DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2732
Title: Laboratório de informática no ensino de ciências numa perspectiva ctsa a luz da teoria da aprendizagem significativa
Other Titles: Computer laboratory in science teaching in a CTSA perspective in the light of the Theory of significant learning
Authors: Oliveira, Marilene Kreutz de
Silva, Josias Ferreira da
Rizzatti, Ivanise Maria
Flôres, Aparecida Maria Ramos Simão
Keywords: Laboratório de Informática;Ensino de Ciências;Aprendizagem Significativa
Issue Date: 2-Jan-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1ª. ed. Tradução: Lígia Teopisto. Plátano Edições Técnicas, 2003. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2002. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. CIVEIRO, P.A.G.; SANT’ANA, M.F. Roteiros de Aprendizagem a partir da Transposição Didática Reflexiva. Bolema Vol. 27 nº 46. Rio Claro. 2013. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300022&l=pt > acesso em 06/09/2016. CHASSOT, A. A Ciência através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. DELIZOICOV D.; ANGOTTI, J.A.P. Metodologia do Ensino de Ciência. São Paulo: Cortez, 1990. FREITAS, A.V.; LEITE, L.S. Com Giz e Laptop: da Concepção à integração de Políticas Públicas de Informática. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. GABRIEL, M. Educar: a (r)evolução Digital na Educação. São Paulo: Saraiva, 2013. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LOLLINI, PAOLO. Didática & Computador. Quando e Como a Informática na Escola. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2003. MACEDO, T.E. Subsídios Pedagógicos para o uso do Laboratório de Informática. IES: UEPG, 2008. MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7ª ed. São Paulo: Papirus, 2013. MOREIRA, Marcos Antonio. A teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. UnB: Brasília, 2006. MOREIRA, M.A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. 4. ed. Centauro: São Paulo, 2007. SANTOS, W.L.P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev. Bras. Educ. vol.12 no. 36 Rio de Janeiro, Sept./Dec. 2007. TAJRA, S.F. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade. 9ª ed. Érica, São Paulo: 2012. TEIXEIRA, P.M.M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-social e do movimento CTS no ensino de ciências. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. VALENTE, J.A. Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica. In: VALENTE, José Armando. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. WANG, W. O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente. 2012. Disponível em: <http://www.educacaoetecnologia.org.br>. Acesso: 12/01/2014>.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por finalidade analisar o uso do laboratório de informática como ferramenta no ensino do conteúdo Lixo Eletrônico numa perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. É uma pesquisa de cunho qualitativo com observação participante, desenvolvida com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Alto Alegre/RR. Utilizou-se atividade diagnóstica para averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos quanto ao conteúdo Lixo Eletrônico, desenvolveu-se uma sequência didática utilizando como uma das estratégias um jogo eletrônico de perguntas e respostas e, ao final, aplicou-se e analisou-se uma atividade avaliativa para verificação de indícios de aprendizagem significativa. Observou-se que o uso do laboratório de informática, quando utilizado a partir de um planejamento e fundamentado em uma teoria, consiste em um elemento valorizador para a construção de conceitos científicos que se referem ao conteúdo trabalhado, contribuindo dessa forma para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Laboratório de Informática. Ensino de Ciências. Aprendizagem Significativa.
Abstract: This study aims to analyze the use of the computer lab as a tool in the teaching of Electronic Junk content from a CTSA(Science, Technology, Society and Environment) perspective in the light of the Theory of Significant Learning. Of qualitative approach based on participatory observation, this research was conducted with students of the 5th grade of a public elementary school in Alto Alegre / RR. We used a diagnostic activity to ascertain the students' previous knowledge of Electronic Junk content. A didactic sequence using as one of the strategies an electronic question and answer game was used. In the end, we applied and analyzed an evaluation activity to verify significant learning signs. We have observed that the use of the computer laboratory, when relying on a scheme and a theory, consists of an important element for building up scientific concepts that refer to the content worked, contributing thus to a meaningful learning. Keywords: Computer Lab. Science teaching. The Theory of Meaningful Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2732
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons