DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2744
Título: O Beiradão está em festa: A obra musical de Teixeira de Manaus nos anos 80 e sua influência junto às festas de beiradão
Autor(es): Teixeira , Darle Silva
Orientador(es): Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Palavras-chave: Teixeira de Manaus;Anos 80;Beiradão;Indústria Fonográfica
Data do documento: 20-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa traz a musicalidade da década de 80 pela representação do solista de sax Teixeira de Manaus. Estudar a memória das festas de/ no “beiradão”, relacionando as festas a temas como multiculturalismo, globalização e diversidade a partir da obra musical do saxofonista nesse recorte temporal é o objetivo do estudo. Por meio de análise documental e entrevistas com o artista e outros atores envolvidos nesses acontecimentos e lugares, o percurso metodológico se fez. Em três momentos o estudo se dividiu: a primeira parte revive como era a Manaus nesse recorte temporal. Mostra, brevemente, a economia nacional e a local, sobretudo, atentando para a Zona Franca de Manaus, como geradora de empregos num momento de hiperinflação e recessão no Brasil. O Polo Industrial aumentou o processo migratório para região, principalmente do Nordeste do Brasil. Como toda migração, ocorrerão processos de encontros, trocas e hibridismo cultural. Destaca-se, ainda, a Música Popular Amazonense – MPA como, talvez a estética sonora do local em contraponto com a música de Teixeira de Manaus. Em sequência, temos as festas no interior e na cidade onde estava o solista e as reconfigurações desses territórios para o momento de lazer. Soma-se à pesquisa se haveria um ritmo denominado “beiradão”, pois este já é usado como tal por artistas da contemporaneidade que evocam Teixeira de Manaus como músico que legitima esse gênero musical como representação do Estado. Finalizando, a obra do instrumentista é contada por meio de sua trajetória musical. O convite, o consagrador, a invenção de solos com pequenos refrãos e a indústria fonográfica foram o caminho para a formação e sucesso do artista. A pesquisa traz à academia a música de um outro Brasil que não aparece nas literaturas, mas que esteve presente nos anos 80 e que, hoje, está em releitura pelos cantores e bandas do Amazonas.
Abstract: This research brings the musicality of the 80's by the representation of the sax soloist Teixeira de Manaus. Studying the memory of the festivals of / in the "beiradão", relating the parties to themes such as multiculturalism, globalization and diversity from the musical work of the saxophonist in this temporal cut is the purpose of the study. Through documentary analysis and interviews with the artist and other actors involved in these events and places, the methodological route was made. In three moments the study divided: the first part revives how it was to Manaus in this temporal cut. It shows, briefly, the national and local economy, especially considering the Free Zone of Manaus, as a generator of jobs in a moment of hyperinflation and recession in Brazil. The Industrial Pole increased the migratory process to the region, mainly in the Northeast of Brazil. Like all migration, there will be processes of encounters, exchanges and cultural hybridity. It is also worth mentioning the Amazonian Popular Music - MPA as, perhaps the sound aesthetics of the place in counterpoint with the music of Teixeira de Manaus. In sequence, we have the parties inside and in the city where the soloist was and the reconfigurations of these territories for the moment of leisure. It is added to the research if there would be a rhythm called "Beiradão", since it is already used as such by contemporaneous artists who evoke Teixeira de Manaus as a musician who legitimizes this musical genre as a representation of the State. Finally, the work of the instrumentalist is told through his musical trajectory. The invitation, the consecrator, the invention of solos with small refrains and the recording industry were the way to the formation and success of the artist. The research brings to the academy the music of another Brazil that does not appear in the literatures, but that was present in the 80's and that, today, is in re-reading by the singers and bands of the Amazon.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2744
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons