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Título: A prática de leitura interativa na formação inicial de professores de química
Autor(es): Wenzel, Judite Scherer
Colpo, Camila Carolina
Palavras-chave: Leitura Interativa;TDC;Motivação
Data do documento: 2-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007, 248 p. COLPO, C. C. Interações discursivas nas leituras de textos de divulgação científica possibilitadas por uma estratégia de leitura. Trabalho de Conclusão de Curso, 2017, disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1862. CUNHA, M. B., GIORDAN, M. A Divulgação Científica na sala de aula: Implicações de um gênero. In: _____(Orgs).Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015, 360p. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. FERREIRA, L. N. A., QUEIROZ, S. L. Utilização de Textos de Divulgação Científica em salas de aula de Química. In: CUNHA, M. B., GIORDAN, M. (Orgs).Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015, 360p FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.3-31, 2012 Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 15 FLÔR, C. C. Na busca de ler para ser nas aulas de Química. Ijuí: Ed Unijuí, 2015, 208 p. FRANCISCO JUNIOR, W. E. Análise das Perguntas e das Perguntas e Respostas Elaboradas por Licenciandos em Química em Atividades de Leitura. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2010; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Química Nova da Escola, Vol. 32, n° 4, nov. 2010. KLEIMAN, A., Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989. 213 p. LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L.S., LURIA, A. R., LEONTIEV. A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ícone, 2006. LIMA,J. L. O. Pesquisa com métodos mistos em sistemas de informação-ENSAIO. Anais do Simpósio unificado dos cursos de Sistema da Informação da UEG. Anápolis-GO, 2016. MAZZITELLI, C.; MATURANO, C.; MACÍAS, A. Análisis de las preguntas que formulan los alumnos a partir de la lectura de un texto de Ciencias. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 45-57, 2009. NASCIMENTO, J. M.; AMARAL, E. M. R. O papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino- aprendizagem de conceitos químicos. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 575-592, 2012 ROCHA, M. B.; VARGAS, M.; Estudo da linguagem de textos de divulgação científica. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP , 2015. SANTOS, G. R., QUEIROZ, S. L. Oficinas de leitura: Produção de sentidos na formação inicial de professores de Química. In: GALIETA, T., GIRALDI, P. M. (Orgs). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Editora Multifoco. 1ed. Novembro, 2014. SCHWARCZ, J. Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar: 67 deliciosos comentários sobre a fascinante Química do dia a dia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009 SOLÉ, I., Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Penso, 1998. 194 p. WENZEL, J. S. A Escrita em Processos Interativos: (Re)significando conceitos e a prática pedagógica em aulas de Química. Curitiba, Appris, 2014, 264p.
Resumo: Este artigo apresenta um diálogo sobre a leitura interativa de Textos de Divulgação Científica por meio de uma estratégia desenvolvida com licenciandos de um Curso de Química. O objetivo consistiu em oportunizar interações mais qualificadas entre o leitor e o texto e, ainda, identificar as motivações desencadeadas para a leitura. Em sua metodologia, a pesquisa contempla métodos mistos e os dados foram construídos mediante a análise das respostas dadas para a estratégia de leitura. Nesta fez-se uso de quatro perguntas, tendo como base a tipologia apresentada por Mazzitelli, Maturano e Macías (2009): Perguntas textuais com respostas literais; Perguntas não textuais com respostas literais; Perguntas textuais com respostas inferenciais; Perguntas não textuais com respostas inferenciais. Por fim, os resultados construídos retrataram que a pergunta textual com resposta inferencial teve mais indícios de interação do leitor com o texto. Pela estratégia de leitura é possível afirmar que a leitura interativa é qualificada pela relação estabelecida entre a vivência do leitor, a forma do texto e a pergunta encaminhada. Palavras-chave: Leitura Interativa. TDC. Motivação.
Abstract: This paper presents a dialogue about the interactive reading of Popular Science Texts through a strategy developed with graduates of a Chemistry Course. The objective consisted in opportunize more qualified interactions between the reader and the text and identify the motivations triggered for reading. The research contemplates a methodology of mixed methods and the data were constructed through an analysis of the answers given to a reading strategy. In the strategy, four questions were used, based on the typology presented by Mazzitelli, Maturano and Macías (2009): Textual questions with literal answers; Non-textual questions with literal answers; Textual questions with inferential answers; Non-textual questions with inferential answers. The results indicated that the textual question with inferential answer was the one that most had the evidence of interaction of the reader with the text. By reading strategy it is possible to affirm that interactive reading is qualified by the relationship between a reader's experience, the form of text and the question addressed. Keywords: Interactive Reading. PST. Motivation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2750
ISSN: 1984-7505
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