DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2748
Título: O uso de uma simulação computacional como ferramenta de processamento extracerebral: resultados preliminares de uma analise gestual
Título(s) alternativo(s): The use of a computational simulation as an extracerebral processing tool: preliminary results of a gesture analysis
Autor(es): Pieper, Fernando do Colomby
Andrade Neto, Agostinho Serrano de
Palavras-chave: Simulações Computacionais;Mediação Cognitiva;Hipercultura;Força de Lorentz
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAUJO, S.; E, V. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, p. 5-18, 2004. ISSN 3. BARBOSA, C. et al. O movimento de cargas elétricas em um fio condutor: Cuidados com as simplificações das simulações em ensino de Física. Scientia Plena, v. 13, 2017. ISSN 1. BRUSCATO, G.; MORS, P. Ensinando física através do radio amadorismo. Revista brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, v. 36, Março 2014. CLEMENT, J. Imagistic simulation and physical intuition in expert problem solving. The 16th annual conference of the Cognitive Science Society. Springer, p. 201-206, 1994. CLEMENT, J. Analysis of clinical interviews: Foudations and model viability. Lawrence Erlbaum, New Jersey, p. 341-385, 2000. CLEMENT, J. Creative model construction in scientists and students: The role of imagery, analogy, and mental simulation. Amherst, Springer 2008. DIAS, V.; MARTINS, R. Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução Eletromagnética. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 517-530, 2004. ESQUEMBRE, F. Computers Physics Communications. Computers in Physics Education, v. 147, p. 13-18, agosto 2002. GUERRA, A.; REIS, J.; BRAGA, M. Uma abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, p. 224-248, agosto 2004. GUISASOLA, J.; ALMUDÍ, J. M.; ZUBIMENDI, J. L. Dificultades de Aprendizaje de los Estudiantes Universitarios em La Teoría del Campo Magnético y Elecction de Los Objetivos de Enseñanza. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, Vasco, p. 79 94, 2003. MACEDO, J. et al. Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as tecnologias da informação e comunicação apresentados no XIX simposio de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, abril 2014. 167-197. MARTINS, J.; GARCIA, D. Ensino de Física e novas tecnologias de informação e comunicação: Uma analise da produção recente. VIII ENPEC. [S.l.]: [s.n.]. 2012. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 152 RAMOS, A. F.; SERRANO, A. The Use of Computational Molecular Modeling as an External Cognitive Processing Tool: Preliminary Results of a Gestual Analisys. ESERA 2013 Conference, p.1-10, 2014. SCHERR, R. Gesture analysis for physics education ressearches. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, New York, v. 4, p. 1-9, 2008. ISSN 010101. SILVA, C. et al. Eletromagnetismo: Fundamentos e simulações. São Paulo: Pearson, 2014. SILVEIRA, F.; MARQUES, N. Motor elétrico de indução: "uma das dez maiores invenções de todos os tempos". Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 114-129, abril 2012. SOUZA FILHO, G. F. D. Simuladores computacionais para o ensino de Física Básica: Uma discussão sobre produção e uso. Rio de Janeiro: [s.n.], 2010. SOUZA, B. A Teoria da Mediação Cognitiva. Os impactos cognitivos da hipercultura e da mediação digital. Recife: [s.n.], 2004. SOUZA, B. et al. Putting the Cognitive Mediation Networks Theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, Quebec, v. 28, n. 6, p. 2320–2330, Novembro 2012. STEPHENS, L.; CLEMENT, J. Documenting the use of expert scientific reasoning processes by high school physics students. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, New York, p. 1-15, 2010. TAO, K.; GUNSTONE, R. Conceptual Change in Science through Collaborative Learning at the computer. International Journal of Science Education, 1999. VIGOTSKY, S. A formação social da mente. São Paulo: Marins Fontes Editora LTDA, 1984. VITAL, A.; GUERRA, A. A natureza da ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Rio de Janeiro, p. 225-257, Agosto 2014.
Resumo: Neste artigo buscamos investigar a modificação nos drivers de alunos de Licenciatura em Física após a utilização de simulações computacionais sobre a Força de Lorentz, visando ao aprendizado conceitual desse tópico em Eletromagnetismo. Para tanto, utilizamos o aporte teórico da Teoria da Mediação Cognitiva de Bruno Campelo de Souza (2004) que considera que o aprendizado ocorre predominantemente pela mediação de estruturas externas, consideradas pelo cérebro como “ferramentas de processamento extracerebral”. Para este estudo, utilizamos análises verbal e gestual como indicadores de imagens mentais empregadas pelos alunos durante suas explicações. Os resultados indicam que as representações mentais de conceitos associados à Força de Lorentz sofreram uma evolução, com modificações dos drivers devido às mediações hiperculturais relacionadas à Simulação Computacional que foi realizada. Palavras-chave: Simulações Computacionais. Mediação Cognitiva. Hipercultura. Força de Lorentz.
Abstract: In this article, we search to investigate the modification of drivers in Physics Undergraduate Students after the use of computational simulations of the Lorentz Force, aiming at the conceptual learning on this topic in Electromagnetism. In order to do so, we use the theoretical contribution of the Cognitive Mediation Theory of Bruno Campelo de Souza (2004), who considers that learning occurs predominantly through the mediation of external structures considered by the brain as "tools for extracerebral processing". For this study we used verbal and gestural analyzes as indicators of mental images used by students during their explanations. The results indicate that the mental representations of concepts associated with the Lorentz Force underwent an evolution, with modifications on the drivers due to the hypercultural mediations related to the Computational Simulation that was performed. Keywords: Computational Simulations. Cognitive Mediation. Hyperculture. Lorentz Force.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2748
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons