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Título: O potencial pedagógico do museu do seringal vila paraíso para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The pedagogical potential for the science teaching of the Rubber tapping Museum in the Village Paradise
Autor(es): Silva, Fabrícia Souza da
Santos, Sammya Danielle Florêncio dos
Terán, Augusto Fachín
Oliveira, Lindalva Sâmela Jacáuna de
Palavras-chave: Museu do Seringal;Ensino de Ciências;Potencial Pedagógico
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. CACHAPUZ. A.; PRAIA. J.; JORGE. M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Rev. Ciência e Educação, v.10, n.3. p. 363-381, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/05.pdf>. Acesso em: 25 out.2018. CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN. A. Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental. Manaus: UEA Edições, 2015. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Ed. Unijui. 2006. CHISTÉ, R. C.; COHEN. K. O. Estudo do processo de fabricação da farinha de mandioca. Embrapa Amazônia Oriental. Documentos 267. Belém, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 205 GONÇALVES, C. B. Museus, espaços promissores à divulgação da Ciência: o caso do museu amazônico da UFAM. 2012. Dissertação (programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação) Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. HONORATO, S. B. Efeito antioxidante de componentes do látex da seringueira e mangabeira sobre a degradação Termo-oxidativa do Poli (1,4-Cis-isopreno) sintético. Dissertação (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica) – Universidade Federal do Ceará. 2005. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v.7, 2008. MACIEL, H. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus. Curitiba, PR: CRV, 2014. 128p. MARANDINO, M. (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf / FEUSP, 2008., 2008. MINAYO, M. C. S (Org.) Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. 22 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. OVIGLI, D. F. B. Prática de ensino de ciências: O museu como espaço formativo. Rev. Ensaio, v.13, n.03, Pp.133-149, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00133.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018. PAIM, P. G. A história da borracha na Amazônia e a química orgânica: produção de um vídeo didático - educativo para o ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Instituto de Química. Instituto de Física. 2006. REIS, A. R. H.; FACHÍN-TERÁN, A.; FONSECA, A. P. M.; SOUZA, S. A. A história de exploração da “seringa” (Hevea brasiliensis) e o ensino de ciências no museu do seringal Vila Paraíso. Ensino & Pesquisa, v.16, n.1, Pp. 229-241, 2018. RENDEIRO, M. F. B.; JÚNIOR, M. A. S.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de trilhas para o ensino de ciências. Anais 2º Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia. VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia. 17 a 21 de setembro de 2012. Manaus/AM. SANTOS, N. Seringueiros da Amazônia: sobreviventes da fartura. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo. 2002. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 206 TRAJANO, L.; SANTOS, J. F. C. O Ciclo da Borracha na Literatura Amazonense- Uma Análise da Obra “Um Punhado de Vidas-Romance de um Soldado da Borracha” de Aristófanes Castro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.2, n.4. Pp. 191-207, 2017. TRINDADE, D. S. A. Museu do seringal vila paraíso e as possibilidades para o ensino de ciências: a percepção da malária por estudantes do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, 2017. TRINDADE, D. S. A.; AGUIAR J. V. S.; VIEIRA, E. I. T. O Museu do Seringal Vila Paraíso: um recorte da história da ciência na passagem do século XIX para o século XX. Anais do III CONEDU. 5 a 7 de outubro de 2016. Natal/RN. TRINDADE, D. S. A.; JESUS, E. L. Museu do Seringal Vila Paraíso: espaço histórico social de divulgação científica. Anais do III CONEDU. 5 a 7 de outubro de 2016. Natal/RN.
Resumo: Ambientes de aprendizagem sobre a exploração dos recursos amazônicos que possam ser utilizados para desenvolver práticas educativas contextualizadas relacionadas com o ensino de ciências são raros na Amazônia. O nosso objetivo foi analisar o potencial pedagógico do Museu do Seringal Vila Paraíso para trabalhar temáticas relacionadas ao ensino de ciências. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva, com enfoque fenomenológico. Os dados foram coletados tomando como base o roteiro de visita usado na disciplina ensino de ciências em espaços não formais. Durante o percorrido do local, tivemos a mediação de uma guia turística. O Museu tem potencial pedagógico para desenvolver atividades interdisciplinares, pois dispõe de diversos ambientes que podem ser utilizados para ensinar história, geografia, química e dentre outras disciplinas. Este espaço também favorece um aprendizado significativo para os alunos, uma vez que ele é rico em elementos do cotidiano amazônico que podem despertar nos educandos o interesse pelos conteúdos curriculares, assim como favorecer o despertar de sentimentos de cuidado relacionados ao meio ambiente. Palavras chave: Museu do Seringal. Ensino de Ciências. Potencial Pedagógico.
Abstract: There are few learning environments about the exploitation of Amazonian resources that can be used to develop contextualized educational practices related to science education. Our objective was to analyze the pedagogical potential of the Rubber tapping Museum in the Village Paradise, in order to work on themes related to science teaching. This is a qualitative and descriptive work with a phenomenological approach. The data were collected based on the visit script used in the subject of “science teaching in non-formal spaces”. During the tour, we had the aid of a tour guide. The museum has pedagogical potential to develop interdisciplinary activities, since it has several environments that can be used to teach history, geography, chemistry, and among other disciplines. This space also favors meaningful learning for students, since it is rich in elements of everyday Amazon that can raise the interest in curricular contents of students, as well as, foster the awakening of feelings of care related to the environment. Keywords: Rubber tapping Museum. Science teaching. Pedagogical Potential. INTRODUÇÃO Os
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2747
ISSN: 1984-7505
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