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Título: Ensinar e aprender ciências: o que dizem professores?
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning Science: what teachers say?
Autor(es): Figueira, Sandro Tiago da Silva
Fontoura, Helena Amaral da
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Educação Básica;Estratégias de Ensino
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AZEVEDO, R. O. M. Ensino de ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado do Amazonas, 2008. BIZZO, N. M. V. Ciências: Fácil ou Difícil? São Paulo: Editora Biruta, 2009a. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF. 1997 FONTOURA H. A. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA H. A (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011. LEMINSKI, P. Melhores poemas de Paulo Leminski. Global: São Paulo, 1996. LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das crianças. ENSAIO, v.8, n.2, 2006. LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.2, p.241-253, 2008. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. RAMOS, L. B. C.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.299-331, 2008. ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n.3, p.357-368, 2007. DELIZOICOV, N. C,; LOPES, A. R. L. V.; ALVES, B. D. Ciências Naturais nas Séries Iniciais: características e demandas no ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP, 2005. DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos. Campo Grande, MS, n.32, p.205-221, jul./dez. 2011.
Resumo: Estudos que focalizam o ensino e aprendizagem em ciências nos anos iniciais sinalizam o despreparo dos profissionais que atuam neste nível, seja pela identificação de um ensino que pauta-se na transmissão e memorização ou pela dificuldade em abordar os conteúdos. Esses fatores culminam com a desmotivação e insegurança em abordar os conhecimentos de ciências. Ancorados na perspectiva qualitativa e tendo o processo de tematização (FONTOURA, 2011) como traçado para análise dos dados, buscamos compreender como os professores dos anos iniciais concebem o ensino de questões correlatas aos três blocos temáticos expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o primeiro segmento do ensino fundamental. Nossos resultados apontam que as aprendizagens em ciências devem extrapolar a transmissão de conceitos e de produtos deste campo do saber, desenvolvendo atitudes frente ao conhecimento científico que promova a construção de posturas responsáveis entre os seres humanos, conhecimento e ambiente. Com as professoras pudemos ter outra visão do processo de ensinar ciências, diferentes dos estudos que as culpabilizam. Mostraram-nos que apesar das possíveis lacunas formativas e dos empecilhos presentes nas escolas, criam, inventam e transformam as dificuldades em possibilidades. Palavras-chave: Ensino de ciências. Educação básica. Estratégias de ensino
Abstract: Studies that focus on teaching and learning in science in the initial years indicate the unpreparedness of the professionals who work at this level, the identification of a teaching that it is guided in the transmission and memorization or by difficulty in addressing the contents. These factors culminate with the discouragement and insecurity in addressing the science knowledge. gaps Anchored in qualitative perspective and having the lemmatization process (D, 2011) as mapped to data analysis, we seek to understand how the early years teachers conceive of education related issues on three thematic blocks expressed in parameters National curriculum for the first segment of the elementary school. Our results indicate that learning in science must extrapolate the transmission of concepts and products of this field of knowledge, developing attitudes facing the scientific knowledge that promotes the construction of responsible attitudes among humans, knowledge and environment. With the teachers might have another view of the process of teaching science, different from studies that the culpabilizam. Showed us that in spite of the possible and obstacles present in training schools, create, invent and turn difficulties into opportunitie. Keywords:Teaching science. Basic education.Teachingstrategies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2726
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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