DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2701
Título: Projeto batukinalata: uma vivência musical nas aulas de artes na escola de ensino fundamental Olga Figueiredo na cidade de Manaus
Autor(es): Chaves, Eliana de Souza
Palavras-chave: Arte-educação;Aproveitamento de resíduos;Instrumentos de percussão;Vivência musical
Data do documento: 27-Jul-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento e resultados do projeto de música “Batukinalata”, realizado na Escola Municipal Olga Figueiredo, localizada na cidade de Manaus-AM, dentro da disciplina de artes, envolvendo os alunos das cinco turmas do 7º ano do ensino fundamental, no ano de 2017. Para a realização deste projeto pude contar com o apoio dos coordenadores do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de um aluno do Curso de Música desta instituição, de um músico da cidade e, ainda, com a troca de experiência com o grupo “Curumim na lata”, pertencente ao Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além destes apoios, pude ampliar meus conhecimentos pedagógicos em arte, ao participar dos encontros de formação continuada oferecidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (DDPM/SEMED) em parceria com o referido Polo Arte UEA. O projeto “Batukinalata”, surgiu da proposta do aproveitamento de latas de tintas vazias encontradas na escola, para a construção de instrumentos musicais de percussão, tendo em vista atender aos conteúdos de música das aulas de artes propostos no currículo da escola. Assim, o projeto teve como finalidade proporcionar uma vivência musical e estética a partir da construção desses instrumentos musicais, especialmente de percussão que foram utilizados no processo de musicalização. Como resultados, foi possível perceber o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos, o interesse em aprofundar estes conhecimentos construídos, bem como a percepção de novas possibilidades do campo criativo a partir da utilização de materiais alternativos.
Abstract: This article presents an development account and results of the “Batukinalata” music project, held at the Olga Figueiredo Municipal School, located in the city of Manaus-AM, within the arts discipline, involving students from the five classes of the 7th year in order to carry out this project, I counted with the general coordinators suports from Polo Arte na Escola Program based in University of the State of Amazonas (UEA), a Music student of this institution Course, with the support of an other musician from the city and also with the exchange of experience with the group “Curumim na lata”, belonging to the Municipal Education Center Aníbal Beça, Municipal Education Department (SEMED). In addition to these supports, I was able to expand my pedagogical knowledge in art by participating in the continuing education meetings offered by the Division of Professional Development from the Education Department (DDPM / SEMED) in partnership with the said Art Polo. The project “Batukinalata” arose from the proposal of using cans of empty paints found in the school, in order to constroy musical instruments of percussion, meeting the music contents of the proposed art classes from the school curriculum. Thus, the project had the purpose of providing a musical and aesthetic experience in construction of these musical instruments, especially of percussion that were used in the musicalization processes. As partial results, it was possible to perceive these students musical abilities development, the interest in deepening this constructed knowledge as well as the perception of new possibilities of the creative field from the use of alternative materials.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2701
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons