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Título: Formação de professores na perspectiva reflexiva: panorama da produção acadêmica da área de educação para ciências e a matemática
Título(s) alternativo(s): Training of teachers on the reflective perspective: overview of the scientific production in Science and Mathematics Education
Autor(es): Barreiros, Gláucia Britto
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Palavras-chave: Revisão Bibliográfica.;Formação de Professores;Donald Schön
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALARCÃO, Isabel. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: B. P. Campos (Org.). Formação profissional de professores no ensino superior (Vol. 1, p. 21-31). Porto: Porto Editora, 2001. ANDRADE, Maria Wilma Aparecida da Silva et al. Reflexividade e Prática Educativa: uma análise das contribuições de Rousseau e Schön. Dissertação [mestrado em Educação], Goiás – MT, PUC, 2014. ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, 2009. ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP, Editora Papirus, 2001. BARREIROS, Glaucia Britto. A formação de professores reflexivos no contexto PIBID: uma discussão sobre as modalidades e recursos didáticos no ensino de Biologia. 195 f. Dissertação [Mestrado em Educação] Maringá-PR: UEM, 2015. DE ARAGÃO SADALLA, Ana Maria Falcão; LAROCCA, Priscila. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 419-433, 2004. DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 8-22, 2012. FERLIN; Raquel Ardais Medeiros. As complexidades da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma perspectiva reflexiva. Dissertação [Programa de Pós-Graduação em Educação] Fundação Universidade de Passo Fundo. Passo FundoRS, UPS, 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Denise de; VILLANI, Alberto. Formação de professores de ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, dez. 2002. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID90/v7_n3_a2002.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2017. GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Formação inicial de professores de biologia e o uso de computadores: análise de uma proposta de prática colaborativa. 2008. 290 f. Tese [Doutorado em Educação para a Ciência]. Faculdade de Ciências, Bauru - SP, UNESP, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas. 2010. LIMA, Telma CS; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. REVISTA KATÁLYSIS, Florianópolis – SC, UFSC, v. 10, n. 1, p. 37-45, 2007.MELO; Claudiana Maria Nogueira de. Estudo comparativo entre programas de formação de professores Alfabetizadores: análise dos aspectos políticos e pedagógicos. Tese [Educação Brasileira] Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE, 2015. NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDO, Hylio Lagana; MENDONÇA, Viviane Mello de. O ensino de ciências no brasil: história, formação de professores e desafios atuais. REVISTA HISTEDBR ON-LINE, Campinas, n. 39, p. 225-249, set. 2010. NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992. NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas – SP, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001. PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Saberes pedagógicos e atividade docente/textos Edson Nascimento Campos [et. al.]; 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre, Editora Atimed, 2000. SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa (Org.) Os professores e a sua formação, Lisboa, Dom Quixote 1992. TEIXEIRA, Cristina Burkert. Formação de Professores: tendências contemporâneas. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, v. 3, n. 1, 2004. ZABALZA, Miguel Ángel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Artmed Editora, 2004. ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n 103, Aug. 2008.
Resumo: A reflexão sobre a prática docente tem se consolidado como eficiente abordagem na formação crítica de professores. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações no Brasil, que compartilham dos pressupostos da reflexão sobre o fazer, desenhado pela cultura reflexiva, no qual Donald Schön (1992) se destaca. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007; GIL, 2010), utilizando o Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a busca e seleção das produções. A análise resultou na leitura de trabalhos 89 resumos, sendo 25 da área de concentração de Ensino de Ciências e Matemática, que culminaram em 6 eixos temáticos. Verificou-se nos eixos uma gama de assuntos que caminharam sob duas frentes principais: a primeira que discute um ideal de professor que reflete, utilizando Donald Schön como referência; e a segunda que por meio de práticas, atividades e dinâmicas, que buscam construir esta formação reflexiva junto aos licenciandos/professores. Palavras chave: Revisão bibliográfica. Formação de professores. Donald Schön.
Abstract: The reflection about the teaching practice has been consolidated as an efficient approach in the critical formation of teachers. Thus, the present work aims to carry out a survey of theses and dissertations in Brazil, which share the presuppositions of reflection on doing, drawn by the reflexive culture, in which Donald Schön (1992) stands out. In order to reach this goal a bibliographic research was developed (LIMA, MIOTO, 2007; GIL, 2010), using the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) for the publication search and selection. We analyzed 89 abstract, in which 25 were from the field of Science and Mathematics Education, which culminated in 6 thematic axes. There was a range of issues on two main fronts: the first one I discussed as an ideal reflective teacher's, using Donald Schön as a reference; and the second, through practices, activities and dynamics, seeks to build this reflexive thought among graduating/ teachers. Key words: Bibliographic review. Teacher training. Donald Schön.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2740
ISSN: 1984-7505
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