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Título: A olimpíada de ciências da floresta nacional de Caxiuanã segundo seus participantes
Título(s) alternativo(s): Caxiuanã Forest Science Olympiad according to the participants
Autor(es): Caracciolo, Paola Maíra Gomes
Spinelli, Patrícia Figueiró
Palavras-chave: Olimpíadas de Conhecimento;Divulgação Científica;Discurso do Sujeito Coletivo;Espaço Não Formal
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BEZERRA, M. G. F., LISBOA, P. L. B., CARDOSO, A. L. R. (orgs). Floresta Nacional de Caxiuanã: patrimônio biológico e cultural da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2013. CAMPAGNOLO, J. C. N. O caráter incentivador das Olimpíadas de Conhecimento: Uma análise sobre a visão dos alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica sobre a Olimpíada. Monografia, Universidade Estadual de Maringá, 2011. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/media/campagnolo.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2014. FALCÃO, D. A Política de Divulgação e Popularização de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Alguns destaques e desafios. In: VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele (Org.). Educação e divulgação da ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015. P. 50-65. LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2003. (Desdobramentos). _____________________________. O sujeito Coletivo que fala. In: Interface: Comunicação, saúde, educação, v.10, n.20, jul/dez 2006, p.517-24. _____________________________. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto Enferm, abr-jun 2014, 23(2). Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00502.pdf> Acesso em 24 set. 2017 LEFEVRE, A.M.C.; LEFEVRE, F.; CARDOSO, M. R. L.; MAZZA, M.M.P.R.. Assistência pública à saúde no Brasil: estudo de seis ancoragens. Saúde soc. [online]. 2002, vol.11, n.2, pp.35-47. ISSN 0104-1290. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v11n2/04.pdf> Acesso em 24 set. 2017. VALENTE, M. E., CAZELLI, S. e ALVES, F.: Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 12 (suplemento), p. 183-203, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v12s0/09>. Acesso em 14 ago. 2014.
Resumo: O presente artigo caracteriza e avalia a VI Olimpíada de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã, evento de divulgação científica voltada para as comunidades da Amazônia. O evento é promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi nos municípios de Melgaço e Portel, Pará, e tem como objetivo divulgar as pesquisas da instituição no local. O instrumento da pesquisa foi um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta, com as quais se puderam conhecer o perfil do público desta Olimpíada e suas impressões em relação ao evento, as quais foram construídas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. O evento foi caracterizado por meio de pesquisa documental e entrevista. Os resultados indicam que, mais que reconhecer a Olimpíada como uma experiência positiva de entretenimento, os estudantes participantes entendem-na como um projeto de educação sobre o meio ambiente. Discute-se, também, a importância das Olimpíadas de Ciências e dos eventos de divulgação científica e educação ambiental na região amazônica Palavras chave: Olimpíadas de conhecimento. Divulgação científica. Discurso do Sujeito Coletivo. Espaço não formal.
Abstract: This article characterizes and evaluates the VI Caxiuanã Forest Science Olympiad, a science outreach event oriented to the Amazon communities. The event is promoted by the Goeldi Museum in the municipalities of Melgaço and Portel, in the State of Pará, and aims to disseminate researches of the institution in the region. The instrument of the study was a questionnaire with closed questions and one open question, which provided the public profile of the Olympiad and their impressions of the event, built from the participants’ opinions using the methodology of the Discourse of Collective Subject. The event was characterized by documentary research and interview. Our results indicate that, more than recognizing the Olympiad as a positive entertainment experience, they do understand it as a project of environment education. A discussion is also promoted about the importance of Science Olympiads and scientific outreach events and environmental education in the Amazon. Key words: Olympiads of knowledge. Science education. Discourse of Collective Subject. Non-formal spaces.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2723
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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