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Título: Elaboração de uma representação interdisciplinar da história da termodinâmica
Título(s) alternativo(s): Elaboration of an interdisciplinary representation of the history of thermodynamics
Autor(es): Silva, Geilson Rodrigues da
Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Estudo do Calor;Contextualização Histórica
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BAGDONAS, A. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didática sobre cosmologia. 2015. 266 f. Tese de doutorado em Ensino de Ciências, Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo. CONTELLI, D, P. Discutindo a proposta contemporânea de uma teoria das virtudes intelectuais como teoria do conhecimento. 2013. 102 f. Dissertação de Mestrado em Filosofia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. DRIVER, R. „Students conceptions and the learning of science‟. International Jounal of Science Education. v.11, n.5, p. 481-490, 1989. FERREIRA, F, M, N, S.; HAMMES, C, C.; AMARAL, K, C, das C, do. Interdisciplinaridade na formação de professores: Rompendo paradigmas. Diálogos interdisciplinares. v.1, n.4, p. 62-76, 2017. FERREIRA, L, H.; CORREA, K, C, S.; DUTRA, J, L. 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Resumo: O trabalho apresenta uma proposta de representação interdisciplinar pautada em aspectos das visões internalista e externalista da História da Ciência no Ensino de Ciências. Nela abordamos o desenvolvimento da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, relacionando aspectos conceituais do estudo do calor com fatores sociais e culturais externos ao contexto científico. Foi elaborada com base na metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar, a partir da qual construiu-se uma síntese parcial apresentando informações relacionadas aos conhecimentos técnicos utilizados na construção de máquinas a vapor, fatores econômicos e políticos que estimulavam o desenvolvimento industrial e o reflexo disso na sociedade como um todo. A etapa final do processo de construção da representação interdisciplinar edificou-se em um produto educacional, no formato de revista, contendo 29 páginas contendo linguagem visual e escrita, utilizando ferramentas de uma plataforma de publicação digital multifuncional. Ele apresenta informações disciplinares e não disciplinares relacionadas ao desenvolvimento do estudo do calor, impulsionado pela necessidade de aprimoramento de máquina a vapor empregadas no contexto da Revolução Industrial. A abordagem interdisciplinar presente no produto educacional representa uma possibilidade de superação do ensino tradicional no qual as informações são apresentadas de forma fragmentada, seguindo as diretrizes curriculares. Palavras-Chave: Ensino de Ciências, Estudo do calor, Contextualização histórica.
Abstract: The paper presents a proposal of interdisciplinary representation based on aspects of the internalist and externalist views of the History of Science in Science Teaching. In it we discuss the development of thermodynamics in the context of the industrial revolution, relating conceptual aspects of the study of heat with social and cultural factors external to thescientific context. It was elaborated based on the methodology of Islands of Interdisciplinary Rationality from which a partial synthesis was constructed presenting information related to the technical knowledge used in the construction of steam engines, economic and political factors that stimulated the industrial development and the reflection in society as a whole. The final stage of the interdisciplinary representation process was constructed an educational product, in the magazine format, containing 29 pages containing visual and written language, using tools from a multifunctional digital publishing platform. It presents disciplinary and non-disciplinary information related to the development of the study of heat, driven by the need for steam engine enhancement employed in the context of the industrial revolution. The interdisciplinary approach present in the educational product represents a possibility of overcoming traditional teaching in which information is presented in a fragmented way, following the curricular guidelines. Keywords: Science Teaching, Heat Study, Historical Contextualization
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2754
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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