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Título: Desafios e contribuições da experimentação na formação inicial de professores de química
Título(s) alternativo(s): Challenges and contributions of experimentation in the initial training of chemistry teachers
Autor(es): Silva, Eliana Aparecida de Morais
Leão, Marcelo Franco
Palavras-chave: Licenciatura;Dificuldades;Contribuições;Experimentos
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012. BRASIL. Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 02/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&Itemid=30192>. Acesso em: 14 nov. 2016. CIRÍACO, M. G. S. A formação de professores de química: Reflexões Teóricas. 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, UFPI, 2009. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.13/05_Maria%20das%20Gra%C3%A7as%20Silva%20Cir%C3%ADaco.pdf Acesso em: 24 fev. 2017. FARIAS, L.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no ensino de química. 1º CPEQUI, Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf Acesso em: 01 mar. 2016. FERNANDES, M. M.; SILVA, M. H. S. O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos estudantes as potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, nº 1, p. 45-58, jan/abr, 2004. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. GONÇALVES, F. P. O texto de experimentação na educação e química: discursos pedagógicos e epistemológicos. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2005. IFMT. Projeto pedagógico de curso de licenciatura em ciências da natureza - habilitação em química (PPC). Confresa - MT: IFMT/CONSUP, 2010. MESQUITA, D. S; BARBOSA, J. S; ALVES, J. S; FRANCO, L. M. Experimentos com materiais alternativos como estratégia para ensinar ciências na educação de Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 167 jovens e adultos. 56º CBQ, Congresso Brasileiro de Química, 2016 disponível em http://www.abq.org.br/cbq/trabalhos_aceitos_detalhes,9092.html acesso em: 13 mar. PADILHA, M. I. C. S; RAMOS, F. R. S; BORENSTEIN, M. S; MARTINS, C. R. A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Texto Contexto Enferm, Jan/Mar, 14(1): 96-10, 2005. Projeto pedagógico de curso. Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química. Instituto Federal de Educação ciência e tecnologia de Mato Grosso. Projeto Pedagógico, 2016. Confresa/MT. ROSA, D. E. G. Formação Pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a postura da UFG. Inter-Ação, Goiânia, v. 38, nº 1, p. 167-187, Jan/abr 2012. REGINALDO, C. C; SHEID, N. J; GÜLLICH, R.I. C. O ensino de Ciências e a experimentação. IX ANPEDSUL, Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul, 2012. p.1-13 (artigo). Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2782/286 Acesso em: 05 nov. 2016. ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. SANTOS, W. L. P; GAUCHE, R; MÓL, G. S; SILVA, R. R; BAPTISTA, J. A. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, nº 1, jun, 2006. SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Revista Espaço Acadêmico, v. 7, 2001. SILVA, R. T; CURSINO, A. C. T; AIRES, J. A.; GUIMARÃES, O. M. Contextualização e experimentação uma análise dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da revista nova na escola 2000-2008. Ensaio – Pesq. Educ. Cienc., dez, v. 11, nº 2, 2009. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Resumo: A experimentação é um dos principais fundamentos para levar a compreensão dos complexos conceitos químicos, por isto a temática necessita ser discutida desde o processo de formação inicial de professores desta disciplina. O estudo objetivou investigar as dificuldades e contribuições que a experimentação proporcionou durante a licenciatura em química do IFMT Campus Confresa. A pesquisa é descritiva e exploratória, cuja abordagem é qualitativa. Sua realização se estendeu desde novembro de 2016 até março de 2017. Inicialmente fez-se busca no Projeto Pedagógico de Curso para verificar a ênfase dada a experimentação. Formulários eletrônicos foram utilizados para coletar dados com onze professores formadores e com dezenove egressos desse curso. Para analisar esses resultados, utilizou-se a análise de conteúdos. As principais dificuldades encontradas foram: poucas aulas experimentais, falta de materiais, infraestrutura, despreparo dos professores formadores. As principais contribuições da experimentação relatadas foram: a compreensão dos conceitos teóricos, a construção de habilidades para ensinar e a complementariedade entre teoria e prática. Logo, a experimentação proporciona construir saberes docentes tanto no campo conceitual como no campo didático e proporciona aos futuros professores poderem explorar as atividades experimentais no decorrer de aulas que ministrarem para ensinar química. Palavras-chave: Licenciatura. Dificuldades. Contribuições. Experimentos.
Abstract: One of the main grounds for understanding the chemical complex concepts, is the experimentation, because of this, the theme needs to be discussed since the inicial teacher training of this discipline. The study aimed to investigate the difficulties and contributions that the experimentation provided during the teacher training in chemistry of the IFMT Campus Confresa. The research is descriptive and exploratory, whose approach is qualitative. Its accomplishment extended from November 2016 until March 2017. Initially a search was made in the Course Pedagogic Project to verify the emphasis given to experimentation. Electronic forms were used to collect data with eleven teachers and nineteen graduates of this course. To analyze these results, we used the content analysis. The main difficulties encountered were: few experimental classes, lack of materials, infrastructure, unprepared teacher trainers. The main contributions of the experimentation reported were: the understanding of theoretical concepts, the construction of teaching skills and the complementarity between theory and practice. Therefore, the experimentation provides to build teaching knowledge both in the conceptual field and in the didactic field and provides the future teachers to be able to explore the experimental activities during their chemistry classes. Key Words: Licentiate. Difficulties. Contributions. Experiments.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2738
ISSN: 1984-7505
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