DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Manoela Barros-
dc.contributor.authorCastro, Denise Leal de-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T18:55:57Z-
dc.date.issued2019-01-07-
dc.identifier.citationAUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003. COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004. Disponível em: <http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf> Acesso em out. 2017. FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. HERREID, C. F. Case studies in science – A novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012a. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 215 MOREIRA, M. A. Ensino de Ciências e de Matemática: resenhas e reflexões. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, [número especial], p. 486-501, maio/ago. 2012b.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2763-
dc.description.abstractThis study proposes the implementation of the Jigsaw cooperative technique as a strategy to stimulate meaningful learning in a group of middle school students in the discipline of Chemistry. For this, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which gathers a number of activities was structured and applied with students from a technical course on occupational safety. The data collected and recorded in a field diary. The results show the feasibility of this resource, because it provided an interactive environment where students have been able to externalize their interpretations, share knowledge, express their doubts and clarify them. Each member assumed an individual responsibility so that everyone contributed to the progress of the activities. Therefore, the use of this strategy can contribute as a stimulating resource for meaningful learning. Keywords: Potentially Meaningful Teaching Unit, Jigsaw cooperative technique, meaningful learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUnidade de Ensinopt_BR
dc.subjectMétodo Jigsawpt_BR
dc.subjectAprendizagem Signficativapt_BR
dc.titleUnidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de químicapt_BR
dc.title.alternativePotentially meaningful teaching unit using jigsaw cooperative technique in chemistry classpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T18:55:57Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage215pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage202pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe a implementação do método cooperativo Jigsaw como uma estratégia estimuladora para uma aprendizagem significativa, em um grupo de alunos do nível médio na disciplina de Química. Para isso, uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), que reúne uma série de atividades, foi estruturada e aplicada com alunos de um curso técnico em segurança do trabalho. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo. Os resultados analisados revelam a viabilidade deste recurso, uma vez que proporcionou um ambiente interativo, onde os alunos puderam externar suas interpretações, partilhar conhecimentos, expressar suas dúvidas e solucioná-las. Cada integrante assumiu uma responsabilidade individual de modo que todos contribuíssem para o andamento das atividades. Portanto, o emprego dessa estratégia pode contribuir como um recurso estimulador para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Unidade de ensino potencialmente significativa, método cooperativo Jigsaw, aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química.pdf373,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons