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Título: O estágio supervisionado na formação inicial dos licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal do Amapá –Unifap (Campus Oiapoque)
Título(s) alternativo(s): The supervised stage in the initial training of licenses in Biology UNIFAP - Campus Oiapoque
Autor(es): Costa, Luis Alexandre Lemos
Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Guimarães, Luciana Carlena Correia Velasco
Guterres, Mauro Barbosa
Palavras-chave: Formação Docente;Saberes Docentes;Ensino de Ciências
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. FERNANDES, C. M. B.; FERNANDES, S. R. de S. As questões da prática pedagógica como componente curricular nas licenciaturas. Anais 28ª Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Caxambu (MG), 2005. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 134 GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 95, jan./abr. 1999, GAUTHIER, C., MARTINEAU, S., DESBIENS, J. F., MALO, A., & SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998. LOPES. F. M. A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de biologia. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências e matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. LUKAS, L. B.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Axiologia e a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências. v.18. n.3, 2013. MANRIQUE, A. L., PERENTELLI, L. F. Um estudo sobre a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2008, PUC-PR. Anais... Curitiba: Champagnat, 2008. MIRANDA, E. D. S. A influência da relação professor- aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto afetividade. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO, 8., FAFIUV, 2008. União da Vitória, PR. Anais eletrônicos... MONTEIRO, A. M. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU, V. M. (org). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. OLIVEIRA, V. D. R. B., GARAVELHO, C. R. G., MIGUEL, M. M. B., NASCIMENTO, E. G. A prática pedagógica e a formação de professores de Ciências e biologia: uma experiência em construção. IN: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, UFRJ-RJ, 2007. PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.J. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, Natal, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez. 2015 PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva Vygotskiana. In: AQUINO, J. G. (org). Indisciplina na escola alternativas teóricas e práticas. 13. ed. São Paulo: Summus, 1996. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 135 ROCHA, W. K. S.; CARMO, E, M.; SANTOS, M. C. P. A contribuição do estágio supervisionado para a formação profissional do professor de ciências e biologia. Revista SBEnBio. N.07, 2014. SANTOS, C. F.; NUNES, M. F. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá - Revista Virtual. v. 2, n. 1, p. 14-23, jan./ jun. 2006. SILVA, T. G. R., DUSO, L. Prática pedagógica como componente curricular: uma avaliação dos alunos do curso de ciências biológicas da UFSC. IN: V ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2011, UEL-PR. TARDIF, M. Saberes Profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, 2000. TERRAZAN, E.A., DUTRA, E. F., WINCH, P. G., SILVA, A. A. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e Formação identitária de professores. IN: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, UFRJ-RJ. TOLENTINO, P. C.; OLIVEIRA, L. A.; SOUZA, R. D. A prática como componente curricular no processo formativo de professores de ciências e biologia: concepções e realidade. Revista SBEnBio. N.07, 2014. VILELA, M. L. Dimensões formativas em confronto na prática de ensino escolar: uma investigação de percursos de licenciandos das Ciências Biológicas. 2008. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
Resumo: o estágio supervisionado o futuro professor de Ciências e Biologia tem o ensejo para ensinar para os alunos saberes adquiridos durante a formação inicial. O presente estudo tem por objetivo analisar os relatos de experiência presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado I (séries finais do Ensino Fundamental) dos alunos da primeira turma do curso superior em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP – Campus Oiapoque. Foram analisados 17 relatórios oriundos de um período de observação e regência equivalente a 100 horas de um total de 210 horas. O estágio ocorreu em duas das quatro escolas que oferecem a modalidade Ensino Fundamental, no município de Oiapoque, no horários matutino, vespertino e noturno. Os acadêmicos encontravam-se no sétimo semestre de um total de oito necessários para a integralização da graduação. As experiências e práticas observadas pelos acadêmicos foram registradas em diários de campo para que ao final do período pudessem servir como base para formulação dos relatórios. Tendo em vista a utilização apenas do material escrito (relatórios) este estudo teve caráter documental e para inferências utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise das unidades identificou-se no texto o reconhecimento dosacadêmicos como importante no processo de formação de professores de Ciências e Biologia. Considera-se ainda, que as experiências oriundas do Estágio Supervisionado I se configuram como fonte de pesquisa e reflexão que podem ser utilizados para a melhoria dos processos didático-metodológicos que constituem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Palavras-chave: Formação docente; saberes docentes; Ensino de Ciências.
Abstract: In the supervised stage the future professor of Sciences and Biology has the opportunity to teach for the students the knowledge acquired during the initial formation. The present study has the objective of analyzing the reports of experience present in the reports of Supervised stage I (final series of Elementary School) of the students of the first class of Biological Sciences of Federal University of Amapá - UNIFAP - Campus Oiapoque. We analyzed 17 reports from a period of observation and regency equivalent to 100 hours of a total of 210 hours. The internship took place in two of the four schools that offer the Elementary School modality in the morning, afternoon and evening hours. Academics were in the seventh semester of a total of eight required to complete the course. The experiences and practices observed by the students were recorded in field journals so that at the end of the period they could serve as a basis for the formulation of the reports. In order to use only the written material (reports), this study had a documentary character and for the inference the Bardin content analysis method was used. After the analysis of the units, it was identified in the text the recognition of academics as important in the process of training teachers of Science and Biology. It is also considered that the experiences coming from the Supervised Internship I are configured as a source of research and reflection that can be used to improve the didactic-methodological processes that constitute the undergraduate courses in Biological Sciences. Keywords: Teacher training; teaching knowledge; Science teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2759
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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