram aplicados os jogos. Ao final do ano letivo foi comparado o rendimento médio escolar das turmas e foi possível perceber uma melhora nas notas em Biologia. Os alunos também foram avaliados ao longo das atividades práticas e houve melhorias nas respostas dos alunos sobre os conteúdos, na vontade de participar e no cumprimento dos objetivos de cada jogo. A utilização de jogos didáticos juntamente com as aulas teóricas contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino-aprendizagem. Ensino Médio. Biologia.
Abstract: The aim of the study was to evaluate the contribution of using didactic games in the teaching-learning process in Biology of senior high school students’ through GPA average, considered as the only quantitative method used in the public system. The game was the tool chosen considering its importance as a methodological tool that enables more social interaction, awakens the creativity and potentiates logical reasoning. This study was done through a Brazilian teaching program called PIBID in public high school in Manaus, Amazonas. Didactic games were used after theoretical content, in which, for the first bimester, no game was used, and in the second and third bimesters, the games were applied. At the end of school year, the GPA average was compared between senior classes and it was possible to observe improvement in Biology grades. The students were also asked to answer a questionnaire about the contents throughout the year and improvements in their answers; the willingness to participate and externalize their ideas as well as accomplishing the objective of each game was shown. The use of didactic games along with theoretical classes contributed to improvement of the teaching-learning process in Biology. Keywords: Didactic games. Teaching-learning. High School. Biology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2764
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em biologia.pdf265,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons