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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPimentel, Andréia Guerra-
dc.contributor.authorAragon, Glauca Torres-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T16:22:50Z-
dc.date.issued2019-01-13-
dc.identifier.citationAFONSO, A. F., et al. O papel dos jogos didáticos nas aulas de química: aprendizagem ou diversão? Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 8. n. 1, p. 578-591, 2018. Disponível em: <revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/229/150> Acesso em: 22 abr.2019. ARAGON, G. T.; MARTINEZ, S. A.; GÍGLIO, L. B. G. O ensino tradicional e conceitos perpetuados como senso comum: alguns exemplos em geociências. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro, v. 16, 2016. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed., São Paulo: Edições 70, 2011. CAIADO, A. P. S.; ROSSETTI, C. B. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Campinas, v. 13, n. 1, p. 87-95, jun. 2009. CAPARELLI, Naiade. O livro-jogo interativo e sua relação histórica com o RPG eletrônico. Revista Temática, v. 3. 2018, p. 187-205. Disponível em: <periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/temática> Acesso em: 22 abr. 2019. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 _________. Pedagogia do Oprimido. Saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. LAKOMY, A. M. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 2. ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2008. LÜDKE, M., ANDRÉ; M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed., Rio de Janeiro: E.P.U., 2014. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 165 NOVAK, J.; CAÑAS, A. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Revista Práxis Educativa. Paraná, v.5, n.1, p. 9-29, jan. 2010. PIMENTEL, A. G.; ARAGON, G. T. Jogos pedagógicos e a interação entre estudantes deficientes visuais e videntes. Revista Aleph, Niterói, ano XV, n. 30, p. 254-269, jul. 2018. POOL, Mario Augusto Pires. Desafios educacionais criativos associados às práticas docentes: estudo de caso considerando RPG educacional. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. VIGOTSKI, L. S. COLE, M, et al. (Org). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2756-
dc.description.abstractThe inclusion of people with visual impairment (blind and with low vision) on the regular education network depends on the availability of materials common to the students present at the classroom, regardless of each one’s visual capacity.Therefore, it is necessary to produce resources capable of stimulating interactions and learning. In order to motivate Natural Sciences’ construction of knowledge, it was produced and evaluated the book-game RPG Groundwater’s Contamination, adapted for visually impaired people. The evaluation was made through readings in teams and questionnaires with students from the 8th and 9th grade level in two schools. As a result, it was found that, in general, students were motivated because they seemed to enjoy themselves during discussions. The teachers interviewed considered that the book-game aroused interest. Pre-test questionnaires’ data analysis revealed that most of the students did not know how to define the concepts of agro-toxic and groundwater, and, in the post-test, it was verified an improvement on the same concepts’ definition. It is concluded that the book-game motivated research participants by contributing to the construction of the concepts addressed. Keywords: Educational games. Science teaching. Educational interactionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInteração Educativapt_BR
dc.titleJogo educacional e meio ambiente adaptação de um livro-jogo para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeEducational game and environment: adaptation of a book-game for students with visual impairmentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T16:22:50Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage165pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage156pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão) na rede regular de ensino depende da disponibilização de materiais comuns aos alunos presentes em sala de aula, independente da capacidade visual de cada um. Por isso, faz-se necessário produzir recursos capazes de estimular interações e aprendizagens. Dessa forma, com o objetivo de motivar a construção de conhecimentos de Ciências Naturais, foi produzido e avaliado o livro-jogo RPG Contaminação de Águas Subterrâneas, adaptado para deficientes visuais. A avaliação foi realizada através de leituras em equipes e questionários, com alunos do 8º e 9º anos do nível de Ensino Fundamental, em duas escolas. Como resultados obteve-se que, de modo geral, os alunos mostraram-se motivados, pois pareciam se divertir durante as discussões. As professoras entrevistadas consideraram que o livro-jogo despertou interesse. A análise dos dados dos questionários pré-teste revelou que a maior parte dos alunos não sabia definir conceitos de agrotóxico e de lençol freático, já no pós-teste verificou-se que houve melhora na definição dos mesmos conceitos. Conclui-se que o livro-jogo motivou os participantes da pesquisa contribuindo para a construção dos conceitos abordados. Palavras chave: Jogos educativos. Ensino de Ciências. Interação educativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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