DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Valessa Leal Lessa de Sá-
dc.contributor.authorLozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.authorSiqueira, Angelo Santos-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-03T22:30:06Z-
dc.date.issued2018-01-02-
dc.identifier.citationBARONI, R. L. S.; NOBRE, S. R. A pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. 1999. p. 97-115. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC. 1997. BREUCKMANN, H. Inovações no Ensino de Ciências: Estudo de um Projeto. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990. CALDEIRA, A. D. Uma Proposta Pedagógica em Etnomatemática na Zona Rural da Fazenda Angélica em Rio Claro. 1992. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1999. CUOCO, A.; GOLDENBERG, E. P.; MARK, J. Habits of Mind: An organizing principle for mathematics curricula. Journal of Mathematical Behavior, 15, p. 375-402. 1996. Disponível em: <http://jwilson.coe.uga.edu/.../Cuoco.HabitsOfMind.pdf>. Acesso em 03/04/2014. FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991. MEDEIROS, C. F. Por uma Educação Matemática como intersubjetividade. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro. 2005. p. 13-44. NÓBRICA, P. W. Fabricação de Produtos de Limpeza: Módulo I. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Tecnologia. 1998. ZÁBOLI, G. Práticas de Ensino e Subsídios para a Prática Docente. São Paulo: Editora Ática. 1999.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2727-
dc.description.abstractThe article deals with an experiment report on detergent manufacturing, performed with students of the 3rd grade of high school at a public school in São João de Meriti, Rio de Janeiro. Several concepts of Mathematics and Chemistry were worked out, such as the logarithm and pH balance. The main objectives of the study were: to understand the production process of the cleaning product, explore content and produce 50 liters of detergent. Initially the students produced 10 liters (in portions of 2 L) to understand the steps. Then the formula for the amount of 50 liters was obtained through the understanding of some properties of the substances and calculations of proportion. The project has aroused interest in the study, enabled the understanding of detergent manufacturing, stimulated research and critical thinking, and provided the development of the ability of calculation, creativity and concentration. The end result was the production of a large amount of detergent that was used by the project's students and school staff. Keywords: Interdisciplinary Project. Learning Ambient. Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectAmbiente de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEstudos matemáticos em projetos interdisciplinares: o caso da fabricação de detergentept_BR
dc.title.alternativeMathematical studies in interdisciplinary projects: the detergent manufacturing casept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-03T22:30:06Z-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.description.resumoO artigo trata de um relato de experiência sobre fabricação de detergente, realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do município de São João de Meriti, estado do RJ. Vários conceitos de Matemática e Química foram trabalhados, como logaritmo e equilíbrio do pH. Os principais objetivos do estudo foram compreender o processo de produção do produto de limpeza, explorar conteúdos e produzir 50 litros de detergente. Inicialmente, os alunos produziram 10 litros (em porções de 2L) para o entendimento das etapas. Depois, a fórmula para a quantidade de 50 litros foi obtida através do entendimento de algumas propriedades das substâncias e cálculos de proporção. O projeto despertou o interesse pelo estudo, possibilitou a compreensão da fabricação do detergente, estimulou a pesquisa e o senso crítico, proporcionou o desenvolvimento da habilidade de cálculo, da criatividade e da concentração. O resultado final foi a produção de uma grande quantidade de detergente, que foi utilizado pelos alunos do projeto e pelos funcionários da escola. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar. Ambiente de Aprendizagem. Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDOS MATEMÁTICOS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES O CASO DA FABRICAÇÃO DE DETERGENTE.pdf629,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons