DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.authorCosta, Mônica de Oliveira-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T18:44:25Z-
dc.date.issued2019-01-13-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. História: a arte de inventar o passado. Bauru: EDUSC, 2007. BARCELOS, V.; SILVA I. S. da. Saberes, sabores e devorações – para uma educação ambiental antropofágica e pós-moderna. In: A. M. P., & G. C, (Orgs.), Ambientes da Ecologia: perspectivas em política e educação. Santa Maria: UFSM, 2007. BARROS, M. de. Memórias Inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2010. BECKER, B. K. Fronteiras amazônicas no início do século XXI. In: FORLINE, L.; MURRIETA, R.; VIEIRA, I. (Orgs.). Amazônia: além dos 500 anos. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2005. p. 473-500. CHAVES, S. N. Reencantar a ciência e reinventar a docência. São Paulo: Editora da Física, 2013. Coleção contextos da ciência. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 181 COSTA, M. V. SILVEIRA, R. H. SOMMER, L. H.. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. n.23.Mai/Jun/Jul/Ago, 2003. COSTA, M. de O.; CHAVES, S. N. A Amazônia do meio. Anais do 7° SBECE. Canoas, junho/2017. Disponível em: http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/1495715220_ARQUIVO_MONICACOSTA.pdf Acessado em: 18 fev. 2018. COSTA, V. M. T. À sombra da floresta: os sujeitos amazônicos entre o estereótipo, invisibilidade e colonialidade no telejornalismo da Rede Globo. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2011. Disponível em: <bdtd.ibict.br> Acesso em 21 mar. 2014. FISCHER, R. M. B. Cultura e educação, tensão nas fronteiras. In: Pedagogias sem fronteiras. BUJES, M. I. E.; BONIN, I. T. (org.) Canoas: Editora Ulbra, 2010. FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro, 2003. FLUSSER, V. Filosofia del diseño. Madrid: Sintesis, 2002. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. GUIMARÃES, L. B. Como lidar com os pensamentos passageiros que nos atravessam. Revista Linha Mestra. N. 24. Jan-Jul, 2014. GUIMARÃES, L. B. SANTOS, J. E. Entre imagens e deslocamentos: descaminhos de uma pesquisa em educação ambiental. Revista Interacções. N. 11, p. 91-1022, 2009. HATOUM, M. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das letras, 2009. MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (org.) Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. Coleção Pensar a educação. NUNES, P. Poesia do Grão Pará. Graphia, 2001. PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos estratégias analíticas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. Coleção Pensar a educação. ROCHA, C. M. F. A escola na mídia: nada fora do controle. Porto Alegre: UFRGS, 2005. SOUSA, M. Amazônia, regional e universal. IN: BASTOS, É. R.; PINTO, R. F. Vozes da Amazônia II. Manaus: Valer, 2014. VEIGA-NETO, A. Na Oficina de Foucault. In: KOHAN, W.; GONDRA, J. (org). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 182 VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. WUNDER, A. et al. A educação ambiental: entornos pós-modernos. Pesquisa em Educação Ambiental, 2(2), p. 67-87, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2761-
dc.description.abstractThis article has as purpose reflect about experience of a formative process with teachers of a Manaus public school. Ours intention is to give visibility to methodological paths (or misplacements) of research and adjustments (or misalignments) that had attended the philosophical / political choices of the authors. This work is linked to a research that seeks to problematize the multiplicity of discourses about the Amazon. In this regard, from the theoretical demarcation of Michel Foucault, we narrated the descriptions of the displacements in ways to see / narrate the Amazon. It is a attempt to denature truths and to problematize the teachers ideas of Manaus public system and the passage of them in media literary and educational discourses about the Amazon. More than presenting inventive Amazons, we concluded that experimentation mobilized teachers and researchers to discuss formative process conduction ways that distance themselves from reproduction, copy and model.Keywords: Formative processes. Teachers / researchers. Amazon. Speech.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos Formativospt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectPesquisadoraspt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleTravessia nos múltiplos modos de ver a amazôniapt_BR
dc.title.alternativeCrossing throughout the multiple ways of seeing the Amazonpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T18:44:25Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage182pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage166pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de um processo formativo com professoras de uma escola pública de Manaus. Nossa intenção é dar visibilidade para os (des)caminhos metodológicos da investigação e (des)ajustes que atenderam às escolhas filosóficas/políticas das autoras. Este trabalho está vinculado à uma pesquisa que busca problematizar a multiplicidade de discursos sobre a Amazônia. Nesse recorte, a partir da demarcação teórica enamorada de Michel Foucault, narramos as descrições dos deslocamentos nos modos de ver a Amazônia. É uma tentativa de desnaturalizar verdades e problematizar as ideias dos professores da rede pública de Manaus e os atravessamentos dessas nos discursos midiáticos, literários e educacionais sobre a Amazônia. Mais do que apresentar Amazônias inventivas, concluímos que a experimentação mobilizou professoras e pesquisadoras a discutirem modos de condução de processos formativos que se distanciem da reprodução, cópia e modelo. Palavras Chave: Processos formativos. professoras/pesquisadoras. Discurso. Amazôniapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Travessia nos múltiplos modos de ver a amazônia.pdf839,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons