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Título: Alunos resolvem problemas envolvendo equivalência de frações em situação quociente
Título(s) alternativo(s): Students solve problems involving equivalence of fractions in a quotient situation
Autor(es): Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Canova, Raquel Factori
Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem;Frações Equivalentes;Situação;Resolução de Problemas
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1ª a 4ª série). Brasília-DF, 1997. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 26 BEHR, M. J., WACHSMUTH, I., POST, T. R., & LESH, R. Order and equivalence of rational numbers: A clinical teaching experiment. Journal for Research in Mathematics Education, 15(5), p. 323-341.1984. CANOVA, R. F. Crença, concepção e competência dos professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Fundamental com relação à fração. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – PUC/SP, São Paulo. _____________. Um Estudo das Situações Parte-todo e Quociente no Ensino e Aprendizagem do Conceito de Fração. 196f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), UNIAN-SP, São Paulo, 2013. CAMPOS, JAHN, LEME da SILVA e FERREIRA da SILVA. Lógica das equivalências. Relatório de pesquisa não publicado. São Paulo: PUC. 1995. CARDOSO, P.; MAMEDE, E. Considerações sobre o Ensino-aprendizagem do Conceito de Fracção à Luz de um Estudo com Alunos do 6º ano do Ensino Básico. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, p. 2863-2876, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1. GARCIA SILVA, A. F. O desafio do desenvolvimento profissional docente: Análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo do ensino e aprendizagem de frações. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. ___________, Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho and Canova, Raquel Factori Análise das Reflexões de uma Professora dos Anos Iniciais Participante do Observatório da Educação a Respeito da sua Prática. Bolema, Dez 2018, vol.32, no.62, p.1113-1133. ISSN 0103-636X KERSLAKE, D. Fractions: Children's Strategies and Errors: A Report of the Strategies and Errors in Secondary Mathematics Project. Windsor: NFER-Nelson.1986. MONTEIRO CERVANTES, Patrícia de Barros. Uma formação continuada sobre as frações. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)– Universidade Bandeirante Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 86 f. 2010. NUNES, T., BRYANT, P., PRETZLIK, U., EVANS, D., WADE. J. & BELL, D. Vergnaud’s definition of concepts as a framework for research and teaching. Annual Meeting for the Association pour la Recherche sur le Développement des Compétences, Paper presented in Paris: 28-31, January.2004. __________.; BRYANT, P.; PRETZLIK, U., & HURRY, J. Fractions: difficult but crucial in mathematics learning. London Institute of Education, London: ESRC-Teaching and Learning Research Programme, 2006. PINHEIRO, M. G. C. Formação de Professores dos anos iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração.206f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). UNIAN-SP, São Paulo, 2014 STREEFLAND, L.. Charming fractions or fractions being charmed? In: Nunes, Terezinha; Bryant, Peter (Eds.). Learning and Teaching Mathematics. An International Perspective (p.347-372). Hove (UK): Psychology Press, 1997.ip
Resumo: Este artigo apresenta resultados de um estudo que investigou a compreensão de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, acerca da equivalência de números racionais em sua representação fracionária, em situações quociente. A investigação, de natureza qualitativa, é fundamentada teoricamente, em trabalhos que discutem processos de ensino e de aprendizagem desse conteúdo. Na análise deste estudo, percebeu-se que o ensino com as situações analisadas favoreceu a representação correta e a compreensão da equivalência, mas isso não ocorreu imediatamente. Baseados nestes resultados e nas discussões entre os participantes pode-se concluir que a compreensão do significado de frações tende a ser ampliada se houver, durante o ensino, a mediação do professor, utilizando a ideia de quociente, a fim de dar sentido aos símbolos e à sua manipulação. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Frações Equivalentes. Situação Quociente. Resolução de Problemas
Abstract: This article presents the results of one study that researching the comprehension of 5th grade elementary of São Paulo's one public school students about rational numbers equivalence in their fraction representation, in quotient situations. The research, of a qualitative nature, is theory works that discuss teaching- learning processes of the chosen content. In the analysis of the study, that teaching with quotient situations improved their correct representation and the understanding of equivalence, but this did not happen immediately. Based on these results and discussions among the participants, can conclude that understanding the meaning of fractions tend to be magnified if, during the teaching, the teachers' mediation adopted during the learning process uses the idea of quotient so as to attribute meanings to symbols and their use. Keywords: Teaching and learning. Equivalent Fraction. Quotient situations. Problem Solving
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2751
ISSN: 1984-7505
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