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Título: Matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil em pesquisas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Mathematics in jokes and games in childhood education in brazilian research
Autor(es): Alencar, Edvonete Souza de
Oliveira, Mariane dos Santos de
Palavras-chave: Matemática;Formação de Professores;Educação Infantil
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BERTON, Ivani da Cunha Borges; ITACARAMBI, Ruth Ribas. Números, brincadeiras e jogos. São Paulo: Livraria da Física, 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRITO, Mirian Ferreira de. Cursos de licenciatura em pedagogia das universidades estaduais da Bahia: análise da formação matemática para a educação infantil. 167 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática): São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. CRAHIM, Suely Cristina de Souza Fernandes. Aprender para ensinar matemática: uma proposta para cursos de pedagogia. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática): Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2013. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 103 FARIAS, Mabel. Infância e educação no Brasil nascente. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (org.). Educação da infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#/>. Acesso em: 30/11/2016. KISHIMOTO, Tizuko Morchida; BOMTEMPO, Edda. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008. KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007. LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. LIMA, Marisa Aparecida de Sá. Tecnologias no ensino de Matemática e na formação dos professores do município de Guarulhos (SP). 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática): São Paulo: Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013a. LIMA, Carlos Augusto Rodrigues. Formação de Professores que ensinam Matemática para uma educação inclusiva. 2013. 171 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática): São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013b. MEDEIROS, Joao Bosco. Redação cientifica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MOURA, Manoel Oriosvaldo. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2008. PARDAL, Maria Vittoria de Carvalho. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (org.). Educação da infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. REAME, Eliane. Matemática no dia a dia da educação infantil: rodas, cantos, brincadeiras e historias. [et al.]. São Paulo: Saraiva, 2012. SILVA, Marco Antônio da. Uma Sequência Didática para o ensino das Grandezas Fundamentais na Educação Infantil com o apoio de Ferramentas Computacionais.. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática): Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2015.
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar a utilização de jogos e brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil. Considerando que a Matemática é um importante componente na construção da cidadania, se faz necessário o seu trabalho de forma lúdica com as crianças. Desta forma, realizou-se uma busca no Banco de Teses da Capes com as expressões ―Educação Infantil‖, ―Brincadeiras‖ e ―Jogos‖ no qual encontramos três dissertações e duas teses que foram objeto de análise dessa investigação. Concluímos que os trabalhos desenvolvidos nas formações de professores, juntamente com a Educação Inclusiva sobre o ensino da Matemática foram de suma importância para o aprendizado dos discentes, e que o uso de jogos e brincadeiras nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são ferramentas atrativas para o ensino da Matemática na Educação Infantil. Palavras chaves: Matemática. Formação de Professores. Educação Infantil.
Abstract: The present research intends to investigate the use of games and jokes in the Teaching of Mathematics in Early Childhood Education. Considering that Mathematics is an important component in the construction of citizenship, it is necessary to work in a playful way with children. In this way, a search was made at the Capes Theses Bank with the expressions "Infantile Education", "Jokes" and "Games" in which we found 3 dissertations and 2 theses that were the subject of analysis of this investigation. We conclude the work developed in teacher training, together the Inclusive Education on Mathematics teaching, was of great importance for the students' learning, and that the use of jokes and games in the Digital Technologies of Information and Communication are tools attractive for the teaching of Mathematics in Early Childhood Education. Keywords: Mathematics. Teacher Training. Childhood Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2757
ISSN: 1984-7505
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