DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2749
Título: Percepções de alunos do ensino médio politécnico sobre tecnologia: um estudo de caso.
Título(s) alternativo(s): Perceptions of students of polytechnic high school on technology: a case study.
Autor(es): Rodrigues, Talissa Cristini Tavares
Ferraro, José Luís Schifino
Harres, João Batista Siqueira
Palavras-chave: Tecnologia;Percepções dos Alunos;Cultura;Ensino Médio;Politécnico
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: Araujo, I.S. C. Implantação do Ensino Médio Politécnico da Rede Pública do Rio Grande do Sul e a pesquisa na escola: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 93 Matemática) – Departamento de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. BORGES, L. De Andrade. P.; PIGNATARO, T. Nomofobia: uma síndrome do séc. XXI (Nomophobia: a syndrome in the XXI century). Revista Interface, Natal, v.13, n.1, 119-132p, 2016. Disponível em: https://ojs.ccsa.ufrn.br/ojs//index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=708&path%5B%5D=746. Último acesso em 19 de mai de 2017. CARBONELL, J. Uma nova concepção e organização do conhecimento escolar. In: A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, RS, Ed. Artmed: 2002. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004. El Informador. Nomofobia, el miedo de salir sin teléfono móvil. Disponível em: <http://www.informador.com.mx/tecnologia/2012/358979/6/nomofobia-elmiedo-de-salir-sin-telefono-movil.htm.> Último acesso em 19 de mai de 2017. FLICK, U. Desenho da Pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Ed. Artmed, 2009. GAMA, R. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel Edusp (Livraria Nobel S.A. e Edusp). 1987. GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva Ltda., 2001. GIORDAN, A.; DE VECCHI, G. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1996. GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas (RAE). São Paulo, v.35, n.2, 57-63p, 1995. GREENFIELD, Susan. The private life of the brain. Inglaterra: PENGUIN BOOKS LTD, 2002. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 94 LINCOLN, Y.S.; GUBA, E.G. Naturalistic Inquiry. 1985. Acervo Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=2oA9aWlNeooC&oi=fnd&pg=PA7&dq=lincoln+guba+1985+naturalistic+inquiry&ots=0spyRcQ7zs&sig=l3VCf4iCK1mHqB7lLjN-u60iV_k#v=onepage&q=lincoln%20guba%201985%20naturalistic%20inquiry&f=false> Último acesso em 19 de mai de 2017. MARTÍNEZ, V.G.; ECHAURI, A.M.F. Nomofilia vs. Nomofobia, irrupción del telefono móvil em las dimensiones de vida de los jóvenes: um tema pediente para los estudios em comunicación. Razón y palabra,1-19p. 2014. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/N/N86/V86/26_GarciaFabila_V86.pdf> último acesso, 8 jul. 2016. MORAES, R; GALIAZZI, M. Análise textual discursiva. 2ed. Ijuí: Ed. Unijuí 2011. MOREIRA, M. A.; ROSA, P. Mapas Conceituais. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v3. n 1, 1986. 17-25p. Disponível em <:https://150.162.1.115/index.php/fisica/article/viewFile/7934/7300 > Acesso: 05 jan 2014. NASCIMENTO, Francisca Silva do. Os Últimos Serão dos Primeiros: uma análise sociológica do uso do telefone celular. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On The Orizon – Estados Unidos – NCB University Press, v.9, n.5, Oct, 2001. RIO GRANDE DO SUL, Secretaria da Educação. Proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e educação profissional integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Porto Alegre: SEDUC/RS, 2011. Disponível em: <file:///C:/Users/Talissa/Desktop/ens_med_proposta_polit%C3%A9cnico.pdf>. Último acesso: 19 de maio de 2017. ROBINSON, K. Escuelas Criativa: La revolución que está transformando la educación. Buenos Aires: Ed. Grijalbo, 2015. Rodrigues, T.C.T. O ensino de óptica em física: repensando as ações pedagógicas com enfoque na teoria das inteligências múltiplas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Departamento de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 95 SILVA, S.R da. “Eu não vivo sem celular”: Sociabilidade, Consumo, Corporalidade e Novas Práticas nas Culturas Urbanas. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 17, p. 1-17, julho/dezembro 2007. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, 175p. VERASZTO, Estéfano Vizconde; Da SILVA, Dirceu, MIRANDA, Nonato Assis de; SIMON, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma.com, n.7, p.60-85, dez. 2008. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2001. 200p. YONG, Kimberly S; ABREU, Cristiano Nabuco De. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. São Paulo: Ed. Artmed, 2011.
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com 120 alunos, distribuídos em 24 grupos, de idades compreendidas entre 16 e 17 anos, cursando o último ano do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública de Porto Alegre. Objetivou-se investigar a concepção/ideias dos alunos a respeito da tecnologia e sua transformação na sociedade ao longo dos séculos. O discurso dos alunos possibilitou a emergência de três categorias: (1) relação ciência, conhecimento e tecnologia; (2) efeitos da tecnologia no comportamento humano; (3) tecnologia e saúde. O discurso dos alunos mostrou que no século XXI a tecnologia se faz muito presente no cotidiano que podemos considerá-la uma manifestação cultural. Pode-se observar ainda, nesse discurso, o reconhecimento de que, apesar da tecnologia ter auxiliado a sociedade a progredir, atualmente, esse processo parece reverso. O presente estudo corrobora a inserção do termo tecnologia, como uma discussão para todas as áreas do conhecimento abordadas no currículo do Ensino Médio, seja politécnico ou regular, tendo em vista que, no conhecimento fragmentado que se perpetua nas escolas, atualmente, a concepção sobre o termo fica restrita a uma relação de produto da ciência. Palavras-chave: tecnologia, percepções dos alunos, cultura, ensino médio politécnico
Abstract: The present study was developed with 120 students, distributed in 24 groups, aged between 16 and 17 years old, attending the last year of Polytechnic High School in a public school in Porto Alegre. The objective was to investigate a students' conception / ideas about technology and its transformation in society over the centuries. The students' discourse enabled three categories: (1) relation between science, knowledge and technology; (2) technology effects on human behavior; (3) technology and health. The students' discourse showed that in the 21st century technology is very present in everyday life that we can consider it a cultural manifestation. It is also possible to observe in this discourse the recognition that, although technology has helped society to progress, today, this process reversed. The present study corroborates the insertion of the term technology, as a discussion for all knowledge's areas addressed in the High School curriculum, be it Polytechnic or regular, considering that, in the fragmented knowledge that perpetuates in schools, the conception about The term is restricted a product of the science. Keywords: technology, students' perceptions, culture, Polytechnic High School.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2749
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO SOBRE TECNOLOGIA UM ESTUDO DE CASO.pdf348,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons